A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Hebreus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Hebreus."— Transcrição da apresentação:

1 Os Hebreus

2

3 3

4 Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C
Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina, em busca da Terra Prometida, a terra da abundância.

5 TORA Os cinco primeiros livros da Bíblia constitui o Pentateuco. Para os judeus a palavra de Deus é o maior valor da face da terra: Nesta foto temos o suporte dos livros sagrados feito em ouro maciço.

6 A História do povo hebreu tem início no século XX a
A História do povo hebreu tem início no século XX a.C quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina.

7 Abraão nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente anos antes de Cristo. Foi o primeiro patriarca hebreu, que quer dizer, chefe de uma antiga família do povo hebreu.

8 Quando Abraão chegou à Palestina, encontrou os cananeus e os filisteus com os quais teve que lutar para conquistar as terras da Palestina

9 Os palestinos dedicavam-se ao pastoreio
Os palestinos dedicavam-se ao pastoreio. Cultivavam trigo, cevada, oliveira, figueira e favas o que contribuiu para sua sedentarização.

10 A comunidade familiar na palestina era patriarcal
A comunidade familiar na palestina era patriarcal. O poder passava do pai para o filho mais velho. Desenho representando Isaac, Esaú e Jacó.

11 A grande seca motivou a ida do povo hebreu para o Egito
A grande seca motivou a ida do povo hebreu para o Egito. O que conhecemos como ÊXODO Moisés foi o libertador do povo Hebreu, conduzindo-o de volta à terra prometida a Abraão.

12 O êxodo ainda continua: no dia-a-dia dos palestinos
O êxodo ainda continua: no dia-a-dia dos palestinos. Apavorados com os ataques de Israel, sem pátria e estrangeiros em sua própria terra. Enquanto não se construir também um Estado Palestino os confrontos entre palestinos e Israel vai continuar

13 Um foto do Monte Sinai onde, segundo a Bíblia Sagrada, Deus deu as tábuas da Lei a Moisés.

14 Objeto sagrado do Templo Judaico
Objeto sagrado do Templo Judaico. É um altar onde se queimava os holocaustos, oferendas e sacrifícios a Deus

15 Davi é ungido rei de Israel por pelo profeta Samuel.
O gigante Golias é morto por uma criança, segundo a Bíblia. O que significa isso? Golias é um filisteu que representa o povo que já habitava a Palestina quando da chegada de Abraão. Davi mata o Golias Davi é ungido rei de Israel por pelo profeta Samuel.

16 Reino de Davi

17 Ao lado: Estrela de Davi encontrada numa antiga sinagoga em Cafarnaum
Símbolos judeus Ao lado: Estrela de Davi encontrada numa antiga sinagoga em Cafarnaum

18 A estrela de Davi, provavelmente era a montagem das duas letras dalef de seu nome

19 A Religião Monoteísta dos Judeus
19

20 Os hebreus adoravam um Deus único e universal, criador de todas as coisas: Javé. Os hebreus eram monoteístas. Tora 20

21 O Deus hebraico era onipotente, onipresente, justo e misericordioso
O Deus hebraico era onipotente, onipresente, justo e misericordioso. Realizara uma aliança com os hebreus, o povo eleito. Os hebreus aguardavam a vinda de um Messias redentor, anunciado pelos profetas como Isaías, Jeremias ou Ezequiel.

22 Sinai 22

23 Uma violenta seca que assolou a terra dos hebreus obrigou-os ao exílio nas terras do Egito, onde foram submetidos à escravatura e sofreram duras provações. Até que Moisés libertou o povo de Israel, conduzindo-o através do Mar Vermelho e da Península do Sinai, de regresso à Terra Prometida. Foi o êxodo do povo de Israel.

24 Aí, no Monte Sinai, segundo a Bíblia, Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei, contendo os Dez Mandamentos. 24

25 Não terás outros deuses diante de Mim....
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim.... Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus.... Guarda o dia do Sábado para o santificar Honra teu pai e tua mãe... 25

26 Não matarás. Não cometerás adultério. Não. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo; Não cobiçarás… nada que pertença ao teu próximo.

27 27

28 Depois de pereambularem durante décadas pelo deserto, os hebreus viriam a fundar o reino de Israel. Saul foi o primeiro rei (XI a.C.), sucedendo-lhe David, em cujo reinado se viveu uma época de prosperidade. Sucedeu-lhe o filho Salomão.

29 O Templo de Jerusalém, mandado edificar pelo rei Salomão no séc. X a. C., era o local sagrado dos hebreus. 29

30 Portas de Ishtar; Bagdad
Passado esse tempo de prosperidade, no séc. VIII a. C., os judeus foram atacados e submetidos pelos assírios e depois pelos babilónios. Foi o tempo do cativeiro da Babilónia. Judeus aprisionados pelos invasores assírios Portas de Ishtar; Bagdad 30

31 Portas de Ishtar Pergamon Museum Berlim 31

32 Os judeus regressariam depois ao seu reino, reconstruindo o templo de Jerusalém que havia sido destruído, até que… 32

33 …foram conquistados pelos romanos, no séc. I a.C.
33

34 Em 1948, a Assembleia Geral da O. N. U
Em 1948, a Assembleia Geral da O.N.U. decretou a criação do estado de Israel. 34

35 Desde então, tem-se travado um conflito com os palestinianos que reivindicam o direito a um estado no mesmo território. 35


Carregar ppt "Os Hebreus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google