GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Ferramenta Integrada de Publicação (Integrated Publishing Tool)- IPT GBIF Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

Terminologia Definicao Construção Exemplos
Sistemas Distribuídos
Os projetos.
APSOO Aula 03.
Amazon Basin Biodiversity Information Facility
UML Visões – Parte 2.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Maurício Edgar Stivanello
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
WAMP5 2.0 "Um pacotão completo e gratuito que inclui Apache, PHP5, MySQL database, PHPmyadmin e SQLitemanager!" O WAMP5 (que significa Windows, Apache,
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Tecnologias para Internet
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
OSA - Operação de Software e Aplicativos
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Remodelando a solução mais eficaz
Rodrigo Cristiano Silva
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Atualização de Cadastro de Usuários
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Aula 9 - Camada de aplicação
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Rodrigo Cristiano Silva
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
DEBIAN.
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Adriano Melo Introdução ao ASP.NET Adriano Melo
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Sistema de Gerenciamento de Competências Alexandre Pitta Guedes Julien Renaut Yugo Watari Supervisor: Valdemar W. Setzer.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
Os projetos.
André Drummond RA Danilo Benzatti RA
Objetivos deste módulo
Introdução aos Sistemas Operacionais
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Consultoria José Alberto Horowitz. Criação de Sites Criamos sites com páginas html Criamos sites com páginas html Desenvolvemos Sites com banco de dados.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 9 – 08/05/2013.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
Soluções para universidades corporativas
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
Fiery Color Profiler Suite v4.7 Fiery Workflow Suite Cor incrível, precisa e consistente.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
XOOPS Samuel Redekop Thiago Meger de Mello. O que é XOOPS? XOOPS ou eXtensible Object Oriented Portal System é um gerenciador de conteúdo que tem a licença.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Mail++.  Objetivo ◦ Adicionar novas funcionalidades a um servidor de  Servidor de JES ◦ Implementado em Java ◦ Apenas funcionalidades.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Customização do IPT Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN Responsável por Treinamento Secretariado.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Requisitos do software GBIF IPT Kyle Braak Desenvolvedor Secretariado do GBIF.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Extensões do IPT Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN Responsável por Treinamento Secretariado do.
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
Transcrição da apresentação:

GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Ferramenta Integrada de Publicação (Integrated Publishing Tool)- IPT GBIF Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN Oficial do Programa de Formação Secretariado do GBIF

The GBIF Integrated Publishing Toolkit SUMÁRIO 1.IPT Funcionalidades Gerais : introdução sobre o IPT 2.IPT Requisitos: O que é necessário para se ter uma instância do IPT funcionando? 3.A interface de dados: Como os dados são exibidos quando conectado ao IPT. 4.A interface do usuário : como os dados são mostrados aos visitantes. 5.Customização e internacionalização 6.Expandindo o IPT: Você está interessado em seu IPT trabalhando com outros tipos de dados? 7.Discussões, perguntas e respostas.

1.IPT Funcionalidades Gerais : introdução sobre o IPT 2.IPT Requisitos: O que é necessário para se ter uma instancia do IPT funcionando? 3.A interface de dados: Como os dados são exibidos quando conectado ao IPT. 4.A interface do usuário : como os dados são mostrados aos visitantes. 5.Customização e internacionalização 6.Expandindo o IPT: Você está interessado em seu IPT trabalhando com outros tipos de dados? 7.Discussões, perguntas e respostas. 1.IPT dentro da infra-estrutura de rede 2.Descrição geral da ferramenta 3.Características 4.Tipos de dados 5.Recursos 6.Especialistas no suporte técnico do IPT 1.IPT dentro da infra-estrutura de rede 2.Descrição geral da ferramenta 3.Características 4.Tipos de dados 5.Recursos 6.Especialistas no suporte técnico do IPT The GBIF Integrated Publishing Toolkit SUMÁRIO

INTRODUÇÃO O objetivo deste treinamento é de fornecer uma visão geral das características da Ferramenta Integrada de Publicação GBIF (IPT), uma ferramenta de software desenvolvida em 2009 para publicar informações sobre a biodiversidade na Internet. The GBIF Secretariat, Denmark Esta palestra é apresentada por Alberto González- Talavan, oficial de treinamento do Secretariado do GBIF em Copenhagen, na Dinamarca. A apresentação não se destina a cobrir todos os aspectos do IPT, nem mesmo de forma sucinta. Ela pretende destacar os aspectos mais relevantes para que os administradores dos nós participantes do GBIF avaliem a adequação do instrumento para implantação em suas redes. The GBIF Integrated Publishing Toolkit

ESQUEMA GERAL O IPT é parte da nova coleção ferramentas GBIF, localizado na área da publicação. The GBIF Integrated Publishing Toolkit

DEFINIÇÃO The GBIF Integrated Publishing Toolkit Um aplicativo de código aberto desenvolvido em Java … para conectar e servir 3 tipos de dados; l Ocorrências primárias(distribuição dos organismos) l Informações sobre nomes de espécies l Recursos gerais de metadados … de um banco de dados ou arquivo de texto … para tornar os dados acessíveis na rede pública O IPT é…

CARACTERÍSTICAS GERAIS The GBIF Integrated Publishing Toolkit l Aplicação web multilingue l Contém um servidor de mapeamento l Administração de usuários baseada em papéis (usuário gestor e administrador) l Banco de dados embutido (índice e administração) l Suporta o carregamento de arquivos de texto e a conexão SQL l Usa vocabulários para limitar termos. l Usa extensões para gerenciar outros tipos de dados l Executa controle de qualidade de dados básico l Atribui/gerencia identificadores globais únicos(GUIDs)

TIPOS DE DADOS The GBIF Integrated Publishing Toolkit DADOS DE OCORRÊNCIAS PRIMÁRIAS Modelo de Dados: Darwin Core (esquema estrela) Permite arquivos de textos e conexões SQL NOMES E CHECKLISTS Modelo de Dados: Darwin Core (esquema estrela) Permite hierarquia taxonômica, sinonímia, nomenclatura das notas... METADADOS Modelo de Dados: Ecological Metadata Language (EML) revisada Associados em conjuntos de dados ou não OUTROS Através de extensões

RECURSOS The GBIF Integrated Publishing Toolkit Site do Google Code: Documentação e download Site de demonstração IPT Lista de correio Geral: Colaboradores: Desenvolvedores 1 ª fase: Markus Döring, Engenheiro de software senior, GBIF 2 ª fase: Universidade de Berkeley (California) equipe

SUPORTE TÉCNICO The GBIF Integrated Publishing Toolkit Especialistas em suporte técnico do IPT: 21 profissionais 20 países 14 linguagens Adanbge Chinês Dinamarquês Holandês Inglês Francês Alemão Japonês Koreano Magalasi Norueguês Português Espanhol Sueco

A Ferramenta Integrada de Publicação GBIF Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN Oficial de programa de formação GBIF Secretariado Universitetsparken 15 DK-2100 Copenhagen, Denmark Tel: Fax: Web: GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009