Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Advertisements

Acústica.
Detecção do som pelo ouvido humano
REFLEXÃO DE ONDAS Reflexão dum pulso na extremidade fixa de uma corda esticada  Reflexão dum pulso na extremidade livre de uma corda esticada 
Universidade Federal Rural
ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.
SOM.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Acústica.
Acústica.
ACÚSTICA.
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
ACÚSTICA.
Acústica Professor André.
Prof. Diones Charles Física 2
Aula 12 – Ondas e Vibrações Prof. José Garcia Vivas Miranda
ACÚSTICA.
ONDAS SONORAS ACÚSTICA
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
Som Maio 2012 Trabalho realizado por: Ana Rita Martins;
ACÚSTICA.
SOM PARÂMETROS.
ACÚSTICA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
ACÚSTICA.
Transfere energia sem o transporte de matéria
Ondas.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
PROFESSOR: ADELÍCIO.
Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.
ACÚSTICA.
ONDAS.
Física Ondulatória.
Ondas sonoras.
Ondulatória.
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som
Aula-8 Ondas II Física Geral 2 - FGE º semestre, 2015.
1. Uma partícula de massa 0,50 kg move-se sob a ação apenas de uma força, à qual está associada uma energia potencial U(x), cujo gráfico em função de x.
Turma: 2ªSérie do Ensino Médio Professor: Fábio Raimundo
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
FISIOLOGIA DO SOM.
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Ondulatória.
SISTEMA SENSORIAL.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Equação de energia para fluidos ideais
Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
ACÚSTICA Prof. Leonardo. INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios.
Ondas.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
ONDAS SONORAS AULA Nº 3 – 2°/2018 CURSO: Fonoaudiologia Semestre: 8º
Transcrição da apresentação:

Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho

INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal e tridimensional.

Ondas Sonoras como Flutuações de Pressão 3

Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar. VELOCIDADE DO SOM A velocidade do som depende das condições do meio em que ele se propaga. Meio Temperatura V (m/s) Ar 293 K 344 Água 273 K 1402 Aço 273 5941 Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar.

Velocidade do Som Velocidade do Som em um fluido: B – Módulo de compressão - Densidade do fluido Velocidade do Som em um sólido: Y – Módulo de Young Velocidade do Som em um gás ideal: – Razão das capacidades caloríficas R – Constante do gás T – Temperatura M – Massa molar 5

Densidade de algumas substâncias comuns Módulo de compressão de líquidos

Módulo de compressão de sólidos

Velocidade do Som em alguns materiais A 20°C, o som propaga-se no ferro sólido a 5100 m/s, na água líquida a 1450 m/s e no ar a 344 m/s.

FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Ouvido externo: capta o som. Tímpano leva o som para o ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) Quando o som chega no ouvido interno ele é amplificado de 30 a 60 vezes pela janela oval no início do labirinto e caracol. No ouvido interno estão as terminações nervosas que se comunicam com o cérebro) .

ALTURA DO SOM Qualidade que permite diferenciar som grave e som agudo. A altura de um som depende apenas de sua frequência

A Frequência do Som Ultra-sons: Sons com frequências muito elevadas, superiores a 20000 Hz, que o ouvido humano não consegue ouvir. Sons audíveis: Para os seres humanos - sons de frequência compreendida entre os 20 Hz e os 20 000 Hz.  Infra-sons - sons de frequência de 0 a 20 Hz (não audíveis). Estes sons provocam náuseas e perturbações intestinais. 11

ALTURA DO SOM Infra – Som Som Audível Ultra – Som Alto: AGUDO 20 Hz 20 kHz Altura Alto: AGUDO (Alta frequência) Som Audível Baixo: GRAVE (baixa frequência)

INTENSIDADE SONORA DEFINIÇÃO: É a quantidade de energia sonora que atravessa a unidade área de uma superfície disposta perpendicularmente à direção de propagação, na unidade de tempo.

Potência da fonte (Watts) INTENSIDADE SONORA Potência da fonte (Watts) Área atravessada pelo som (m2) SILENCIO ABSOLUTO POLUIÇÃO SONORA SOM FISIOLÓGICO I (W/m2) 10-12 1 LIMIAR DE AUDIBILIDADE

INTENSIDADE SONORA SOM FORTE SOM FRACO Intensidade Alta Baixa Intensidade Onda Sonora com amplitude Alta Onda Sonora com amplitude baixa

NÍVEL SONORO DEFINIÇÃO MATEMÁTICA: É a intensidade sonora percebida ou detectada pelo sistema auditivo humano. DEFINIÇÃO MATEMÁTICA: SILÊNCIO ABSOLUTO SOM FISIOLÓGICO POLUIÇÃO SONORA 120 decibel Limiar de audibilidade Limiar de dor

Nível de Intensidade Sonora (dB) 160 - 150 - 140 - 130 - 120 - 110 - 100 - 90 - 80 - 70 - 60 - 50 - 40 - 30 - 20 - 10 - 0 - Turbina de avião, caixa da bateria a 10cm Cantor de rock gritando no microfone Chimbal a 15 cm (limiar da dor) Pico de um piano 94 dB SPL, teste de sensibilidade de microfones Violão dedilhado a 30cm 74 dB SPL, teste de sensibilidade de microfones Bate papo normal Automóvel silencioso Cochicho Nível de ruído em um estúdio de gravação Limiar da audição para jovens 10-12 watt/cm2 17

REFLEXÃO DO SOM Quando as ondas sonoras atingem um obstáculo fixo, como uma parede, elas sofrem reflexão com inversão de fase. Persistência auditiva: tempo que leva para deixarmos de perceber um som (0,1s). Eco: ocorre quando a pessoa percebe o som por ela emitido duas vezes distintas.

FONTES DE ONDAS SONORAS Cordas Sonoras 1º HARMÔNICO Som fundamental 2º HARMÔNICO 3º HARMÔNICO

CORDAS SONORAS

Tubos Sonoros

Tubos abertos para harmônico n Num tubo ABERTO de comprimento L, observou-se: Onde n é um número inteiro. 22

Tubos fechados para harmônico n Num tubo FECHADO de comprimento L, observou-se: Onde n é um número ímpar

Alta frequência Baixa frequência O EFEITO DOPPLER O observador “percebe” uma frequência alta quando o trem se aproxima dele. O observador “percebe” uma frequência baixa quando o trem se afasta dele. Alta frequência Baixa frequência

Observador em movimento e fonte em repouso Considere um observador e uma fonte de ondas sonoras tal como a figura abaixo: As equações a seguir são construídas considerando um referencial orientado do observador para a fonte sonora. Velocidade da fonte: vs Velocidade do ouvinte: vo Velocidade da onda sonora: v Frequência do ouvinte: fo Frequência da fonte: fs Ver exemplo 16.15 na página 164;

Fonte e observador em movimento Num período T a fonte desloca uma distância x = vs T, dessa forma, a distância entre cada crista na frente e atrás será: Dessa forma a frequência percebida por um observador à direita e à esquerda da fonte é: