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Algoritmo e Programação

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Apresentação em tema: "Algoritmo e Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmo e Programação
Tathiana E. Silva

2 Dados Os dados em um computador devem ser armazenados de acordo com o tipo de informação que se deseja representar e com o tipo de operação que será realizada com eles. Inteiro Real Caractere Lógico

3 Dados Inteiro são os números pertencentes ao conjunto dos Inteiros, isto é, que não possuem parte fracionária. Podem ser positivos, nulos ou negativos. Exemplos: 2, 72, 65535, 0, -2. Real são os números pertencentes ao conjunto dos Reais, isto é, que podem possuir parte fracionária. Também são chamados de ponto flutuante devido à maneira como o computador os armazena. Exemplos: 2.12, −3.5, ,

4 Dados Caractere são os valores pertencentes ao conjunto de todos os caracteres numéricos (0...9), alfabéticos (a...z,A...Z) e especiais # $ % & *). Esse conjunto também é conhecido como conjunto de caracteres alfanuméricos. Exemplos: "João Francisco", "Rua Ismael Soares", "Hotel Feliz", "?" Obs: As aspas duplas (") são usadas para indicar o início e o fim das cadeias de caracteres mas não fazem parte dela. Já o espaço em branco entre as palavras é um caractere.

5 Dados Lógico é o tipo utilizado para representar informações que só podem assumir dois valores, o valor verdadeiro (V) ou o valor falso (F). Estes valores também podem ser entendidos como: ligado/desligado, 1/0, alto/baixo, fechado/aberto, etc.

6 Constantes e Variáveis
No algoritmo existem os dados constantes e os variáveis. Um dado é constante quando seu valor não se altera, permanece o mesmo desde o início até o final da execução. Já um dado que pode ter seu valor alterado durante a execução do programa é uma variável. Por exemplo, no cálculo da área de uma circunferência (A = p r2), o valor de p é constante, pois é sempre igual a , e o raio r é variável, pois pode assumir diferentes valores a cada cálculo da área.

7 Identificação de Dados
Todo dado deve estar associado a um nome, um identificador. O conteúdo deste identificador será o dado em si e o seu nome será usado para acessar o dado e realizar operações com o mesmo.

8 Identificação de Dados
Regras de identificação de dados: Sempre começar com uma letra ou com o caractere ’_’; Pode ser seguido por um ou mais caracteres alfanuméricos; Não conter caracteres especiais nem espaços com exceção do sublinhado ’_’ ; Não é permitido utilizar palavras reservadas (palavras próprias da linguagem de programação, como os comandos, tipos de variáveis, etc).

9 Identificação de Dados
Exemplos de identificadores válidos: raio, _nome, R, num_clientes, BJ33f15, NumPessoasDoentes. Exemplos de identificadores inválidos: (ee), 32-vr, mil*, 12ddd, o:P

10 Definição de Dados O primeiro passo para utilizarmos os dados é a nomeação do seu idenficador e a definição do seu tipo da seguinte forma: Variáveis <identicador1> [, <identicador2>,...] : <tipo1> <identicador3> [, <identicador4>,...] : <tipo2> Constantes <identicador1> <- <valor1> <identicador2> <- <valor2> <identicador3> <- <valor3>

11 Definição de Dados Exemplos: Variáveis marca, modelo : caractere
ano : inteiro preco : real vendido : logico Constante PI< MAXIMO<-100

12 Atribuição de Dados Processo de atribuir ou alterar o valor dos dados de um identificador. É representada pelo símbolo =. <variável> <- <expressão> Ex: TipoVeiculo <- “motocicleta” Aceleracao < Massa <- 12.3 Forca <- Massa * Aceleracao Usado <- FALSO

13 Atribuição de Dados Uma variável pode armazenar apenas um único valor por vez e sempre que um novo valor é atribuído o valor anterior é perdido. Por exemplo: Algoritmo “ex1” var I : inteiro inicio I <- 222 I <- 1000 I <- 23 fimalgoritmo

