A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os grandes espaços religiosos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os grandes espaços religiosos"— Transcrição da apresentação:

1 Os grandes espaços religiosos
JUDAÍSMO

2 Histórico Patriarca: Abraão
Parte seguindo o chamado de Deus para a Terra Prometida: Canaã

3 Árvore Genealógica de Abraão
Isaac Esaú Jacó 12 filhos (José)

4 Partida para o Egito Seca e fome os hebreus partem para o Egito.
Acabam escravizados pelos egípcios Anos mais tarde, Moisés liberta o povo e segue para a Terra Prometida (Canaã/Palestina)

5 A Era de Moisés Travessia do Deserto do Sinai demorou 40 anos
Moisés recebe as Tábuas da Lei (Torá) Hebreus passam a ser monoteístas e cultuam apenas a Jeová.

6 A Chegada na Terra Prometida
Hebreus chegam a Palestina e se dividem em 12 tribos. (Os doze filhos de Israel); Se unem par lutar contra cananeus, filisteus e amoritas para conquistar a Palestina; Formam um governo monárquico sob uma liderança; Jerusalém é escolhida a capital do reino hebreu.

7 A desagregação do Reino Hebreu
Morte de Salomão; Desagregação monárquica por divergências político-religiosas; Divisão do reino Reino de Judá(Jerusalém)–ensinamentos de Moisés; Reino de Israel ( Samaria)-adoração de antigos deuses;

8

9 A perda de territórios e de identidade
Invasões de assírios acabaram por escravizar e deportar os hebreus do reino de Israel, para a Mesopotâmia; Babilônios, mais tarde invadem o reino de Judá e destroem o templo de Jerusalém e levam parte da população para a babilônia; Em 535 A. C. os persas derrotam os babilônios e permitem o regresso dos hebreus que reconstroem o templo de Jerusalém. Recebem nessa época, a denominação de judeus.

10 A Diáspora A partir daí, a Palestina foi disputada por muitos impérios; Os judeus passaram a ser dominados por persas, macedônios, egípcios e finalmente, por romanos que, em 70 d.C. em represália aos judeus os romanos incendiaram a cidade sagrada de Jerusalém e obrigou os judeus a deixarem a Palestina.Foi o início daDiáspora.

11 A perambulação do povo judeu
Expulsos da Palestina, se espalharam pela Europa e Ásia; Na Idade Média, foram perseguidos e mortos na Europa; No século XVIII com o Iluminismo, os judeus adquiriram direitos de cidadania na maior parte dos Estados da Europa Ocidental; Europa Oriental são perseguidos e fogem então, para a Europa Ocidental, América do norte, Austrália, Argentina e África do Sul.Alguns refizeram o caminho bíblico e voltam à Palestina.

12

13 O Movimento Sionista Movimento que pretendia a criação de um Estado judeu; Afirmavam que antes de serem franceses, ingleses, alemães ou norte-americanos, eram judeus; Ingleses se solidarizam com os judeus e torna pública sua intenção de instituir uma pátria para o povo judeu; Durante a II Guerra Mundial, 6 milhões de judeus foram mortos em campos de concentração.

14 O Estado de Israel 1947 Criação do Estado de Israel;
Segundo os judeus, Jerusalém é a nova capital de Israel, mas essa também é preterida por árabes.


Carregar ppt "Os grandes espaços religiosos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google