Aula 05: Sensores do robô e Bibliotecas. Aula 05: Sensores do robô  O que vamos aprender? 1.Funcionamento e aplicações dos sensores 2.Utilidade das Bibliotecas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Advertisements

Capítulo II – Algoritmos e Programas
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Meu primeiro programa em ARDUINO
professor Victory Fernandes
Programa de Navegação e Comunicações para um Robot Móvel
Programação para Engenharia I
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Bruno Souza de Oliveira e Rodrigo Nardi
Listas com Ponteiros Listas encadeadas Listas circulares.
Linguagem C Strings.
Linguagem C Funções.
Vetores, Matrizes e Funções
Vetores, Matrizes e Funções
Configuração de Jumpers
ROB 553.
Interfaces de entrada e saída discreta
Como instalar e executar o programa
Como usar os blocos do Mindstorms 2.0 para programação
VI – Concurso de Robótica FAA
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Eletrônica Básica Aula 9
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.
Estudo de Caso: um editor de documentos
Iniciação ao Arduino uno
Aula 3: Sensores.
Comunicação de dados Protocolos básicos de enlace de dados.
Introdução à Linguagem C
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Escolha da Placa. Porta Serial / COM Port Partes do Código.
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Workshop de automação de mini helicópteros
STRINGS Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java e Z. Liang)
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo IX Subprogramação e Recursividade.
Introdução ao laboratório SD T0
Gustavo Ribeiro P. Esteves
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Topologia de Redes e Transmissão de informações
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 15 Ponteiros.
Introdução à Programação
Projetão de Microcontroladores
Alteração Emergencial de Projeto
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Linguaguem de Programação II
Estruturas Homogêneas – Vetores e Matrizes
Algoritmo e Estrutura de Dados I Aulas 15 – Linguagem C Alocação Dinâmica de Memória Márcia Marra
Linguagem de Programação
Estrutura do Software no Sketch Window
AS REDES SEM FIO PODEM SER DIVIDIDAS:
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
Padrões de Projeto Aula 10 – Padrão Façade.
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Aula 03: Efeito de iluminação sequencial com LED e Efeito interativo de iluminação com LED
Alocação Dinâmica Dilvan Moreira. Objetivos  Entender o que são e como usar:  Gerenciamento de Memória  Alocação Dinâmica em C.
PLATAFORMA AUTÔNOMA DE ACESSIBILIDADE PARA AEROPORTOS Jonathas Rodrigues Almeida Henrique de Paula Tavares Matheus Henrique Marçal Marques Fabiano Pereira.
Aula 04: Aprendendo sobre o PWM do arduíno e Ponte H
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Prof. Me. Gustavo Fernandes de Lima
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Projeto de Física Experimental usando o Arduino,
Clique para editar o título Arduino seu primeiro microcontrolador PMR
Clique para editar o título Sensores PMR
Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI
Lê temperatura ARDUINO + ANDROID + BLUETOOTH
Sensores PMR
Arduino + AppInventor (Android)
Trabalho Prático de Redes Industriais
Transcrição da apresentação:

Aula 05: Sensores do robô e Bibliotecas

Aula 05: Sensores do robô  O que vamos aprender? 1.Funcionamento e aplicações dos sensores 2.Utilidade das Bibliotecas na programação

1- Sensor de Linha Os sensores seguidores de linha são sensores que detectam as diferentes intensidades de reflexão da luz nos materiais. São muito usados para detectar linhas ou bordas com intensidades de reflexão diferentes da superfície onde estão colocados. Intensidade de reflexão é a capacidade que um material possui de refletir luz.

Funcionamento: O Sensor Smart Seguidor de Linha possui transmissores e receptores de luz infravermelha, que permitem que o sensor determine os valores das intensidades de reflexão dos materiais em diversos pontos.

O sensor seguidor de linha utilizado na montagem do LinusBot é do tipo Pololu QTR-8RC. Ele possui um total de oito sensores disponíveis, sendo possível usar menos, de acordo com a precisão desejada. Como outros tipos de sensores, este possui uma biblioteca própria com funções específicas, que serão repassadas mais adiante.

2- Sensor Ultrassônico O Sensor Ultrassônico é um componente muito comum em projetos com Arduino, e permite que você faça leituras de distâncias entre 2 cm e 4 metros, com precisão de 3 mm. Pode ser utilizado simplesmente para medir a distância entre o sensor e um objeto, como para acionar portas do microcontrolador, desviar um robô de obstáculos, acionar alarmes, etc.

