Capturando Dados Históricos com Change Data Capture Arthur Luz | MCSA & MCT em SQL Server

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Checkpoint
Advertisements

Entendendo Diretivas de Grupo Parte 3
Banco de Dados Prof. Antonio.
Banco de Dados SQL TRIGGERS (Gatilhos)
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Motor de Armazenamento
Sumário 1 SQL Embutida 2 Processamento de Consultas
Componentes Arquitetônicos de um Banco de Dados Oracle
Banco de Dados Oracle AESO.
Org. e Projeto de Banco de Dados
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Daniel Paulo SQL Server 2012 Módulo III Daniel Paulo
RECUPERAÇÃO APÓS FALHA
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Treinamento placas General Vision
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Cuide da informação, ela é o bem mais precioso de sua empresa.
Bancos de Dados SQL Server 2012 Databases.
Sistemas Operacionais I
Auditoria de um ambiente SQL Server 2008 R2
Otimizador de consultas
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes.
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan.
CONFIGURAÇÃO DO RM EM N CAMADAS
Microsoft SQL Server 2008 SPARSE. Para que serve? –Otimiza o espaço de armazenamento de colunas com valores NULL.
Academia de Ensino Superior 2007 O Ciclo de Dados.
Backup Ação de copiar arquivos, como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda.
Falhas.
Incremental X Diferencial
SQLite Banco de Dados II.
RequisitePro Ismênia Galvão Lourenço da Silva ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS CENTRO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Controle de Concorrência
Sumário 1 Processamento de Consultas 2 Introdução a Transações
Daniel Paulo Introdução Um ambiente de distribuição de dados é aquele que pode conter cópias dos mesmos dados em diversos servidores.
Daniel Paulo Backup Para evitar perdas de informações importantes, será necessário criar estratégias para a implementação de.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Daniel Paulo Login e Usuário Login – é um objeto que tem a finalidade de acessar a instância do SQL Usuário – Associado ao login.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Daniel Paulo Introdução Informações de uma tabela ou view podem ser encontradas de maneira mais rápida através da utilização.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Ferramenta RequisitePro
Exemplo de LSMW com Batch-Input
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
UCSal – Bacharelado em Informática
VBA – Visual Basic para Aplicativos
Consultas BRB.
Microsoft Datazen Do Início… …ao Fim! Arthur Luz | BI Consultant at One Way Solution
Microsoft Certified Professional Consultor e Instrutor de BI e Banco de Dados - One Way Solution Instrutor Datazen - BI do Brasil Articulista – SQL Magazine.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Desenvolvendo Cargas Dinâmicas e Incrementais com SSIS
SQL Server Data Quality Services Túlio de Souza (tss2)
BACKUP.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Microsoft Datazen Do Início… …ao Fim!
Sulamita Dantas Estratégias e Melhores Práticas de Backup no SQL Server Skype: Sulamita.dantas
SQL Saturday #469 - Brasília SQL 2016 CTP Query Store Luiz Mercante
Administração de Banco de Dados José Antônio da Cunha CEFET-RN.
Alocação Dinâmica Dilvan Moreira. Objetivos  Entender o que são e como usar:  Gerenciamento de Memória  Alocação Dinâmica em C.
Backup José Antônio da Cunha CEFET-RN. Backup Introdução Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas.
Persistência de dados e padrão DAO Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin/Mauricio Universidade de Mogi das Cruzes.
Índices - Full Text Searching IFRN José Antonio da Cunha.
SQL Saturday #512 Boas Vindas O dia a dia de um Administrador de banco de dados. Thiago Cruz.
Carreira, Certificações e Mercado de Trabalho
Transcrição da apresentação:

Capturando Dados Históricos com Change Data Capture Arthur Luz | MCSA & MCT em SQL Server

Patrocinadores

Quem sou eu? Sênior BI Analyst at Comp Line Services Solutions BI and Database Consultant and Instructor in One Way Solution and BI do Brasil Writer at SQL Magazine MCSA e MCT em SQL Server Microsoft Instructor at Hepta Novintec

