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Lógica de Programação/ Algoritmos 2013
Prof. Esp. Valdeci Ançanello
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Lógica de programação O que é Lógica?
A Lógica trata da correção do pensamento, procura saber porque pensamos assim e não de outro jeito, ela nos ensina a usar corretamente as leis do pensamento.
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Lógica de programação Muitas pessoas gostam de falar ou julgar que possuem e sabem usar o raciocínio lógico, porém, quando questionadas direta ou indiretamente, perdem esta linha de raciocínio.
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Lógica de programação O aprendizado desta técnica é necessário para quem deseja trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas. Mas, muitas outras profissões se utilizam do conceito, haja visto, que a lógica pertence a matemática.
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Lógica de programação Usar a lógica é um fator a ser considerado por todos, pois no dia-a-dia dentro das organizações é solucionar problemas e atingir objetivos.
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Aplicabilidade da lógica no auxilio do desenvolvimento de programas.
Lógica de programação Aplicabilidade da lógica no auxilio do desenvolvimento de programas. A técnica mais importante no projeto da lógica é chamada de programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia de projeto, objetivando:
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Lógica de programação Agilizar a codificação da escrita da programação; Facilitar a depuração de sua leitura; Facilitar as alterações e atualizações de programas; Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelos programas;
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Lógica de programação Existe Lógica no dia a dia?
Sempre que pensamos, a Lógica ou a Ilógica nos acompanham, quando falamos também, pois a palavra falada é a representação do pensamento.
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Lógica de programação Visto que a palavra escrita é a representação da palavra falada, também pensamos quando escrevemos, utilizando a Lógica ou a Ilógica.
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Lógica de programação Daí percebemos a importância da Lógica na nossa vida, não só na teoria, como também na prática, já que quando queremos pensar, falar ou escrever corretamente precisamos colocar Ordem no Pensamento
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Algoritmos
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Algoritmos Construir algoritmos é o objetivo fundamental de toda a programação, mas o que é Algoritmo? “Algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita de passos, atingindo o objetivo”
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Algoritmos Ao contrário do que se pensa, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer às necessidades da computação, pelo contrário,a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos.
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Algoritmos Mas afinal, o que é Algoritmo?
Podemos definir Algoritmo como uma sequencia de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema.
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Algoritmos O aprendizado de algoritmos não é uma tarefa muito fácil, só se consegue através de muitos exercícios, treinamento e atenção.
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Algoritmos Existem diversas formas de representação de algoritmos, algumas tratam os problemas apenas em nível lógico, abstraindo-se de detalhes de implementação muitas vezes relacionadas com alguma linguagem de programação.
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Algoritmos Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidos temos: Descrição Narrativa; Fluxograma Convencional; Pseudocódigo, também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol.
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Algoritmos Descrição Narrativa
Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em uma linguagem natural.
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Fluxograma Convencional
Algoritmos Fluxograma Convencional É uma representação gráfica de algoritmos onde forma geométricas diferentes implicam ações ( instruções, comandos) distintos.
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Algoritmos Pseudocódigo
É a forma de representação mais rica em detalhes, como definição dos tipos de variáveis usadas nos algoritmos e, por, assemelhar-se bastante a forma em que os programas são escritos.
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Algoritmos O pseudocódigo é uma técnica de algoritmização baseada em uma PDL – Programam Design Language (Linguagem de Projeto de Programação). A forma original de escrita é conhecida como inglês estruturado, muito parecida com a notação da linguagem Pascal
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Algoritmos A PDL (nosso caso Português Estruturado) é usada como referencia genérica para uma linguagem de projeto de programação, tendo como finalidade mostrar uma notação para elaboração de algoritmos, os quais serão utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional (Clipper, C, Pascal, Delphi, Visual-objects, etc.)
