A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica de Programação/ Algoritmos 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica de Programação/ Algoritmos 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação/ Algoritmos 2013
Prof. Esp. Valdeci Ançanello

2 Lógica de programação O que é Lógica?
A Lógica trata da correção do pensamento, procura saber porque pensamos assim e não de outro jeito, ela nos ensina a usar corretamente as leis do pensamento.

3 Lógica de programação Muitas pessoas gostam de falar ou julgar que possuem e sabem usar o raciocínio lógico, porém, quando questionadas direta ou indiretamente, perdem esta linha de raciocínio.

4 Lógica de programação O aprendizado desta técnica é necessário para quem deseja trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas. Mas, muitas outras profissões se utilizam do conceito, haja visto, que a lógica pertence a matemática.

5 Lógica de programação Usar a lógica é um fator a ser considerado por todos, pois no dia-a-dia dentro das organizações é solucionar problemas e atingir objetivos.

6 Aplicabilidade da lógica no auxilio do desenvolvimento de programas.
Lógica de programação Aplicabilidade da lógica no auxilio do desenvolvimento de programas. A técnica mais importante no projeto da lógica é chamada de programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia de projeto, objetivando:

7 Lógica de programação Agilizar a codificação da escrita da programação; Facilitar a depuração de sua leitura; Facilitar as alterações e atualizações de programas; Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelos programas;

8 Lógica de programação Existe Lógica no dia a dia?
Sempre que pensamos, a Lógica ou a Ilógica nos acompanham, quando falamos também, pois a palavra falada é a representação do pensamento.

9 Lógica de programação Visto que a palavra escrita é a representação da palavra falada, também pensamos quando escrevemos, utilizando a Lógica ou a Ilógica.

10 Lógica de programação Daí percebemos a importância da Lógica na nossa vida, não só na teoria, como também na prática, já que quando queremos pensar, falar ou escrever corretamente precisamos colocar Ordem no Pensamento

11 Algoritmos

12 Algoritmos Construir algoritmos é o objetivo fundamental de toda a programação, mas o que é Algoritmo? “Algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita de passos, atingindo o objetivo”

13 Algoritmos Ao contrário do que se pensa, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer às necessidades da computação, pelo contrário,a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos.

14 Algoritmos Mas afinal, o que é Algoritmo?
Podemos definir Algoritmo como uma sequencia de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema.

15 Algoritmos O aprendizado de algoritmos não é uma tarefa muito fácil, só se consegue através de muitos exercícios, treinamento e atenção.

16 Algoritmos Existem diversas formas de representação de algoritmos, algumas tratam os problemas apenas em nível lógico, abstraindo-se de detalhes de implementação muitas vezes relacionadas com alguma linguagem de programação.

17 Algoritmos Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidos temos: Descrição Narrativa; Fluxograma Convencional; Pseudocódigo, também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol.

18 Algoritmos Descrição Narrativa
Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em uma linguagem natural.

19 Fluxograma Convencional
Algoritmos Fluxograma Convencional É uma representação gráfica de algoritmos onde forma geométricas diferentes implicam ações ( instruções, comandos) distintos.

20 Algoritmos Pseudocódigo
É a forma de representação mais rica em detalhes, como definição dos tipos de variáveis usadas nos algoritmos e, por, assemelhar-se bastante a forma em que os programas são escritos.

21 Algoritmos O pseudocódigo é uma técnica de algoritmização baseada em uma PDL – Programam Design Language (Linguagem de Projeto de Programação). A forma original de escrita é conhecida como inglês estruturado, muito parecida com a notação da linguagem Pascal

22 Algoritmos A PDL (nosso caso Português Estruturado) é usada como referencia genérica para uma linguagem de projeto de programação, tendo como finalidade mostrar uma notação para elaboração de algoritmos, os quais serão utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional (Clipper, C, Pascal, Delphi, Visual-objects, etc.)