Agenda Parte 1 Change Data Capture – Overview Change Data Capture – Arquitetura Criando o CDC no SQL Server Entendendo as Funções [get_all_changes] e [get_net_changes] Parâmetros Avançados – sys.sp_cdc_change_job Melhores Práticas e Observações Parte 2 Consumindo os Dados do CDC com SSIS – Default Consumindo os Dados do CDC com SSIS – Dynamic

Change Data Capture - Overview Feature responsável pela captura de dados de alteração em tabelas a partir do Log de maneira assíncrona. Permite o versionamento dos dados com range de duração definido pelo LSN de início da transação. Usa as mesmas estrutura de sistema que a replicação transacional. Por isso permite a captura não somente de tabelas específicas, mas também de colunas específicas.

Change Data Capture - Arquitetura Log Table 1Table 2Table 3 _CDC 1 _CDC 2 _CDC 3 OLTP OLAP

Criando o Change Data Capture

Parâmetros Avançados Na procedure de sistema sys.sp_cdc_change_job é possível editar os seguintes parâmetros de configuração do CDC para o Job de – número de ciclos de leitura do log entre cada – número de transações lidas em cada – habilita a execução continua do – intervalo em segundos entre cada ciclo de leitura de log.

Parâmetros Avançados Na procedure de sistema sys.sp_cdc_change_job é possível editar os seguintes parâmetros de configuração do CDC para o Job de – quantidade de tempo em segundos de armazenamento dos dados – quantidade de registros deletados a cada interação do job;

Parâmetros Avançados Maxscans - Número de ciclos de leitura do Log Novo ciclo de leitura Maxstrans - Número de transações lidas por ciclo Pollinginterval – tempo em segundos entre cada ciclo de leitura Tempo

Parâmetros Avançados Padrão = = = 500 = 5 Modificado = = = 5000 = 5

Parâmetros Avançados

Configurações Avançadas

Melhores Práticas e Observações 1) Cuidado com o subsistema de I/O. Quando o CDC está habilitado, o Log pode crescer entre 200% e 300%. 3) Mesmo em recovery mode simple e bulk logged ou depois de um backup de log no mode full o log continua a crescer as tabelas de CDC não forem populadas. 4) Não é possível realizar Shrink ou backup de log para reduzí-lo antes de as tabelas de CDC estarem devidademente carregadas. 2) O CDC funciona em todos os recovery modes, porém, não será mais possível realizar operações minimamente logadas.

Melhores Práticas e Observações 5) Se o arquivo de Log estiver cheio não será possível carregar as tabelas de CDC. Nesse caso, a melhor prática é adicionar temporariamente um novo arquivo de Log. 6) Para manter o filegroup primary pequeno e ter uma clara distinção do que são dados do sistema e dados históricos é recomendando habilitar as tabelas de cdc em um file group diferente; 7) O CDC funciona em todos os recovery modes, porém, não será mais possível realizar operações minimamente logadas. 8) Uma boa rotina de Cleanup é recomendada.

Consumindo Dados do CDC através do SSIS - Default CDC Source – Task usada para captura de dados a partir de uma tabela de CDC; CDC Splitter – Task usada para realizar a separação dos registros Deletados, Inseridos e Atualizados. CDC Control Task – Task usada para controle de Range de LSN;

Consumindo Dados do CDC através do SSIS - Default Verifica o tipo de carga Marca o LSN inicial de Carga Executa carga inicial Captura o último LSN para carga incremental Executa carga incremental Marca o LSN final da carga inicial Salva o ultimo LSN para próxima carga CDC Control Task Control Flow

Consumindo Dados do CDC através do SSIS - Default CDC Source CDC Splitter Destino Inseridas Data Flow Destino Atualizadas Destino Deletadas

Configurando ETL Carga Padrão

Consumindo Dados do CDC através do SSIS - Dynamic Captura tabela do ciclo Habilita Trace Flag 610 Desabilita Trace Flag 610 Verifica o tipo de carga Captura as colunas a serem populadas Executa carga inicial Captura as colunas a serem populadas Executa carga incremental

Configurando ETL Carga Dinâmica

Muito obrigado pela presença de todos! Dúvidas?!...

- Linkedin – Arthur Luz Twitter Skype - arthurjosemberg Blog – arthurluz.wordpress.com