DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA BÍBLIA – PRIMEIRA FONTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Espiritualidade ao longo da vida.
Advertisements

sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
A alegria de ... SER Catequista.
100 - MISSÃO DE TODOS NÓS O DEUS QUE ME CRIOU / ME QUIS, ME CONSAGROU / PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Ministério da Catequese - Missão
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe:
O mundo quer que sua vida seja no camarote, Jesus te chama para o centro do acontecimento, para mudar o curso da história!
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
INTRODUÇÃO -A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir. -É nas reações.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
de Jesús. El Cuerpo Y la Sangre... “Alimenta aquele que morre de fome, porque se não o alimentas estás a matá-lo”. Vaticano II – G.S. 69 Texto: João 6,
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MOTIVADOS PARA SERVIR.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
"Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída" Provérbios
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Relacionamentos são penosos, relacionamentos são maravilhosos
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
20/06/07 Ministério Jovem Fp378. ARREPENDIMENTO  No Novo Testamento a Palavra para ARREPENDIMENTO é metanoeo que em tradução literal seria: MUDAR A MENTE.
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O DISCIPULADO REAL DE JESUS Um convite para seguir um caminho de sensibilidade e intimidade espiritual.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Todo o dia acordo, pego no meu terço, Rezo o meu rosário pra você Durante o dia peço.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
Ciclo C Domingo 21 Tempo Comum 25 de Agosto de 2013 Música: Liturgia Melquita de S. João Crisóstomo séc.IV (4’36)
A Liturgia convida-nos a reflectir sobre um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo: a ORAÇÃO. Mas o que é Oração? Como fazê-la?
“Bem Aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados”
Transcrição da apresentação:

DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA BÍBLIA – PRIMEIRA FONTE DE VIDA NA CATEQUESE LIVRO POR EXCELÊNCIA CATEQUESE

de cada cristão e da Igreja. Introdução: Espiritualidade Bíblica a partir da Dinâmica Dialogada. Bíblia Grande tesouro. Ela é a força de cada cristão e da Igreja.

TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA MEUS PÉS. SENHOR. LÂMPADA PARA MEUS PÉS TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA MEUS PÉS. SENHOR! LÂMPADA PARA MEUS PÉS. SENHOR! LUZ PARA O MEU CAMINHO!

É COMO A CHUVA QUE LAVA É COMO UM FOGO QUE ARRASA TUA PALAVRA É ASSIM NÃO PASSA POR MIM SEM DEIXAR UM SINAL Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei. /: Tenho medo de ouvir teu chamado, virar do outro lado e fingir que não sei :/

2. Tenho medo de não perceber, não ver teu amor passar 2. Tenho medo de não perceber, não ver teu amor passar. /: Tenho medo de estar distraído, magoado e ferido e então me fechar:/ É COMO A CHUVA QUE LAVA É COMO UM FOGO QUE ARRASA TUA PALAVRA É ASSIM NÃO PASSA POR MIM SEM DEIXAR UM SINAL

Refletindo a partir da encenação: O que é a Bíblia? 2. Qual o lugar da Bíblia na Catequese? 3. Que significação tem a Bíblia na Vida? 4. Qual nossa compreensão da Bíblia como Fonte e Luz na caminhada?

OBJETIVOS: • Oferecer um itinerário de iniciação e formação permanente, sistemática e progressiva na fé, na esperança e na caridade, introduzindo as pessoas na vida da comunidade, na celebração e na vivência dos mistérios da fé cristã, no seguimento a Jesus Cristo, com suas implicações na maneira de conviver e no compromisso com a transformação da realidade; • Valorizar a Palavra de Deus na Bíblia como Fonte de vivência comunitária e da missão da Igreja e de cada cristão; • Chamar toda a Igreja a fazer-se permanente ouvinte da Palavra de Deus, assimilando-a e confrontando- a com a vida.

BíBLIA - FONTE DA CATEQUESE A Palavra de Deus é o centro de toda ação catequética. "A Bíblia é a primeira fonte da catequese" (CR, número 26). Esse doc.afirma que: “O catequista dedica-se de modo específico aos serviço da Palavra, tornando-se porta-voz da experiência cristã de toda comunidade”.

