A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos."— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos

2 Estrutura de Repetição
Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes; Cria-se para isso um looping para efetuar o processamento tantas vezes quantas forem necessárias; Loopings são também conhecidos com laços de repetição ou malhas de repetição.

3 Estrutura de Repetição
Existem comandos apropriados para efetuar a repetição: enquanto; repita; e para. A principal vantagem é que o algoritmo passa a ter um tamanho menor, podendo ampliar o processamento, sem alterar o tamanho do código;

4 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto Efetua um teste lógico no início do looping; Um determinado conjunto de instruções será executado enquanto a condição verificada for verdadeira; No momento em que a condição se torna falsa, o processamento é desviado para fora do looping; Se a condição for falsa logo de início, as instruções do looping são ignoradas.

5 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto fluxograma

6 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto Português estruturado enquanto (condição) faca <instruções para condição verdadeira> fimenquanto

7 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

8 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Criar uma variável para servir como contador com valor inicial 1; Enquanto o contador for menor ou igual a 5, processar os passos 3, 4, 5; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Quando o contador for maior que 5, encerrar o processamento do looping.

9 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto fluxograma

10 Estrutura de Repetição
Estrutura enquanto Português estruturado algoritmo “Exemplo_Enquanto” var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 enquanto (cont <= 5) faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 fimenquanto fimalgoritmo

11 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Efetua um teste lógico no fim do looping; Um conjunto de instruções é executado enquanto a condição se mantém falsa, quando ela for verdadeira o processamento sai do looping; Processa a execução de um conjunto de instruções pelo menos uma vez antes de verificar a validade da condição; Processará um conjunto de instruções pelo menos uma vez até que a condição se torne verdadeira;

12 Estrutura de Repetição
Estrutura repita fluxograma

13 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Português estruturado repita <lista de comandos> ate (condição)

14 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

15 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Criar uma variável contador com valor inicial 1; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja maior que 5.

16 Estrutura de Repetição
Estrutura repita fluxograma

17 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Português estruturado algoritmo “Exemplo_Repita” var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 repita leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 ate (cont >= 5) fimalgoritmo

18 Estrutura de Repetição
Estrutura para Tem o seu funcionamento controlado por uma variável denominada contador; Executa um conjunto de instruções um determinado número de vezes; Utilizado quando se sabe previamente o número de vezes que uma seqüência de instruções deverá ser executada.

19 Estrutura de Repetição
Estrutura para fluxograma Processamento predefinido ou Preparação

20 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Português estruturado para <variável> de <inicio> ate <fim> passo <incremento> faca <lista de comandos> fimpara

21 Estrutura de Repetição
Estrutura para Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

22 Estrutura de Repetição
Estrutura para Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Definir um contador variando de 1 a 5; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja encerrado.

23 Estrutura de Repetição
Estrutura para fluxograma

24 Estrutura de Repetição
Estrutura repita Português estruturado algoritmo “Exemplo_Para” var X, R, cont : inteiro inicio para cont de 1 ate 5 passo 1 faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) fimpara fimalgoritmo


Carregar ppt "Algoritmos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google