29/VI/2008 – 29/VI/2009 GUIÃO: Antonio Rodríguez Carmona MONTAGEM: Antonio García Polo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Advertisements

O episódio que mudou a vida de São Paulo
C ATEQUESE 27 CREIO.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
5 de Julho de 2009 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
Gálatas 1,13-24 Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas IV Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
Imagem que transforma.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
QUEM É VOCÊ ?.
Paulo, Apóstolo dos Gentios
PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA
Rainha dos Apóstolos.
Comemoramos também o dia do Papa
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
A eucaristia Começar.
+ Paulo, por ele próprio S. Paio de Arcos S. Tiago de Esporões S. Miguel de Guisande S. Tiago de Priscos S. Bartolomeu de Tadim.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Série: Atos dos apóstolos Atos
Catequese 2.
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas II Jornadas II Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
V Domingo do Tempo Comum
Simplesmente Igreja.
Um compromisso real Atos
TEMAS BÍBLICOS.
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
Assunção de Maria.
JOÃO é seu nome.
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração”
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Dons Espirituais I COR. 12 :
TENHA UMA VIDA CONTAGIANTE
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Uma mulher cheia de Graça!
JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João.
Choque Pr. Elton Tavares.
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as.
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

29/VI/2008 – 29/VI/2009 GUIÃO: Antonio Rodríguez Carmona MONTAGEM: Antonio García Polo

SÉRIE I “VIDA DE SÃO PABLO” 4 – Conversão - Vocação

Saulo, o fariseu helenista “zeloso”, aproxima-se de Damasco para prender os judeus que abraçaram a “seita” dos nazarenos, caindo na idolatria de colocar Jesus de Nazaré à altura de Deus, desbancando a primazia da Lei.

Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Damasco tinha na época de Paulo uma numerosa colónia judia, entre a pessoas, com um grande número de prosélitos, que se reuniam em várias sinagogas (em Act 9,2 fala-se de sinagogas no plural). Segundo o mesmo historiador Júlio César tinha concedido ao sumo sacerdote Hircano, filho de Alexandre, e seus filhos autoridade para fazer de árbitro entre os judeus em litígios de tipo religioso. De facto, a autoridade do sumo sacerdote na diáspora era só moral e dependia da boa vontade das comunidades judias da diáspora o aceitá-la ou não.

Prosseguindo Saulo a sua jornada, aconteceu que, ao aproximar-se de Damasco, subitamente o cercou uma luz fulgurante vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, por que Me persegues?». Ele disse: «Quem és tu, Senhor?» E Ele: «Eu sou Jesus, a Quem tu persegues. Levanta-te, entra na cidade e aí dir-te-ão o que deves fazer.» Aqueles que o acompanhavam estavam estupefactos, ouvindo a voz mas não vendo ninguém. Saulo levantou-se do chão e, tendo os olhos abertos, não via nada. Eles, porém, levando-o pela mão, o conduziram a Damasco. Conta Lucas em Act 9, 3-8:

Jesus ressuscitado aparece-lhe envolto numa luz radiante. Saulo não sabe identificar a pessoa gloriosa que lhe fala, e esta identifica-se como Jesus de Nazaré, a Quem ele está perseguindo. Realmente, perseguir cristãos é perseguir Jesus, que é a sua cabeça. Aqui vislumbrou Saulo a doutrina do corpo de Cristo que exporá mais adiante. Fica cego e levam-no para a cidade, onde passou três dias em jejum e oração.

Estranha que Cristo ressuscitado não completasse a sua obra, fazendo ver em seguida a Saulo a vocação para a qual o chamava e destinava. Depois de três dias de silêncio ser-lhe-á dita através de um responsável da comunidade cristã de Damasco, Ananias. Lucas quer fazer-nos compreender que não há oposiçãco entre a acção carismática livre de Jesus e a que realiza por meio da sua Igreja. Por quê esta lentidão?

Act 9, 9-15: Passou três dias sem ver, e sem comer nem beber. Ora em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, disse-lhe: «Ananias!». Ele respondeu: «Eis-me aqui, Senhor!». O Senhor disse-lhe: «Levanta-te, vai à rua chamada Direita e busca em casa de Judas um homem de Tarso, chamado Saulo; ei-lo que está oraando… Neste mesmo tempo Saulo, em uma visão, viu um homem chamado Ananias, que entrava e lhe impunha as mãos, para recobrar a vista.» Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido dizer a muitos quantos males este homem fez aos Teus santos em Jerusalém; e aquíi ele tem poder poder dos príncipes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o Teu nome.». Mas o Senhor disse-lhe: «Vai, porque este é um instrumento escolhido por Mim para levar o Meu nome aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Mostrar-lhe-ei quanto deve sofrer pelo Meu nome.»

