Projeto Componente 2 Avanços tecnológicos... Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SPS AGRITEMPO Fábio Marin Embrapa Informática Agropecuária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PC: Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para culturas consorciadas e de apelo regional. Maurício Antonio Coelho Filho - CNPMF.
Advertisements

Francisco Vilar Brasileiro
Estudo Probabilístico de Obtenção de Lucro em Plantios de Milho e de Feijão no Estado do Ceará - Uma abordagem sobre Gestão de Risco Climático na Agricultura.
PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO
MONITORAMENTO DA OCUPAÇÃO AGRÍCOLA
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)
Conjuntura do Milho e Mecanismos de Sustentação de Preços
AULA DE PREVISÃO DE TEMPO
Componente 6 – Plano de ação 4
IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL NO ARROZ IRRIGADO DO RIO GRANDE DO SUL
Embrapa Informática Agropecuária
Desenvolvimento de métodos
Zoneamento Agrícola Prof. Dr. Emerson Galvani
Evaporação e Transpiração
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG CLIMATOLOGIA I CONCEITOS INICIAIS Professor: Emerson Galvani.
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SP SOJA Agritempo
Importância e Uso da Rede Agrometeorológica no Estado de São Paulo: INFOSECA Centro de Monitoramento e Mitigação de Seca e Adversidades Hidrometeorológicas.
Definições e Conceitos de Tempo e Clima
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA.
Rogério Teixeira de Faria, PhD
Tendências climáticas Junho/2014 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.
Soja Brasil Situação e Perspectiva I Seminário Outlook Regional de La Agroindustria Buenos Aires, 27 e 28 julho 2005 Apresentação: João Paulo de Moraes.
Efeito das mudanças climáticas sobre a aptidão climática para cana-de-açúcar no Estado de São Paulo Felipe Gustavo Pilau Fábio R. Marin, Eduardo D. Assad,
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
Zoneamento Agrícola de Risco Climático: Bases Conceituais
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
BIOMAS BRASILEIROS.
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS
Evapotranspiração (quantidade de água perdida evaporação da superfície do solo ou água e transpiração das plantas em mm)
Gerência de Monitoramento e Hidrometria – GEMOH/AESA
Importância da evapotranspiração para o ambiente agrícola
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões t). Balanço Mundial.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Resultados e Discussão
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Crédito Consignado na folha de pagamento de benefícios do INSS POR ESTADO Atualizada até Março/2014.
SITUAÇAO MERCADO CEBOLA ARGENTINA Eng. Agr. Julian Perez Pizarro.
Ano III Abril 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
8° Encontro da Qualidade 1° CICLO INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO 2009 X PLANO DE FISCALIZAÇÃO 2010 Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização.
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
a) substituição de importações por similares nacionais.
WORKSHOP Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem para Agricultura Familiar, Bioenergia e Pastagens 8 e 9 de Março de 2006 Campinas, SP Embrapa.
Trigo Aldemir PasinatoCampinas, 14 de dezembro de 2006 Zoneamento de Riscos Climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens. Embrapa.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Curso de Treinamento em Gestão do Risco Climático
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Ano III Fevereiro 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Valores em milhares de toneladas Instalação Portuária SentidoGranel SólidoGranel Líquido Carga Geral Sub - Total SoltaContêiner PORTO Exportação
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DA ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Fazer sucesso no mundo empresarial não é uma questão de sorte
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Crédito Consignado na folha de pagamento de benefícios do INSS POR ESTADO Atualizada até Agosto/2014.
Plano Diretor de Irrigação dos Canaviais do grupo Clealco em parceria com o GIFC Marco Antonio Melo Bortoletto (Supervisor de Geoprocessamento do grupo.
O Complexo Centro-Sul.
Metodologia do Lixo extra e ordinário Análise comparativa do mapa da geografia da produção no Brasil versus a do mapa da geografia da fome. Reflexão do.
Uso do calcário e seus benefícios
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

Projeto Componente 2 Avanços tecnológicos..

Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SPS AGRITEMPO Fábio Marin Embrapa Informática Agropecuária Novembro de 2006 – Campinas/SP

Sistema de Previsão de Safra: Conceito Fundamental Produtividade (ton/ha) * Área (ha) = Produção (ton) Modelagem agrometeorológica Dados orbitais Métodos Estatísticos

Modelagem Agrometeorológica Produtividade Potencial De Wit (1965) - cultura hipotética; cobrindo todo o terreno; radiação como fator condicionante Ambiente Agrícola - correções e ajustes deflacionários: IAF, taxa de respiração noturna, taxa de assimilação fotossintética em função da radiação solar e do tipo de cultura 4 grandes grupos de espécies Estimativa de produtividade em escala regional ou geográfica usando poucas variáveis......dilema da modelagem.

Ppot = f(RadiaçãoSolar, Temperatura do Ar) Ppot (kg/ha) Tempo Modelagem Agrometeorológica

Produtividade Real - Efeito da deficiência hídrica ETr ETm  Pr Pp  ETr ETm = Pr Pp K Ky Coeficiente de sensibilidade à deficiência hídrica

Modelagem Agrometeorológica Produtividade Real Efeito da deficiência hídrica - Ajustes empíricos para cada Região (sistema de produção, nível tecnoógico, variedades, - Características das variedades e dos sistemas de produção Equação para cada Estado

Rede de Monitoramento Agritempo Estações de Superfície

Agritempo INMET CPTEC UDs Embrapa Lamepe/Itep Cemig Cooxupé Simepar Fepagro Epagri Dep. Hidrologia AL IPGO Unicamp USP Inst. Florestal Unesp CDVale Parceiros 1053 Estações

Rede Virtual – Estimativa da temperatura e da chuva diária a partir de dados orbitais.

Representação Espacial das estimativas de produtividade Modelagem Agrometeorológica e SIG

Estimativa de Área Área Plantada - Área total do Estado – Base de Dados da CONAB - Fração da área em cada município – Base IBGE

Resultados para Soja Safras 2000/2001 a 2005/2006 Comparação com dados da CONAB

Região Sul

Região Sudeste

Regiões Centro-Oeste e Norte

Região Nordeste

SPS AgritempoIBGE Safra 2000/2001

SPS AgritempoIBGE Safra 2001/2002

SPS AgritempoIBGE Safra 2001/2002

SPS AgritempoIBGE Safra 2002/2003

SPS AgritempoIBGE Safra 2003/2004

SPS AgritempoIBGE Safra 2004/2005

SPS AgritempoIBGE Safra 2005/2006

Brasil

Soja Brasil - Fevereiro * * Estimativa feita em 6 de fevereiro, em comparação com o 3 o Levantamento da CONAB, divulgado em 7 de fevereiro

* Safra 2005/06 - comparação com o 6° Levantamento da CONAB (maio/2006)

Soja Brasil - Março * Levantamento extra da CONAB, divulgado em 20 de março, indicou que a safra de Soja no Brasil deve ser de 56,5 milhões de toneladas – queda de 1,7% em relação a previsão de Fevereiro; A estimativa realizada em 23 de março indicou que a safra brasileira deve ser de 54,9 milhões de toneladas – queda de 4% em relação ao valor estimado em Fevereiro pelo sistema.

Soja Brasil - Maio 6 o. Levantamento da CONAB, divulgado na primeira semana de Maio, indicou que a safra de Soja no Brasil deve ser de 54,5 milhões de toneladas; A estimativa realizada com o Sistema de Previsão de Safra do Agritempo, em 10 de Maio, indicou que a safra deve ser de 54,8 milhões de toneladas – diferença de 0,62% em relação ao levantamento final da CONAB.

Obrigado!