A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de."— Transcrição da apresentação:

1 Acabias Marques Luiz

2 I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de Números  Operadores condicionais

3  Segundo seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, Ruby é uma linguagem de script interpretada para programação orientada a objetos. Ela é simples, direta, extensível, portável e livre.

4  Tem uma sintaxe simples e operadores fáceis.  Tem recursos de tratamento de exceções para facilitar tratamento de erros.  É uma linguagem completa e orientada a objetos.  A orientação à objetos é desenhada cuidadosamente para ser completa e aberta à melhorias.  Tem blocos em sua sintaxe.  Não precisa de declaração de variáveis e é altamente portável.

5  A primeira coisa a fazer é instalar o pacote do Ruby em seu computador. O Windows tem a vantagem do “One-Click Installer”, que, como instalação de um software comum para o sistema, instala todas as bibliotecas necessárias para a normal utilização do ambiente do Ruby.

6 Para o nosso estudo, instale também o SciTE (editor de códigos de várias linguagens) e o suporte aos Gems do Ruby

7  Após as etapas mostradas anteriormente, deixe o local de instalação em C:\Ruby\  Não se preocupe, depois de instalado o Prompt de Comando do Windows já reconhecerá automaticamente a função ruby, da mesma forma que reconhece automaticamente as funções “time” e “pause”, por exemplo.

8  Depois de tudo instalado, verifique se a função IRB do Ruby está funcionando corretamente.  Abra uma janela do Prompt de Comando do Windows e digite irb –-simple-prompt como mostrado na figura.  Note que depois de chamar o irb, a linha de baixo se tornará como duas setas >>  Para sair do IRB digite EXIT

9  O IRB também pode ser chamado na sua forma padrão.  Execute o Prompt de Comando do Windows e digite apenas irb, assim mostrará a forma padrão do IRB. A forma simplificada é melhor para estudos, por isso utilizarei a forma irb --simple-prompt para continuar o curso.

10  O IRB é um emulador. Ele interpreta/chama funções do Ruby e reproduz os códigos como se fosse um executável.  O IRB é melhor utilizado para testes rápidos, já que não precisa rodar o código inteiro para identificar o conteúdo de variáveis e possíveis erros no código.  Cada linha de código faz o IRB responder como o estado do programa no momento. Por exemplo, se você chamar em uma linha nome = seunome, na próxima linha, por padrão, ele mostra o conteúdo armazenado na variável nome, no caso irá mostrar seunome.

11  Se você utilizar o IRB notará que toda linha de código deve ser digitado depois de duas setas “>>”, elas indicam por onde o código pode começar. Já o sinal “=>” representa a resposta da linha de código, ou seja, o que foi gerado por ela. Linhas de código >> que não retornam nada não exibem, portanto, o “=>”.  Cada vez que for apresentar códigos para serem executados no IRB, apresentarei com as setas >> iniciais. Elas indicaram, sempre que aparecerem, que o código está rodando sob a IRB.

12  Vamos testar o IRB? Você pode, pela linguagem Ruby, utilizar o IRB como calculadora. Tente: (após chamar o IRB no Prompt de Comando, lembra-se? irb --simple-prompt )  >> 1 + 2  => 3  >> 4 – 3  => 1

13  Os operadores aritméticos no Ruby são: SímboloSignificado +adição -subtração *multiplicação /divisão **elevado a um expoente %resto (de uma divisão)

14  O Ruby entende duas classes de números: Integer (inteiro) e Float (decimal).  >> 3 * 2  >> 4 / 2  >> 3 – 5  >> 3 / 2  Ao fazer 3 / 2 (ou seja, três dividido por dois) o Ruby retornará a parte inteira do número, já que a conta foi feita utilizando dois inteiros.

15  Lembre-se:  Operação com inteiros retorna inteiro.  Operação com float retorna float  Operação com inteiros e float retorna float.  Números decimais são separados por ponto. (como na língua inglesa) e não por vírgula (como no Brasil).

16  Ruby opera bem com números muito grandes ou muito pequenos. Suponha que você deseja guardar o número 192349562563447.  Bem, isso é difícil de ler. Então, em inglês, você normalmente escreve isso como "192,349,562,563,447". Ruby faz algo similar, usando underline ‘ _ ’:

17  Você quer 17_000_000_000_000_000_000 ou 0.000_000_000_000_321? Normalmente você usaria notação científica para escrever 1.7 x 10 19 e 3.21 x 10 -13. Novamente, Ruby lhe oferece uma alternativa.

18  No Ruby também é possível os testes condicionais. Os operadores condicionais mais comuns são: operadorsignificado ==igual a !=diferente de >maior que <menor que >=maior ou igual a <=menor ou igual a

19  O Ruby também possui a notação verdadeiro (TRUE) e falso (FALSE).


Carregar ppt "Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google