Funcionamento: O funcionamento do sensor se baseia no envio de sinais ultrassônicos pelo sensor, que aguarda o retorno (echo) do sinal, e com base no tempo entre envio e retorno, calcula a distância entre o sensor e o objeto detectado.

O sensor ultrassônico utilizado na montagem do LinusBot é do tipo HC – SR04. Assim como o sensor de linha, este também possui uma biblioteca própria com funções específicas. Sua pinagem é mais simples que o antecessor, contendo apenas um pino GND, um VCC e os pinos Echo e Trigger.

3- Bibliotecas Na ciência da computação, biblioteca é uma coleção de subprogramas utilizados no desenvolvimento de software. Bibliotecas contém código e dados auxiliares, que provém serviços a programas independentes, o que permite o compartilhamento e a alteração de código e dados. Basicamente, as bibliotecas possuem funções pré definidas que auxiliam o programador na construção do código.

Para utilizar uma biblioteca no seu programa em Arduino é necessário, primeiramente, fazer o download da biblioteca desejada e adiciona-la a pasta “libraries”, contida dentro da pasta de instalação do Arduino. Para inseri-las em seu programa basta escrever: #include “nome_da_biblioteca.h” No topo de seu programa. Os sensores mencionados anteriormente possuem bibliotecas específicas com funções que facilitam o trabalho do programador.

4- Prática 10: Sensor de Linha Usaremos: Jumpers Arduino Sensor Infravermelho 5 LED’s 5 resistores de 100Ω Faça as ligações!

Verifique o seu circuito e depois digite o código: //Adição da biblioteca do sensor #include // Definição dos pinos do sensor ligados ao Arduino QTRSensorsRC qtr((unsigned char[]) {14, 15, 16, 17, 18}, 5, 2000, QTR_NO_EMITTER_PIN); // Matriz para armazenar valores dos sensores unsigned int sensors[5];

// Pinos referentes aos LED'S int Red1 = 2; int Yellow1 = 3; int Green = 4; int Yellow2 = 5; int Red2 = 6; void setup(){ pinMode(2,OUTPUT); pinMode(3,OUTPUT); pinMode(4,OUTPUT); pinMode(5,OUTPUT); pinMode(6,OUTPUT);

//Pinos referentes aos sensores pinMode(14,INPUT); pinMode(15,INPUT); pinMode(16,INPUT); pinMode(17,INPUT); pinMode(18,INPUT); // Inicializa a comunicação serial Serial.begin(9600) // Calibração do Sensor int i; for (i = 0; i < 250; i++) { qtr.calibrate(); delay(20); }

void loop(){ unsigned int position = qtr.readLine(sensors); Serial.println(position); // A tela serial nos dará a leitura da posição do sensor if(position < 75){ // Linha totalmente à esquerda digitalWrite(Red1,1); digitalWrite(Yellow1,0); digitalWrite(Green,0); digitalWrite(Yellow2,0); digitalWrite(Red2,0); }

// Linha entre o sensor 0 e 1 else if(position >= 75 && position < 1500){ digitalWrite(Red1,0); digitalWrite(Yellow1,1); digitalWrite(Green,0); digitalWrite(Yellow2,0); digitalWrite(Red2,0); } // Linha entre o sensor 1 e 3, quase ao meio else if(position >= 1500 && position < 2500){ digitalWrite(Red1,0); digitalWrite(Yellow1,0); digitalWrite(Green,1); digitalWrite(Yellow2,0); digitalWrite(Red2,0); }

// Linha entre o sensor 3 e 4 else if(position >= 2500 && position < 3500){ digitalWrite(Red1,0); digitalWrite(Yellow1,0); digitalWrite(Green,0); digitalWrite(Yellow2,1); digitalWrite(Red2,0); } // Linha totalmente à direita else{ digitalWrite(Red1,0); digitalWrite(Yellow1,0); digitalWrite(Green,0); digitalWrite(Yellow2,0); digitalWrite(Red2,1); }

 Fontes bibliográficas: Manual UNO Robótica do Sensor Smart Seguidor de Linha, Disponível em: (Acesso em 04/05/2015 ás 09:30hs)