A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo"— Transcrição da apresentação:

1 Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
P.S.I. Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo

2 Leia um nº inteiro e diga se este é positivo, negativo ou neutro (0).
Algoritmo Números [verifica se o nº é positivo, negativo, ou nulo] Inteiro: valor Início ler valor Se valor > 0 Então Mostrar “o valor é positivo” Senão Se valor < 0 Mostrar “o valor é negativo” Mostrar “o valor é nulo” FimSe Fim Neste algoritmo começamos por declarar uma variável inteira com o nome “valor”. As instruções iniciam-se com a leitura do número introduzido pelo utilizador, que será guardado na variável “valor”. Verificamos se o número guardado em “valor” é maior que 0, se esta condição for verdadeira, então mostramos a mensagem “o valor é positivo”. Caso a condição seja falsa verificamos se o valor é menor que 0, se esta condição for verdadeira, então mostramos a mensagem “o valor é negativo”. Caso a condição seja falsa, então temos a certeza que o valor não é maior nem menor que 0, logo é igual a 0, sendo assim mostramos a mensagem “o valor é nulo”

3 Leia 2 nºs e mostre o resultado da divisão se for possível Nota: impossível dividir por 0 – divisor tem de ser diferente de 0. Algoritmo Divide [tenta dividir 2 números] Real: dividendo, divisor, resultado Início Ler dividendo Ler divisor Se divisor = 0 Então Mostrar “Impossível dividir por 0” Senão resultado  dividendo / divisor Mostrar resultado FimSe Fim Neste algoritmo começamos por declarar 3 variáveis reais: dividendo, divisor e o resultado. As instruções iniciam-se com a leitura do dividendo e do divisor que são armazenados nas respectivas variáveis. Testamos de seguida se o divisor é igual a 0, se for verdade significa que não podemos fazer a divisão, então mostramos a seguinte mensagem “Impossível dividir por 0”. Caso a condição seja falsa significa que podemos fazer a divisão, e é o que sucede, fazemos a divisão, armazenamos o resultado na variável “resultado” e mostramos o resultado.

4 Faça um algoritmo que leia 2 valores inteiros, e: Se forem iguais o algoritmo deverá mostrar o resultado da soma dos 2 valores Se não forem iguais o algoritmo deverá mostrar o resultado da multiplicação dos dois. Algoritmo Operações [soma ou multiplica valores] Inteiro: valor1, valor2, resultado Início Ler valor1, valor2 Se valor1= valor2 Então resultado=valor1 + valor2 Senão resultado=valor1 * valor2 FimSe Mostrar resultado Fim Começamos por declarar 3 variáveis inteiras: valor1,valor2 e resultado, onde será guardado o resultado da operação. As instruções iniciam-se com a leitura dos dois valores introduzidos pelo utilizador. Testamos se se os valores são iguais, se esta condição for verdadeira, então somamos os dois valores e armazenamos o resultado na variável “resultado”. Caso a condição seja negativa procedemos à multiplicação dos dois valores e ao armazenamento do resultado na variável “resultado” Por fim mostramos o resultado da operação

5 Divisão Calculadora


Carregar ppt "Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google