23 Algoritmos Sintaxe ALGORITMO <nome do algoritmo> <declaração de variáveis> INICIO <corpo do algoritmo> <comandos> FIM

24 Exemplo de Algoritmo Algoritmo média; Var Resultado : literal [15];
N1,N2,N3, MEDIA : REAL; INICIO LEIA (N1); LEIA (N2); LEIA (N3); MEDIA (N1+ N2 + N3 )/3; SE (MEDIA >= 7) ENTÃO RESULTADO “APROVADO” SENÃO RESULTADO “REPROVADO”; FIM-SE ESCREVA “RESULTADO”, RESULTADO FIM

25 Tipos de Dados

26 Tipos de Dados Antes de iniciar o estudo de programação, é necessário considerar que um computador nada mais é do que uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações, sendo que estas informações classificam-se em dois tipos básicos: instruções e dados

27 Tipos de Dados As instruções, é que comandam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como devem ser tratados os dados.

28 Tipos de Dados Os dados são representados pelas informações a serem tratadas (processadas) por um computador. Essas informações estão caracterizadas por três tipos de dados ( ou tipos primitivos), a saber: Dados Numéricos (real e inteiro); Dados caracteres (literal); Dados Lógicos (falso e verdadeiro)

29 Tipos de Dados Dados Numéricos Tipo Inteiro: São aqueles que não possuem números fracionários ou decimais. São caracterizados como tipos inteiros os dados numéricos positivos, negativos e nulos, excluindo-se destes qualquer número fracionário Ex: 35; -45;

30 Tipos de Dados Dados Numéricos Tipo Real, são aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionários; São caracterizados como tipos reais os dados numéricos positivos, negativos, nulos e números fracionários. Ex. 35; -1,5; 51,65

31 Tipos de Dados Tipos caracteres (Literal)
São caracterizados como tipo literal as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres dever ser indicada entre aspas (“ “). Este tipo de dado é também conhecido como alfanumérico, string, ou cadeia. Ex. “Engenharia de Produção” “ ” “ ”

32 Tipos de Dados Tipos Lógicos
São caracterizados como tipos Lógicos os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores, é também conhecido como dado Booleano.

33 Constantes Entendemos que uma informação é constante quando não sofre nenhuma variação no decorrer do tempo. Constantes é um determinado valor fixo que não se modifica durante a execução de um programa. Ex. “Não Fume” Pi = 3,1416

34 Variáveis

35 Variáveis Uma informação é classificada como variável quando tem a possibilidade de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo, tudo que é incerto, instável ou inconstante. Ex: peso de uma pessoa cotação dólar

36 Variáveis Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto.

37 Variáveis Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

38 Variáveis Todo dado armazenado na memória do computador deve ser previamente identificado, ou seja, primeiro é necessário saber qual o tipo para depois fazer o seu armazenamento adequado. Estando armazenado o dado ele poderá ser manipulado e utilizado a qualquer momento.

39 Variáveis O nome de uma variável é utilizado para sua identificação e posterior uso dentro de um programa. Sendo assim, é necessário estabelecer algumas regras de utilização: Nomes de uma variável poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres; O primeiro caractere do nome de uma variável não poderá ser em hipótese alguma, um número; sempre uma letra.

40 Variáveis O nome de uma variável não poderá possuir espaços em branco;
Não poderá ser o nome de uma variável uma palavra reservada a uma instrução de programa; Não poderão ser utilizados outros caracteres a não ser letra e números. Todas as variáveis utilizadas no programa deverão ser definidas no inicio do mesmo

41 Variáveis A palavra chave VAR deverá estar presente sempre e será utilizada uma única vez na definição de um conjunto de uma ou mais variáveis; Numa mesma linha poderão ser definidas uma ou mais variáveis do mesmo tipo, deve-se separar os nomes das mesmas por virgulas;

42 Variáveis Variáveis de tipos diferentes devem ser obrigatoriamente declaradas em linhas diferentes

43 Variáveis Um dos objetivos de se declarar variáveis no inicio do algoritmo é para que seja reservada (alocada) uma área na memória.

44 Numérico Literal Lógico
Variáveis Representação gráfica dos diversos tipos de dados: Tipos de dados Numérico Literal Lógico Inteiro Real

45 Variáveis Exemplo de declaração de variáveis em um algoritmo:
Algoritmo Salariofun; Var nome,cargo : literal [25]; idade : inteiro; salario : real; temfilhos: lógico; .


Carregar ppt "Lógica de Programação/ Algoritmos 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google