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Algoritmos Sintaxe ALGORITMO <nome do algoritmo> <declaração de variáveis> INICIO <corpo do algoritmo> <comandos> FIM
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Exemplo de Algoritmo Algoritmo média; Var Resultado : literal [15];
N1,N2,N3, MEDIA : REAL; INICIO LEIA (N1); LEIA (N2); LEIA (N3); MEDIA (N1+ N2 + N3 )/3; SE (MEDIA >= 7) ENTÃO RESULTADO “APROVADO” SENÃO RESULTADO “REPROVADO”; FIM-SE ESCREVA “RESULTADO”, RESULTADO FIM
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Tipos de Dados
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Tipos de Dados Antes de iniciar o estudo de programação, é necessário considerar que um computador nada mais é do que uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações, sendo que estas informações classificam-se em dois tipos básicos: instruções e dados
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Tipos de Dados As instruções, é que comandam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como devem ser tratados os dados.
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Tipos de Dados Os dados são representados pelas informações a serem tratadas (processadas) por um computador. Essas informações estão caracterizadas por três tipos de dados ( ou tipos primitivos), a saber: Dados Numéricos (real e inteiro); Dados caracteres (literal); Dados Lógicos (falso e verdadeiro)
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Tipos de Dados Dados Numéricos Tipo Inteiro: São aqueles que não possuem números fracionários ou decimais. São caracterizados como tipos inteiros os dados numéricos positivos, negativos e nulos, excluindo-se destes qualquer número fracionário Ex: 35; -45;
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Tipos de Dados Dados Numéricos Tipo Real, são aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionários; São caracterizados como tipos reais os dados numéricos positivos, negativos, nulos e números fracionários. Ex. 35; -1,5; 51,65
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Tipos de Dados Tipos caracteres (Literal)
São caracterizados como tipo literal as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres dever ser indicada entre aspas (“ “). Este tipo de dado é também conhecido como alfanumérico, string, ou cadeia. Ex. “Engenharia de Produção” “ ” “ ”
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Tipos de Dados Tipos Lógicos
São caracterizados como tipos Lógicos os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores, é também conhecido como dado Booleano.
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Constantes Entendemos que uma informação é constante quando não sofre nenhuma variação no decorrer do tempo. Constantes é um determinado valor fixo que não se modifica durante a execução de um programa. Ex. “Não Fume” Pi = 3,1416
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Variáveis
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Variáveis Uma informação é classificada como variável quando tem a possibilidade de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo, tudo que é incerto, instável ou inconstante. Ex: peso de uma pessoa cotação dólar
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Variáveis Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto.
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Variáveis Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.
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Variáveis Todo dado armazenado na memória do computador deve ser previamente identificado, ou seja, primeiro é necessário saber qual o tipo para depois fazer o seu armazenamento adequado. Estando armazenado o dado ele poderá ser manipulado e utilizado a qualquer momento.
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Variáveis O nome de uma variável é utilizado para sua identificação e posterior uso dentro de um programa. Sendo assim, é necessário estabelecer algumas regras de utilização: Nomes de uma variável poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres; O primeiro caractere do nome de uma variável não poderá ser em hipótese alguma, um número; sempre uma letra.
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Variáveis O nome de uma variável não poderá possuir espaços em branco;
Não poderá ser o nome de uma variável uma palavra reservada a uma instrução de programa; Não poderão ser utilizados outros caracteres a não ser letra e números. Todas as variáveis utilizadas no programa deverão ser definidas no inicio do mesmo
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Variáveis A palavra chave VAR deverá estar presente sempre e será utilizada uma única vez na definição de um conjunto de uma ou mais variáveis; Numa mesma linha poderão ser definidas uma ou mais variáveis do mesmo tipo, deve-se separar os nomes das mesmas por virgulas;
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Variáveis Variáveis de tipos diferentes devem ser obrigatoriamente declaradas em linhas diferentes
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Variáveis Um dos objetivos de se declarar variáveis no inicio do algoritmo é para que seja reservada (alocada) uma área na memória.
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Numérico Literal Lógico
Variáveis Representação gráfica dos diversos tipos de dados: Tipos de dados Numérico Literal Lógico Inteiro Real
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Variáveis Exemplo de declaração de variáveis em um algoritmo:
Algoritmo Salariofun; Var nome,cargo : literal [25]; idade : inteiro; salario : real; temfilhos: lógico; .
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