A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:"— Transcrição da apresentação:

1 MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:
a) comportamento mecânico do aterro; b) funcionamento do sistema de tratamento de percolados; c) quantidade e composição do gás; e, d) qualidade das águas.

2 a) Comportamento Mecânico do Aterro
-Recalques Deslocamentos verticais e horizontais

3 RECALQUES

4 DESLOCAMENTOS VERTICAIS

5

6

7

8

9

10

11

12 b) Funcionamento do Sistema de Tratamento de Percolados
Deverão ser feitas as seguintes análises: - medição da vazão afluente ao sistema, periodicidade semanal. - determinação dos seguintes parâmetros físicos e químicos do afluente e do efluente do sistema de tratamento: DBO, DQO, OD, pH, alcalinidade, condutividade elétrica medida, sólidos em suspensão, turbidez, óleos e graxas, temperatura, nitrogênio amoniacal e total, nitratos e nitritos, e coliformes fecais e totais. A periodicidade destas análises deverá ser trimestral, recomendando-se, devido às variações sazonais na região, que as medições sejam feitas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

13 c) Quantidade e Composição dos Gases
Este item compreende a realização de inspeções periódicas para verificar a ocorrência de eventuais danos aos drenos de gás. Além disso, dever-se-á extrair junto aos drenos de gás amostras do biogás produzido pelo aterro sanitário. Estas amostras servirão para avaliar o processo de digestão dos componentes orgânicos dos resíduos ao longo do tempo. Por outro lado, servirão para correlacionar os recalques com a produção de gás, ou seja, com a decomposição da matéria orgânica.

14

15

16 d) Qualidade das Águas O monitoramento das águas subsuperficiais será efetuado mediante a implantação de, pelo menos, 4 piezômetros (1 a montante e 3 a jusante). Serão coletadas semestralmente amostras de água para determinação dos seguintes parâmetros: DBO, DQO, OD, pH, alcalinidade, condutividade elétrica medida, sólidos em suspensão, turbidez, óleos e graxas, temperatura, nitrogênio amoniacal e total, nitratos e nitritos, e coliformes fecais e totais.

17 Poço de Monitoramento NBR 13895


Carregar ppt "MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google