14 Expressões Aritméticas
Operadores aritméticos com valores numéricos Operação Operador Exemplo Adição + 2+3, 9+x Subtração - x-1, f(x)-2 Multiplicação * 2*x, 2*g(x) Divisão / 1/x, 2/f(x) Divisão Inteira \ 5\2 = 2 Resto da Divisão % 8%3 = 2 Potenciação ^ 10^x, 2^3

15 Expressões Aritméticas
As regras de precedência de operadores são respeitadas normalmente nos algoritmos. (5+3)^2*(5-2) ≠ ^2*5-2+8 8^2* *5-2+8 64* 48+8

16 Expressões Lógicas Maior > Menor < Igual = Diferente <>
Valor só pode ser verdadeiro ou falso. Operadores relacionais: Operador Símbolo Maior > Menor < Igual = Diferente <> Maior ou igual >= Menor ou igual <=

17 escreva (lista-de-expressões)
Comandos de Saída Para imprimir algum tipo de informação na tela do computador usamos o comando: escreva (lista-de-expressões) Exemplos: escreva (“Olá Mundo!”)

18 Comandos de Saída As aspas definem a sequência de caracteres mas não são impressas. Exemplos: ttt < ttt <- 123 escreva (ttt) escreva (“ttt”)

19 Comandos de Saída É possível escrever quaisquer tipos de dados existentes, inclusive resultado de expressões. Exemplos: escreva (8<9) escreva (“8<9”)

20 Comandos de Saída É possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Exemplos: x<-200 escreva ("Valor de x é ", x) escreva ("Valor de x é ", x:10) escreve em 10 espaços

21 Comandos de Saída Para variáveis reais, pode-se também especificar o número de casas fracionárias que serão exibidas . Exemplos: P< escreva ("Valor de P é ", P) escreva ("Valor de P é ", P:5:2) escreve em 5 espaços com 2 casas decimais

22 Comandos de Saída O comando escreval (lista-de-expressões) tem o mesmo funcionamento que o escreva com a diferença de pular uma linha em seguida. Exemplos: escreva (“Olá Mundo!”)

23 Comandos de Saída algoritmo "exemplo" var x: real     y: inteiro     a: caractere     l: logico inicio x < y <- 6 a <- "teste" l <- VERDADEIRO escreval ("x", x:4:1, y+3:4) escreval (a, "ok")           escreval (a, " ok")          escreval (a + " ok")         escreva (l)                  fimalgoritmo 1-> 2-> 3-> 4-> 5->

24 leia (lista-de-variaveis)
Comandos de Entrada Para receber informações de fora do algoritmo, a partir do teclado do computador usamos o comando: leia (lista-de-variaveis) As variáveis que irão armazenar os valores lidos já devem ter sido declaradas e os valores lidos devem ser compatíveis com os tipos de cada variável. Por exemplo, a informação do código de cliente deve ser um valor do tipo inteiro, a informação do nome deve ser do tipo caractere, etc.

25 Comandos de Entrada No comando leia, a tela de execução é aberta e fica aguardando que um valor seja digitado. A leitura é encerrada quando é pressionada a tecla Enter (<┘). Exemplo: algoritmo “exemplo" var codigo_cliente: inteiro nome_cliente: caractere inicio leia(codigo_cliente) leia(nome_cliente) fimalgoritmo

26 Comandos de Entrada É possível avisarmos o usuário sobre qual tipo de informação o algoritmo está precisando. algoritmo “exemplo" var codigo_cliente: inteiro nome_cliente: caractere inicio escreva(“Digite código do cliente e tecle <ENTER>”) leia(codigo_cliente) escreva(“Digite o nome do cliente e tecle <ENTER>”) leia(nome_cliente) fimalgoritmo

27 Comandos de Entrada Após execução:

28 Comandos de Entrada Quando a execução ocorre sem ser pelo DOS, o próprio VisuAlg abre uma janela informando qual valor deverá ser informado. leia(codigo_cliente) leia(nome_cliente)


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