 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
DISCIPLINA: CONTROLE AMBIENTAL
Limnologia - I Profa. Vania E. Schneider.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Geografia e Sistemas Hídricos Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Ciclos Biogeoquímicos
Biomonitoramento e Fauna Bentônica
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias.
Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores de Qualidade de Água Laboratório de Ecologia de Bentos ICB/UFMG.
Introdução e Conceitos Fundamentais
Centro de Ciências Biológicas Departamento de Microbiologia e Parasitologia Microbiologia Alunos: Bruno Marchi, Larissa Luzietti, Rafael Souza e Veronyca.
Gilmara David Lemos Maria Luíza Coelho da Rocha Raul Bardini Bressan
Eutrofização.
Rede EcoVazão Objetivo Geral
Objetivo Específico Sub-rede 2: ASPECTOS LIMNOLÓGICOS E ECOLÓGICOS
EFEITOS DA SALINIDADE A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água.
Professor Antônio Ruas
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
1ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
Aplicação da Zoologia em Licenciamentos
Professor Antônio Ruas
Professor Antônio Ruas
Professor Antônio Ruas
Professor Antônio Ruas
O que dizem os macroinvertebrados da poluição tua zona
O que dizem os macroinvertebrados da poluição do rio trancão?
O que é que dizem os macro invertebrados da poluição na Ribeira
Fundamentos Químicos da Vida
Ciclo da água Cliviany.
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Quantidade de água disponível
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Parasitologia Clínica Introdução
Constituição do planeta Terra:
Profa. Dra. Renata Medici
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
ALGUNS CONCEITOS ÚTEIS DA ECOLOGIA
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
EUTROFIZAÇÃO.
Esgotos Planeta Água: poluição
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Departamento de Saúde Ambiental HSA5759 – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento.
Aplicação de Testes Ecotoxicológicos com o Microcrustáceo Daphnia magna no Laboratório de Engenharia Ambiental, Área de conhecimento: Controle Ambiental.
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Ecotoxicológia Termo “Ecotoxicologia” – criado em 1969 pelo Dr. Rene Truhaut; Ecotoxicologia: estudo dos efeitos adversos de substâncias químicas com.
Agricultura Alternativa (anos 70)
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
Professora Luana Bacellar
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
Parâmetros - Qualidade de Água
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental Departamento.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
3- Manual de amostragem de água da Embrapa (pg. 14 a 35)
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Caraterísticas Biológicas
Diversidade Biológica
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Compostos de Nitrogênio em Águas
Poluição dos Recursos Hídricos
Laboratorio-Conceito
Transcrição da apresentação:

 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta, visando seu uso para o abastecimento público.  Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.  Críticas: não analisa metais pesados, pesticidas, compostos orgânicos, protozoários, etc.

 Irrigação  Lançamento de efluentes domésticos e industriais não tratados  Mineração  Barragens  Desmatamento  Queda na qualidade da água e perda da biodiversidade

 Parâmetros físicos, químicos e microbiológicos  Vantagens: ◦ identificação imediata de modificações ◦ detecção precisa da variável modificada ◦ determinação destas concentrações alteradas  Desvantagem: descontinuidade temporal e espacial das amostragens

 Fornecem uma “fotografia momentânea” do que pode ser uma situação altamente dinâmica;  Exemplos: Parâmetro Sólidos: Em função da capacidade de autodepuração e do fluxo unidirecional de ecossistemas lóticos, os efluentes sólidos carreados por drenagens pluviais para dentro de ecossistemas aquáticos podem ser diluídos;  Outros exemplos...?

 São espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e distribuição são indicativos biológicos que refletem o conjunto de impactos ambientais ocorridos num ecossistema aquático e em sua bacia de drenagem;  Organismos ou comunidades cujas funções vitais se correlacionam tão estreitamente com determinados fatores ambientais que podem ser empregados como indicadores na avaliação de uma dada área.

 Modificam suas funções vitais e/ou sua composição química em resposta a alterações ambientais, e com isso fornecem informações sobre a situação ambiental.  A utilização dos bioindicadores é uma medida integrada e atualizada de todos os estresses ambientais. Além disso, são mais eficientes do que as medidas instantâneas de parâmetros físicos e químicos normalmente medidos no campo;  Bioindicação: é o uso de bioindicadores para se obter informações sobre a qualidade do seu ambiente ou parte dele.

 Refletem a integridade ecológica total dos ecossistemas;  O monitoramento biológico é realizado principalmente através da aplicação de diferentes protocolos de avaliação, índices biológicos

 Os principais métodos abrangem o levantamento e avaliação de modificações na riqueza de espécies e índices de diversidade; abundância de organismos resistentes; sensibilidade a concentrações de substâncias tóxicas (ensaios ecotoxicológicos); etc;

 Os principais organismos são os macroinvertebrados bentônicos, peixes e comunidade perifítica.  Estão associados aos mais diversos tipos de substratos, são “sedentários”, apresentam elevada diversidade biológica, o que significa em uma maior variabilidade de respostas frente à diferentes tipos de impactos ambientais

 Animais visíveis a olho nu;  Ciclo de vida relativamente longo;  Grande diversidade de espécies;  Processo simples;  Baixo custo econômico.

 Em relação à tolerância frente a adversidades ambientais, podemos classificar os macroinvertebrados bentônicos em três grupos principais: ◦ organismos sensíveis ou intolerantes ◦ organismos tolerantes ◦ organismos resistentes.

 Sensíveis: insetos aquáticos Ephemeroptera, Trichoptera e Plecoptera.  Organismos que possuem necessidade de elevadas concentrações de oxigênio dissolvido na água.  Normalmente são habitantes de ambientes com alta diversidade de hábitats e microhábitats.

 Tolerantes: ampla variedade de insetos aquáticos e outros invertebrados, incluindo moluscos, bivalves, algumas famílias de Diptera, e principalmente por representantes das ordens Heteroptera, Odonata e Coleoptera.

 A necessidade de concentrações elevadas de oxigênio dissolvido é menor – alguns apresentam adaptações para utilizar o oxigênio atmosférico.  O requerimento da diversidade de hábitats e microhábitats também diminui, em função de uma maior plasticidade do grupo (muitos heterópteros e coleópteros vivem na lâmina d’água ou interface coluna d’água-superfície).

 Resistentes: formado por organismos extremamente tolerantes - larvas de Chironomidae e outros Diptera e por toda a classe Oligochaeta.  Estes organismos são capazes de viver em condição de anóxia por várias horas, além de serem organismos detritívoros.  Não possuem nenhum tipo de exigência quanto à diversidade de hábitats e microhábitats.

 As Euglenofíceas são indicadoras de poluição orgânica e podem causar odor e gosto na água.  Cianobactérias: indicadoras de eutrofização.  Coliformes: indicadores de contaminação fecal.