A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo da água Cliviany.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo da água Cliviany."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo da água Cliviany

2 FATORES QUE ALTERAM O CICLO (cont.)
Poluição;

3 FATORES QUE ALTERAM O CICLO (cont.)
Consumo desordenado;

4 FATORES QUE ALTERAM O CICLO (cont.)
Desordem nas cidades.

5 USOS DA ÁGUA

6 A importância de água para a manutenção da vida
ÁGUA  IMPACTO Controle da poluição Qualidade da água disponível Quantidade de água disponível A importância de água para a manutenção da vida Conceito de poluição

7 QUEM CONTROLA?

8 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGAS
Segundo a Resolução 357 do CONAMA de 17/03/2005 as águas doces podem se classificar da seguinte forma: * Classe Especial (consumo humano e preservação das comunidades aquáticas); * Classe 1 (balneabilidade e irrigação de hortaliças – consumidas sem remoção de películas); * Classe 2 (consumo após tratamento convencional, aquicultura e pesca); * Classe 3 (consumo após tratamento avançado e dessedentação de animais), e * Classe 4 (navegação e paisagismo)

9 POLUIÇÃO

10 MICROORGANISMOS VEICULADOS PELA ÁGUA
* Cólera; * Hepatite A; * Shigella; * Esquistossomose; * Diarréia (Escherichia coli)

11 QUALIDADE DA ÁGUA A água encontrada na natureza possui uma série de impurezas que definem suas características físicas, químicas e biológicas. Essas impurezas podem torná-la imprópria para o consumo.

12 PARÂMETROS INDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA
Para analisarmos a qualidade da água vários parâmetros são utilizados. Os principais são: Físicos: cor, turbidez, sabor e odor, sólidos e temperatura. Químicos: pH, salinidade, dureza, alcalinidade, corrosividade, ferro, manganês, impurezas orgânicas, compostos tóxicos, detergentes, agrotóxicos, radioatividade

13 PARÂMETROS INDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA (CONT.)
Biológicos: algas, DBO (quantidade de matéria orgânica), nitrogênio, OD (teores adequados para a manutenção da vida), microorganismos patogênicos e o grupo coliforme fecal caracterizado pela Escherichia coli.

14 ANÁLISE DE POTABILIDADE
Por quê se deve, para uma análise de potabilidade de água, analisar o grupo de microorganismos Escherichia coli e não os demais microorganismos também veiculados pela água?

15 MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA

16 CONCLUSÃO “Aos químicos compete a tarefa de descobrir substâncias menos nocivas ao meio ambiente; aos engenheiros químicos, o desenvolvimento de processos que produzam bens de consumo com um mínimo de rejeitos e um máximo de reaproveitamento”


Carregar ppt "Ciclo da água Cliviany."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google