Is.50,4-5 – O Servo de Javé não recua E S C U T A R MEMÓRIA DA ORAÇÃO OUVIDO DE DISCÍPULO Is.50,4-5 – O Servo de Javé não recua E S C U T A R Palavra, versículo, imagem que mais tocou.”TOQUE” De Deus

CORAÇÃO AMADO Os.2,16; Is. 43,1-7 Deixar-se A Sentimentos que afloram e ser amado (a) Sentimentos que afloram mais profundamente.

QUERER CAMINHANTE Gen.12,1; Fil.3,12-14 D E C I R APELOS ou IMPULSOS mais urgente

R Que E mais S senti I na oração. S T Ê N C I A

E continua: “Anuncia a Palavra, denuncia o que impede ao homem de ser ele mesmo e de viver sua vocação de filho(a) de Deus Apresenta os meios para ser ele mesmo e para viver sua vocação de filho (a) de Deus, como também os meios para ser cristão e mostrar a alegria de viver o Evangelho. O documento conclui dizendo que “a Bíblia é a primeira fonte da catequese”. Eis alguns passos para auxiliar a formação bíblica de nossos catequistas.

Motivar catequistas catequizandos, famílias a terem nas mãos uma Bíblia; 2. Organizar cursos populares para clarear algumas coisas gerais da Bíblia; 3. A Palavra de Deus deve penetrar na vida, levar a um diálogo com Deus e a um compromisso com a realidade;

4- A Bíblia é o livro da comunidade, por isso é importante o estudo e a leitura bíblica em grupo; 5. A Bíblia é o livro do Povo de Deus; 6. O uso da Bíblia na catequese é um esforço continuado das comunidades e dos catequistas.

TRABALHO EM GRUPOS: Textos Bíblicos: Jovem Rico – Lc.18,18 – 27 Encontro com Nicodemos – Jo.3,1-8 O Bom Samaritano – Lc.10,25-37 O Banquete da Vida–Mc.8,1-9; Mt.14,15-21 O semeador – 13,1-9 Quem é Jesus – Mt.16,13-23 A fé ilumina a Vida – Lc.11,33- O Filho Pródigo – Lc. 15, 11-32 O cego de Jericó - Lc.18,35-43

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

O CAMINHO - Expressão da ação missionária e desejo de que o Evangelho chegue a todos os povos. A CRUZ – Símbolo de Libertação e Ressurreição de cada cristão. Ela é, mais ainda, símbolo daquele que luta para construir fraternidade. A BÍBLIA – Ela é força, luz e vida dos anunciadores, missionários da Boa Nova.

Símbolo do Missionário, peregrino de SANDÁLIAS= Símbolo do Missionário, peregrino de Deus que anuncia o Evangelho pelo mundo. Elas simbolizam a disponibilidade daquele/a que se coloca a caminho.

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /: O DEUS QUE ME CRIOU, ME QUIS ME CONSAGROU PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/ /: Eu sou, como a chuva em terra seca:/ /: Prá saciar, fazer brotar, eu vivo para amar e para servir! :/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /: O DEUS QUE ME CRIOU, ME QUIS ME CONSAGROU PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/ 2. /: Eu sou como a flor por sobre o muro:/ /: Eu tenho mel, sabor do céu, eu vivo para amar e para servir!:/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /: O DEUS QUE ME CRIOU, ME QUIS ME CONSAGROU PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/ 3./: Eu sou como estrela em noite escura:/ /: Eu levo a luz, sigo a Jesus, eu vivo para amar e para servir:/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /: O DEUS QUE ME CRIOU, ME QUIS ME CONSAGROU PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/ 4. /: Eu sou como abelha na colméia:/ /: Eu vou voar, vou trabalhar, eu vivo para amar e para servir:/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/ /: O DEUS QUE ME CRIOU, ME QUIS ME CONSAGROU PARA ANUNCIAR O SEU AMOR :/ 5. /: Eu sou, sou profeta da verdade:/ /: Canto a justiça e a liberdade, eu vivo para amar e para servir:/ /:É MISSÃO DE TODOs NÓS DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ:/

