VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO Vamos conhecer melhor este grande amigo de Jesus para, com ele, caminharmos ao encontro da LUZ!...
Nasceu em Tarso, na Cilícia (actual Turquia). Deram-lhe o nome de Saulo. Depois de alguns estudos na sua cidade, dirigiu-se a Jerusalém, onde teve Gamaliel por mestre. Era um ardente defensor das tradições judaicas.
Saulo era muito mau para os amigos de Jesus: perseguia-os e mandava-os prender. Um dia, quando se dirigia a Damasco para prender alguns cristãos daquela cidade, um raio de luz muito forte encadeou-o e fê-lo cair ao chão.
Ouviu, então, a voz de Jesus que lhe dizia: “Saulo, Saulo, porque me persegues?”. Olhou em redor, apavorado, mas não via nada! Estava cego! Os soldados que estavam com ele não viram nada e não percebiam o que é que lhe tinha acontecido. Levaram-no para a cidade, para casa de um amigo dele.
Saulo estava cego! Não se levantava da cama e não comia: pensava só no mal que tinha feito aos amigos de Jesus e sentia-se muito triste! Dias depois, um cristão chamado Ananias foi visitá-lo. Colocou as suas mãos sobre os olhos de Saulo e ele voltou a ver. Era um milagre de Deus!
Saulo estava muito contente por voltar a ver Saulo estava muito contente por voltar a ver! Contou a Ananias tudo o que Jesus tinha dito e feito, e tornou-se também ele cristão, recebendo o nome de PAULO! Os seus antigos amigos tentaram prendê-lo. Mas, por sorte, Paulo conseguiu fugir de Damasco, descendo pela muralha abaixo, dentro de um cesto.
Paulo regressou a Jerusalém Paulo regressou a Jerusalém. Encontrou Pedro e os outros discípulos, e com alguns deles começou a viajar por terra e por mar: queria levar a todos a mensagem de Jesus. Nem sempre era bem recebido: às vezes as pessoas não queriam ouvi-lo e atiravam-lhe pedras para o expulsar das suas terras, mas Paulo nunca desanimava.
Paulo fez muitas viagens Paulo fez muitas viagens. Mas quando finalmente regressou a Jerusalém, foi preso. Como poderia ele agora falar de Jesus às pessoas, se estava na prisão? Pediu então para ir a Roma e aí ser julgado pelo próprio imperador! Mas Roma ficava muito longe: a viagem seria longa e perigosa!
Durante a viagem, houve uma enorme tempestade e o navio naufragou Durante a viagem, houve uma enorme tempestade e o navio naufragou. Por milagre, muitos passageiros, entre eles Paulo, conseguiram salvar-se. Em Roma, Paulo ficou em prisão domiciliária durante muito tempo. Escreveu muitas cartas aos amigos que fizera nas suas viagens, falando-lhes de Jesus.
Até morrer, decapitado, Paulo nunca deixou de falar de Jesus Até morrer, decapitado, Paulo nunca deixou de falar de Jesus. O seu túmulo encontra-se na Basílica de São Paulo Fora de Muros, em Roma, na Itália. Oxalá também nós nos deixemos agarrar por Jesus como São Paulo! Para podermos viver sempre na LUZ… vigilantes!...