PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ”.
OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ” Prof.Emerson.
Os grandes espaços religiosos
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Navegadores fenícios e conquistadores persas
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
O império Persa.
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Trabalho de História Geral
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Revisão Antiguidade Oriental
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
As Sociedades Orientais
I D A D E A N T I G A ( 4000 a.c – 476 ) PROF° Garrido.
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
Unificador do Oriente Próximo.
As civilizações hebraica e fenícia.
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
HEBREUS.
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Fenícios e Persas.
Capítulo 4 Fenícios e persas
Antiguidade Oriental Parte II Fenícios, Persas e Hebreus
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
FENÍCIOS.
CRESCENTE FÉRTIL.
HEBREUS A Palestina é uma estreita faixa de terra banhada pelo Rio Jordão, que deságua no Mar Morto. Está dividida em quatro zonas:
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
Fenícios, persas e hebreus.
HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS
Estado, Cultura e Sociedade
Antiguidade Oriental.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Sociedades da Antiguidade Oriental
OS HEBREUS.
História (frente 2) Elisa Pomari
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
AS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
HEBREUS.
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
Hebreus.
CRESCENTE FÉRTIL.
Persas Ciro, O Grande.
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Fenícios.
Hebreus Egito.
Fenícios e Persas Anna Karina, Arthur Iseki, Bárbara Corrêa, Carlos Eduardo e Sophia Cardo.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Hebreus.
Civilizações do Oriente Próximo
Fenícios e persas.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
FENÍCIOS: Geografia: litoral com portos naturais, uma vasta floresta de Cedro e áreas montanhosas impróprias para a agricultura em larga escala.
Fenícios /Hebreus / Persas
Hebreus, Fenícios e Persas.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Transcrição da apresentação:

PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS

PERSAS Governo de Dario Localização: Atual Irã. Relevo: Planalto semi-árido - montanhas e desertos. No século XIII aconteceu a união das tribos medas. Em 550 a.C. Ciro unificou as tribos persas e tornou-se o imperador de toda região. No seu governo destaca-se: divisão da sociedade rígida e ampliação da escravidão. Expansão do Império Governo de Dario Divisão do império em províncias (Satrápias) Criação de uma moeda para todo o império – O dárico. Integração do império através de estradas. Depois da derrota dos persas para os gregos, o império se enfraquece e em 300 a.C. Alexandre da Macedônia domina o império persa.

CARACTERÍSTICAS GERAIS Sociedade de castas Atividades econômicas: agricultura e comércio. Religião: dualista, denominada de Masdeísmo ou Zoroastrismo, em homenagem a Zoroastro ou Zaratustra. Acreditava que o mundo é dominado pela luta entre duas forças contrárias, Aura-Mazda (luz) e Alviriman (Trevas).  Crença no juízo final e na vinda de um salvador.

HEBREUS Região da Palestina – Povos semitas (filisteus, arameus e cananeus) Por volta de 2000 a.C. os hebreus (povo do outro lado do rio) se estabeleceram na Mesopotâmia. Os patriarcas O primeiro foi Abraão – por volta de 1800 a.C. conduziu seu povo até Canaã - Palestina. José do Egito – o povo hebreu foi para o Egito. Com a expulsão dos hicsos, os hebreus foram escravizados (cativeiro do Egito – 400 anos). Êxodo – Retorno a Palestina (1250 a.C.)

Os Juízes As guerras contra os cananeus e filisteus – Dois séculos de luta. Unificação das tribos – Governos dos juízes. Os Reis Período de centralização do poder – começa com Saul no ano de 1010 a.C. Nova luta contra os filisteus - Davi. Governo de Salomão – Forte comércio com diferentes povos da região.

Cisma – divisão do reino hebraico em dois – Judá e Israel. O reino de Israel foi dominado por Sargão II (722 aC.). O reino de Judá foi dominado por Nabucodonosor (587 a.C.) –– Cativeiro da Babilônia. Em 539 a.C. Ciro, o imperador persa dominou o império babilônico. Retorno a Palestina. A Palestina foi invadida por Alexandre da Macedônia em 332 a.C. Em 63 a.C. a Palestina tornou-se parte do Império Romano.

Característica Gerais Cultura – Literatura  os textos do velho testamento. Religião – Judaísmo Primeira grande religião monoteísta.

CRETENSES Creta – Ilha do mar Egeu. A ocupação começou por volta de 3000 a.C. – Povos vindos da Síria e da Turquia. Talassocracia – Império Marítimo mercantil. Colônias – Tirinto, Micenas e Tróia. Em 1400 a.C os aqueus dominaram a ilha de Creta. Em 1200 a.C. os aqueus dominaram a cidade de Tróia. Foi o fim da dominação cretense.

CARACTERÍSTICAS GERAIS Sociedade : A mulher era valorizada. Tinha os mesmos direitos e funções que os homens. Economia: Indústria e comércio – metalurgia, ourivesaria. Religião: Era matriarcal – culto à Deusa-mãe, símbolo da fertilidade.  Culto a plantas e alguns animais como o touro, a serpente e o minotauro.

FENÍCIOS Localização: Líbano. Foram os principais navegadores do Oriente antigo. Cidades-Estados independentes. As principais eram Sídon, Biblos e Tiro. Governo dos Sufetas (membros de um conselho de anciãos – ricos comerciantes). Colônias ao longo do Mediterrâneo – A principal era Cartago. Criação de um alfabeto simplificado – deu origem ao alfabeto grego e latino. Em 701 a.C. os assírios dominaram o território fenício. Depois a Fenícia foi dominada pelos persas e macedônios.