Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Eletrodinâmica
Advertisements

Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Transferências de energia
Energia Hidrelétrica.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
FONTES DE ENERGIA.
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed Erica
Fontes de Tensão e Corrente
Corrente elétrica.
1° Aula – Práticas Profissionais
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Lei de Joule Trabalho realizado por: Fábio Silva nº5 Filipe Castro nº8
Potencial elétrico em um condutor em equilíbrio eletrostático
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA.
Eletricidade e Mecânica
Efeito Térmico da Corrente Elétrica
Energia Renovável e Não Renovável
Estudos de Contemporaneidade
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
Física B – Aula 29 Energia Energia:
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Eficiência Energética
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
Energia.
Energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Fontes e formas de energia
Eletrónica Fundamental – ELE
Aula 05: Potência e energia Prof. Diovani Milhorim
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Prof. Marcos G Degenhardt
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
Associação de Resistores
Alyson Oliveira Vanessa Cortez 15787
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Calorimetria e as trocas de calor
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Eletrostática Potência Elétrica Professor Sandro Dias Martins.
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p). Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p)
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Curto circuito Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de.
2.5 Efeitos da corrente elétrica, consumos elétricos e segurança
A Natureza da Eletricidade
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Química Energias Químicas no Cotidiano 12 de Setembro de 2015
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
em recetores elétricos
3.1 Tipos fundamentais de energia
Corrente Elétrica e Resistores
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Revisão do Segundo Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Analise de Circuitos em Corrente Contínua Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Efeito de Joule Os condutores aquecem quando são percorridos por corrente elétrica. A energia elétrica é transformada em energia térmica nas “resistências.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Transcrição da apresentação:

Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Energia e Potência Profª. Katiuscia Lopes dos Santos

2 Revisar os assuntos dados pelo Profº João Paulo de forma resumida, fazendo com que o aluno lembre dos conceitos já adquiridos. Objetivo

Introdução RELEMBRANDO AS AULAS ANTERIORES Fundamentos de Eletricidade

ENERGIA Energia de um Corpo – Entende-se por energia produzida por um corpo, a capacidade que possui para produzir trabalho. Exemplos: corte de Madeiras, levantar e deslocar pesos, construir uma casa e andar de bicicleta. Fontes de Energia – As fontes de energia podem ser de dois tipos: Renováveis – Teoricamente inesgotáveis: Sol (Energia solar), movimento das águas (Energia hidroelétrica, energia dos mares), vento (Energia Eólica). Não Renováveis – Esgotam-se ao longo do tempo e são de duração limitada: Petróleo, carvão, minerais (Energia termoelétrica).

TRANSFORMAÇÕES ENERGÉTICAS Entende-se por transformação energética qualquer mudança de uma determinada forma de energia para outra: Energia Elétrica em Mecânica/ Energia Mecânica em Elétrica. Energia Elétrica em Energia Colorífera Energia química em Energia Elétrica / Energia Elétrica em química. Lei da Conservação de Energia “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” (Lavoisier, ) Num sistema energético, não há criação nem destruição de energia, mas apenas transformações e transferência de energia; se o sistema for isolado, a energia total mantém-se constante.

LEI DE JOULE A energia elétrica que se transforma em energia calorífera num receptor ou num condutor é diretamente proporcional à resistência elétrica deste, ao quadrado da corrente que o percorre e ao tempo de passagem da corrente. O efeito joule (James Joule, físico inglês) consiste na transformação da energia elétrica em energia calorífera. As vantagens incluem o fato de a energia ser aproveitada para irradiadores, ferros de engomar e torradeiras. O principal inconveniente consiste no fato de se tratar de uma forma degredada de energia, porque se dissipa, e, como tal, perde-se. Calorias Podemos falar em quantidade de calor (Q) em vez de energia calorífera (W).

POTÊNCIA E ENERGIA Podemos definir potência como a energia absorvida ou fornecida por unidade de tempo: P = Potência – Joules (J) ou Watts (W); W = Energia – J T = Tempo – segundos (s). Unidades de Potência e de Energia A potência é expressa em Watts e a energia em Joules, sendo ambas unidades de medidas.

Unidade prática na Medição de Energia (Watt – Hora) Um Watt-hora é a energia fornecida por um gerador ou absorvida por um receptor, com a potência de 1W, durante 1 hora. Os valores usuais para alguns receptores padrão são: Lampadas – 15W, 25W, 40W, 75W; Irradiadores – 500W, 750W, 1000W; Micro-ondas – 750W, 1000W Expressão para cálculo de consumo de energia: W=RI 2 t W = Energia elétrica transformada em Joules – J R = Resistência elétrica - Ω I = Intensidade da corrente – A Tempo de passagem da corrente - s Expressão para cálculo da potência elética: P = UI P = Potência elétrica – Definida em W; U = Tensão elétrica – Definida em V; I = Intensidade de corrente – Definida em A.

Atividade 1. Uma resistência absorve 0,8 A, quando submetida a 24V. Calcule o valor da tensão que lhe é aplicada, quando absorve 0,5 A de corrente. 2. Num ensaio laboratorial com uma resistência R, de valor constante, registraram os valores constantes no quadro abaixo. Complete os valores que falta (?). Tensão (U) Intensidade (I) Resistência (Ω) 60,3? 9?? ?0,7?

Atividade 3. Um aquecedor consome 3,4 A, quando submetido a uma tensão de 220V. Calcule a intensidade da corrente que o percorre se lhe forem aplicadas as seguintes tensões. a) 100V b) 0,250 Quilovolts (KV)

Referencias Bibliográficas António J. Branco, Livro Manual de Instalação e Reparação de Computadores, FCA – Editora de Informática, 2011