“ide fazei meus discípulos”! Mt.28,19 “Vinde! Vede! E anunciai”! Jo.1,35ss “Ai de mim, se eu não anunciar”! Icor.9,16 “vendo a multidão, ficou tomado de compaixão”! Mt.9,35

Animar e trazer novo ardor Missionário à Comunidade; OBJETIVOS: Animar e trazer novo ardor Missionário à Comunidade; Renovar , resgatar o amor primeiro da Missão; Fortalecer o Espírito de Comunhão, de pertença;

Aprimorar, dar qualidade a Participação; Encorajar para sentir-se chamado e enviado para o exercício, a prática Missionária

A Missão (da pessoa, da Comunidade ou da Igreja) tem sua origem na Prática de Jesus. “Ide... Fazei meus Discípulos”! É uma frase que expressa a Consciência Missionária de toda Igreja. Todo/a Missionário/a sente-se que é para a Missão que Jesus a enviou.

A Missão tem sua origem em Jesus. Durante a sua vida realiza ações no sentido de : ENVIAR SEUS DISCÍPULOS ... PREGAR O REINO, A BOA NOVA... CURAR DOENTES .... EXPULSAR DEMÔNIOS....

MISSIONÁRIO: Jo.1,35 ss Àqueles que encontram Jesus; Por isso, permanece firme com Ele; Não é uma obrigação, cumprir normas, saber algumas coisas;

É aquele que “viu” Jesus, que teve uma experiência profunda e especial de intimidade com Jesus; Aquele que se sente empolgado até o ponto de não poder guardar isso só para si.

Os Discípulos vão atrás do “Cordeiro que tira o pecado do mundo” e encontram o “Messias”. O que eles entendem é que aquele homem é um enviado de Deus para salvar o povo e de maneira definitiva.

Trabalhando com Mt.Cap.9-11 Jesus “Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor”; Aparece a sensibilidade e a virtude da escuta, ouve o clamor (revelação máxima do AT.

Enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor – imagem forte, revela a situação, a realidade que o povo vivia na época. Sofria por várias causa: econômica, política, imperalismo militar romano, problemas familiares, violência, desemprego, saúde... E a religião também oprimia. “Pesados fardos....”

Atitude de Jesus: Não diz “multidão não é pecadora” – preguiçosos, não querem trabalhar, violentos, beberrões, drogados..., também não diz que “não é culpada”. Só não julga, tem compaixão!; Não fica lamentando ou culpando – reage! 1º -convida os discípulos/as a pedir mais operários para a messe; 2º escolhe os doze e os envia em missão;

3ºDá-lhes instruções:- “Pedi ao Senhor da messe que envie operários...”. Somos operários de Deus! Eis nossa missão! Viver essa experiência é fundamental na nossa missão e na nossa espiritualidade. Há uma única espiritualidade cristã:- A que nasce do dom da fé, e é resposta ao chamamento de Cristo.

Jesus escolhe quem quis(amava) Jo. 15 Jesus escolhe quem quis(amava) Jo.15.- “Não foram vocês que me escolheram, fui eu quem vos escolhi; E convida para ficar com Ele:- “Vinde e Vede e Ficaram com Ele“. Os envia em missão e no retorno, exclama: “Eu Te louvo, ó Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e doutores e as revelastes aos pequenos” .

Mt. 28,20 – “Fazei discípulos meus” Mt.28,20 – “Fazei discípulos meus”! Na opinião de muitos exegetas este texto expressa: Uma Igreja de Irmãos/ãs – cria-se comunidades de irmãos/ãs; E ainda: “Vós sereis minhas Testemunhas”! At. 1,1 Os discípulos perguntam a Jesus Ressuscitado:Quando vai inaugurar o Reino de Deus? Jesus responde:- Agora é com vocês!

A resposta está no livro dos Atos dos Apóstolos: 1- Pregaram a boa nova; 2- Realizaram muitos sinais e prodígios; 3- Criaram Comunidades, assíduas em escutar os ensinamentos dos apóstolos, na celebração da eucaristia, na oração e na partilha de bens. 4. Resultado: Não havia necessitado entre eles”!

