Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

A ORIGEM DOS GREGOS.
A GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga.
Modo-de-produção escravista
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
OBJETIVOS LOCALIZAR AS REGIÕES DA GRÉCIA ANTIGA
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
A Civilização Grega ou Helênica
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Formação e afirmação da pólis
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
GRÉCIA INÍCIO.
Antiguidade Clássica - Grécia
Prof. Sidnei, O Belíssimo
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
A Grécia Antiga.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
Grécia.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Grécia Antiga.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
GRÉCIA ANTIGA.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES TEXTO DE ENCAIXE
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral
A Grécia Antiga.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
Idade Antiga Prof. Filipe Balieiro. A divisão da História Geral.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan

Antiguidade Clássica: Conceito criado por historiadores, o qual busca enquadrar de forma metodológica as bases da civilização ocidental Forma de Pensamento Forma de Organização Política e Social - Ou seja, cria-se uma imagem de que: Antiguidade Oriental: exótica e distante da nossa realidade. Antiguidade Clássica: modelo, base, legado e próxima de nossa realidade.

As características geológicas do território grego ( acidentado, montanhoso e insular) determinou a forma de ocupação humana na região bem como o desenvolvimento econômico com grande importância para o comércio marítimo (solo pobre para a agricultura). O relevo montanhoso isolava as localidades, fazendo com que cada povoamento buscasse uma forma de governo específica.

Período Pré-Homérico ( XX a XII a.C) Poucas Informações sobre o período Civilização na Ilha de Creta (controle comercial marítimo) Por volta de a.C invasão de povos indo-europeus: Aqueus, Eólios e Jônios. Por volta de chegam os dórios (domínio do ferro). Destruição da civilização cretense e fuga populacional. - Fuga para as regiões montanhosas - Fuga além mar (Ilhas do Mar Egeu e Ásia Menor): Primeira Diáspora Grega ! ( Fuga + colonização)

Período Homérico (XII a VIII a.C) Relatos Históricos: Ilíada e Odisseia Aparecimento de pequenas comunidades agrárias autossuficientes de estrutura familiar : GENOS Nesses genos a propriedade era coletiva e encabeçada por um PATER (Sociedade Patriarcal).

A Ilíada é atribuída a Homero, que se julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Grécia Antiga, e constitui o mais antigo e extenso documento literário grego que chegou nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria e a existência real de Homero. Ao que tudo indica a Guerra de Tróia talvez nunca tenha existido e só fizesse parte do imaginário do povo grego.

Problema !!! Os genos apresentaram um crescimento populacional considerável ao longo do tempo. Isso gerou um grande problema, já que o território grego, além de pequeno, era acidentado (montanhoso). Não havia espaço suficiente para todos ! Tentativa de solução: fusão de vários genos entre si. O pater passa a atribuir a si a propriedade de mais e melhores terras convertendo-se num grande proprietário e convivendo com a pequena propriedade dos mais fracos. Essa constante aglutinação dos genos terá duas implicações Início da desigualdade social na Grécia Antiga ! O resultado final dessa aglutinação será a formação das cidades-estado gregas ( PÓLIS) Segunda fuga populacional: Segunda Diáspora Grega !

Período Arcaico ( VIII a.C- VI a.C) : surgimento da pólis (cidade-estado).

ACRÓPOLE ASTY ÁGORA

Questão Terminológica: Cidade-Estado O ideia de cidade-estado, por mais que tenha surgido na História Antiga, ainda se faz presente na atualidade. Ex: Singapura, Vaticano, Hong Kong e Mônaco. A cidade-estado tem como pressuposto o governo autárquico e a independência a qualquer outra cidade. Possui, também, autossuficiência econômica.

Do Período Arcaico (VIII a VI a.C) ao Período Clássico (V a IV a.C) O DESENVOLVIMENTO DAS PÓLIS: Atenas e Esparta

Atenas (Origem Jônica) Originalmente, no período arcaico, Atenas detinha uma economia agrícola.O poder era baseado na posse da terra Eupátridas: grandes proprietários Georgoi: pequenos proprietários Thetas: trabalhadores sem terra Obs: Controle político de uma Oligarquia fundiária !

QUESTÃO EXTERNA (PRESSÃO ECONÔMICA): O processo de colonização do Mediterrâneo acabou provocando transformações profundas, em todos os níveis, em Atenas. O crescente comércio fez surgir na cidade um grupo de comerciantes prósperos, os demiurgos. Esses comerciantes só possuíam poder econômico e não político. Aparecimento da escravidão (escravos como produto de importação) e prejuízo para os georgois ( endividamento e escravização por dívidas) Tensão Social ! Necessidade de Mudanças !

Drácon: Introdução de Leis Escritas Sólon: Proibiu escravidão por dívidas e propôs um regime político censitário, ou seja, fundado na riqueza e não pelo nascimento.

As propostas de Sólon não foram suficientes para contornar o caos interno. O modelo oligárquico entra em colapso e líderes oportunistas passam a assumir o governo da cidade (tiranos).Porém, os problemas continuam.

Reformas de Clístenes (507 a.C)

Esparta (Origem Dória/Dórica) Localização privilegiada (terras férteis) Economia essencialmente agrícola com comércio controlado. Sociedade Espartana: 1- Espartanos(descendentes dos dórios): controle das melhores terras. 2- Periecos: pequenos proprietários e comerciantes. 3- Hilotas (descendentes dos aqueus conquistados): servos do Estado

Política Espartana Gerúsia ( Conselho de anciãos) : preparava as leis a serem executadas pelo Eforato. A Ápela (assembléia de cidadãos guerreiros) escolhiam os 28 gerontes e os 5 éforos. O comando do exército cabia à dois reis (diarquia).