Foi Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: «Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.» Imediatamente lhe cairam dos olhos como que umas escamas, recuperou a vista, levantou-se e foi baptizado. Depois que tomou alimento recuperou as forças. Esteve alguns dias com os discípulos que se encontravam em Damasco. Com algumas variantes, volta-se a narrar este episódio em Actos dos Apóstolos: 22, 4-21; 26, Foi Ananias quem baptizou Saulo, lhe impôs as mãos para que recebesse o Espírito Santo e lhe deu a conhecer a sua Vocação. Act 9, 16-19:

Mais adiante Paulo recordará este acontecimento várias vezes. Em Gál 1, considera-o uma “revelação”: “Mas, quando aprouve Àquele que me escolheu desde o ventre de minha mãe e me chamou pela Sua graça, revelar Seu Filho, em mim para que O anunciasse entre os gentios, imediatamente sem consultar pessoa alguma …

+ Esta experiência é a fonte de toda a teologia paulina e o converte em profeta: tudo verá pelo poder de Deus que se manifesta gratuitamente na ressurreição de Jesus. + Deus deu-lhe esta graça para que a compartilhasse com os gentios: conversão e vocação ao apostolado coincidem. + Como consequência, Saulo abandona a sua postura religiosa anterior: a cruz de Jesus deixa de ser enigma e a percebe como fonte de salvação; reconhece Jesus como Messias e único Salvador. Isto implica que a Lei mosaica terminou a sua missão. + revelar é dar a conhecer os acontecimentos da salvação final. Deus fez-lhe ver que Jesus morto e ressuscitado é o Seu Filho e a salvação definitiva e final. Com Ele cumprem- -se as promessas e começa o futuro. Para Paulo, tudo se deve à graça de Deus que o revelou a Seu Filho:

Porque, antes de tudo, ensinei-vos o que eu mesmo recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as mesmas Escrituras; que foi visto por Cefas e depois pelos onze; que, a seguir, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maior parte dos quais ainda vive e alguns já morreram; que, depois, foi visto por Tiago, e em seguida, por todos os apóstolos; que, por último, depois de todos, apareceu- me também a mim, como a um aborto. Outro testemunho importante oferece Paulo em 1 Cor 15, 3-10: + Paulo foi objecto de uma aparição de Jesus ressuscitado, que o converte em apóstolo, igual aos outros Doze. + Foi uma graça imerecida, mas Paulo esforça-se por corresponder. + A fé na ressurreição de Jesus é central na tradição cristã.

Na carta aos cristãos de Filipos recorda a sua boa situação no judaísmo: Se bem que também eu poderia ter confiança na carne. Se algum outro, pode confiar na carne, muito mais eu, que fui circuncidado no oitavo dia; que sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus; que fui, segundo a Lei, fariseu: quanto ao zelo pela Lei, perseguidor da Igreja; quanto à justiça da Lei, irrepreensível no meu proceder (Filip 3, 4-6)

Porém aquelas coisas que eu considerara como lucro, considerei-as como perdas por amor de Cristo. Sim, na verdade tudo isso tenho por perda, perante o sublime conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, pelo qual renunciei a todas as coisas e as considero como esterco, para ganhar a Cristo … Assim poderei conhecê-l’O a Ele e a força da Sua ressurreição e a participação dos Seus sofrimentos, assemelhando-me a Ele na Sua morte, para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dos mortos. (Filip 3, 7-11) Contudo, depois da aparição de Jesus ressuscitado, entregou-Lhe tudo e agora só lhe preocupa chegar a compartilhar plenamente a vida com Ele:

Em 1 Cor 9, 1 justifica a sua qualidade de apóstolo porque viu a Jesus ressuscitado: Não sou eu livre? Não sou eu apóstolo? Não vi eu a Jesus Senhor Nosso? Há quem interprete este acontecimento como final de um processo psicológico de Paulo, insatisfeito ou desenganado do judaísmo... Isto é o oposto das fontes, que apresentam Saulo como um fariseu muito convencido e seguro. Por isto Paulo, em 1 Cor 15, 8 chama seu “nascimento" para a fé cristã abortivo, quer dizer, antinatural, pois não era isso o que podia esperar um perseguidor. Tudo foi gratuito e humanamente inesperado.

Efectivamente, sou o mínimo dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus sou o que sou, e a Sua graça, que está em mim, não foi vã, antes tenho trabalhado mais que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo. (1 Cor 15, 9-10)