DECÁLOGO DO MISSIONÁRIO O Missionário deve ter as seguintes qualidades para que sua mensagem tenha credibilidade entre as pessoas: 1. ESCUTAR:- O missionário /a é alguém com capacidade de escuta e diálogo que sabe adaptar-se a outras culturas descobrindo seus valores sem sentir-se superior a ninguém. Tem convicções profundas, porém, nem por isso considera-se possuidor da verdade.

2. ACOLHER:- O/A Missionário/a considera a pessoa o centro de tudo, e aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso, gosta da presença do povo e ser rodeado por ele.

3. SOLIDARIZAR-SE: O/A Missionário/a não vive à margem dos problemas do seu povo nem cai em atitudes paternalistas. Leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social com um forte sentido da justiça e da verdade. Ele sabe que os pobres são os preferidos de Jesus, e a eles se entrega sem condições.

4. RESISTIR:- Consciente da situação em que vive, o/a missionário/a sabe “aguentar” os momentos difícieis, sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que a sua não missão não tem horários. 5. ESPERAR:- A paciência é uma das virtudes mais missionários/as. Caminhar com um povo e colocar-se no rítmo da sua história, implica saber esperar com paciência o que vai acontecer.

6. CRER NO DEUS DA VIDA:- A Fé em Deus e o amor profundo e pessoal a Cristo sustentam o/a missionário/a. Se não houver Fé, não há missão. Da Fé, nasce sua paixão pelo anúncio do Evangelho.

7. AMAR SEM CONDIÇÕES:- Encontrando Deus e Cristo nos pobres, nos que sofrem e morrem, já que eles são os preferidos de Deus. Com eles o/a missionário/a percorre os caminhos de Evangelho, amando, amando como Jesus, até o fim.

8. ORAR SEM DESANIMAR:- A Oração alimenta cada dia da Fé do Missionário/a. Na oração e na escuta da Palavra de Deus. o/a missionário/a aprende a construir o Reino , com perseverança e coragem.

9. ASSUMIR A CRUZ:- Missão, Cruz e Missionário/a formam um trio inseparável, como a vida de Jesus. Não há outro caminho possível para percorrer. Dizia Daniel Camboni que “a missão nasce e cresce aos pés da cruz”. A consistência e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

10- SER COERENTE:- A credibilidade do/a Missionário/a apoia-se no testemunho de vida, até as últimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo, cada dia sem desanimar, frente aos fracassos e desafios. COMIDI

ORAÇÃO MISSIONÁRIA L-01- Senhor Jesus, Evangelho do Pai, que um dia rogaste: “Pai Nosso ... Venha a nós o vosso Reino”. Dai-nos um coração eclesial e missionário/a, que ame a vossa Igreja e que, a exemplo dela, abra os espaços da caridade até os confins da terra.

TODOS:- DAI-NOS SENHOR UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO, COM SOLICITUDE POR TODAS AS IGREJAS, INDO ALÉM DE NOSSA PARÓQUIA E DIOCESE, PORQUE VOSSA IGREJA É PEREGRINA E MISSIONÁRIA.

L – 02 – Dai-nos Senhor um coração missionário que saiba sentir a realidade e interpretar os sinais dos tempos. TODOS:- Que trabalhe apaixonadamente para construir o Reino de Deus: nas pessoas e criaturas, organizações e estruturas, situações e ambientes, nas igrejas e religiões, nas raças e culturas, nos povos e nações.

L – 01 – Dai-nos Senhor um coração missionário, que saiba ouvir o clamor do teu povo, em particular dos mais pobres que clamam: por trabalho digno e salário justo, por comida, saúde e alegria, por terra e casa para morar, por justiça, paz e pão, por mais vida e esperança, por igualdade, carinho e amor.

TODOS:- Dai-nos Senhor um coração missionário que saiba que saiba amar com caridade pastoral missionária, os homens e as mulheres do nosso tempo, de nossa pátria e de outras terras, pessoas ricas e pobres, boas e más, santas e pecadoras.

L – 02 – Dai-nos Senhor um coração missionário que busca crescer, no ardor pela missão, na eficácia de novos métodos, no uso adequado de novas expressões. TODOS: Dai-nos Senhor um coração missionário com os limites da Igreja e do Reino de Deus, com a humildade e a santidade dos santos, com a bravura e a coragem dos mártires. AMÉM ! ! !