REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revisão de História Geral
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
Revolução Francesa Prof° Davi Ruschel.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
Era Napoleônica.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
NAPOLEÃO BONAPARTE.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A Era Napoleônica.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
PERÍODO NAPOLEÔNICO.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Napoleão Bonaparte.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Era Napoleônica ( ).
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
2º ano - História - Ruy.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
A ERA NAPOLEÔNICA.
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.

REVOLUÇÃO FRANCESA DERRUBANDO AS ESTRUTURAS TRADICIONAIS DO ANTIGO REGIME, A BURGUESIA FRANCESA ABRIU ESPAÇOS PARA O AVANÇO DO CAPITALISMO, E PRINCIPALMENTE NO CAMPO POLÍTCO, POSSIBILITOU A CONSOLIDAÇÃO DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DE IGUALDADE.

SITUAÇÃO DA FRANÇA ANTES DA REVOLUÇÃO. A CORTE FRANCESA TINHA GASTOS SUNTUOSOS. ACIDENTES METEREOLÓGICOS ( ENCHENTES, SECAS E INVERNOS RIGOROSOS) GASTOS COM A MANUTENÇÃO DO EXÉRCITO. QUEDA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. 85% DA POPULAÇÃO ENFRENTAVAM A MISÉRIA, A FOME E A INFLAÇÃO.

ATITUDES DO GOVERNO FRANCÊS PARA SUPERAR A CRISE. - LUIZ XVI REUNIU, NO PALÁCIO DE VERSALHES ( 1789), OS REPRESENTANTES DOS ESTADOS GERAIS PARA UMA ASSEMBLÉIA. -TINHA POR FINALIDADE VOTAR UMA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE COBRANÇA DE IMPOSTOS. - A NOBREZA, NÃO DESEJAVA ABRIR MÃO DE SEUS PRIVILÉGIOS, COMO A ISENÇÃO DE IMPOSTOS.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DAS TRÊS ORDENS. COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLÉIA 1ª ESTADO – CLERO 25,6% 2ª ESTADO - NOBREZA 23,7% 3ª ESTADO - PLEBE 50,7%

SISTEMA DE VOTAÇÃO O SISTEMA DE VOTAÇÃO ERA POR ESTADO E NÃO POR INDIVÍDUO.

OS TRABALHOS NA ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS A NOBREZA NÃO ACEITOU A MUDANÇA NO SISTEMA DE VOTAÇÃO. - TAL SITUAÇÃO LEVOU O TERCEIRO ESTADO A SE ARTICULAR E A DECLARAR A ASSEMBLÉIA NACIONAL, EM SUBSTITUIÇÃO À ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS.

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE A BURGUESIA CONSEGUIU APOIO POPULAR PARA TRANSFORMAR A ASSEMBLÉIA NACIONAL EM UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE. - A ASSEMBLÉIA PASSARIA A TER COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA CONSTITUIÇÃO PARA A FRANÇA. A CONSTITUIÇÃO IMPLICARIA NO FIM DO ABSOLUTISTMO MONÁRQUICO.

A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE. LUÍZ XVI TENTOU DISSOLVER A ASSEMBLÉIA, MAS A POPULAÇÃO ERA A FAVOR DA QUEDA DO REGIME MONÁRQUICO.

O CONFLITO TOMADA DA BASTILHA ( 14 DE JULHO DE 1789)

O AMBIENTE REVOLUCIONÁRIO A REVOLUÇÃO SE PROPAGOU POR TODA A FRANÇA. - AS REVOLTAS CAMPONESAS FORAM TOMANDO UMA DIMENSÃO TÃO SIGNIFICATIVA QUE PASSARAM A SER TEMIDAS ATÉ MESMO PELA BURGUESIA REVOLUCIONÁRIA. - A CONSTANTES VIOLÊNCIA DE PROPRIEDADES FEUDAIS GERARAM UM SENTIMENTO DE INSTABILIDADE.

A ABOLIÇÃO DOS PRIVILÉGIOS FEUDAIS OS BURGUESES, REUNIDOS NA ASSEMBLÉIA, APROVARAM REFORMAS REINVIDICADAS PELOS CAMPONESES. A ABOLIÇÃO DOS PRIVILÉGIOS FEUDAIS, COMO A COBRANÇA DE IMPOSTOS, GARANTIA A TÃO SONHADA IGUALDADE JURÍDICA AOS TRABALHADORES CAMPONESES. Em uma única noite, os deputados decretaram o fim dos privilégios feudais ( noite do grande medo)

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO. NO DIA 26, OCORREU UM PASSO DECISIVO EM DIREÇÃO À CONQUISTA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS. PRIMEIRO DOCUMENTO ESCRITO QUE GARANTIA IGUALDADE DE CONDIÇÕES A TODOS OS FRANCESES.

JACOBINOS E GIRONDINOS O PODER FICOU COM OS JACOBINOS ( PEQUENA BURGUESIA) ERAM OS GRUPOS MAIS RADICAIS, QUE EXIGIA PROFUNDA REFORMAS POLÍTICAS E SOCIAIS, ENTRE ELAS A PRÓPRIA DEPOSIÇÃO DO REI. O partido de centro era a Planície que representava a lata burguesia. GIRONDINOS ( ALTA BURGUESIA) DE TENDÊNCIA MODERADA, EVITAVAM AS CONQUISTAS POPULARES E DEFENDIAM A MANUTENÇÃO DO REGIME MONÁRQUICO.

FASE DA CONVENÇÃO NACIONAL: RADICALISMO TERROR. ATRAVÉS DO LIDER MAXIMILIEN ROBESPIERRE, FOI DOMINANDO O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO, INAUGURANDO O CHAMADO PERÍODO DE TERROR, MARCADO PELA VIOLÊNCIA.

LUÍS XVI FOI PRESO E CONDENADO A MORTE EM 1793.

A REAÇÃO BURGUESA: O GOVERNO DO DIRETÓRIO DIANTE DA AMEAÇA DE MUDANÇA POR PARTE DOS JACOBINOS, RESTAVA AOS GIRONDINOS RETOMAR O CONTROLE DO PROCESSO E DETER AS CONQUISTAS POPULARES. EM 1795, A REVOLUÇÃO TOMOU OUTRO RUMO: INICIOU-SE A REAÇÃO BURGUESA, RESPONSÁVEL PELO GOLPE QUE DERRUBOU ROBESPIERRE E PÔS FIM AO PREDOMÍNIO DOS JACOBINOS.

ROBESPIERRE ROBESPIERRE FOI VÍTIMA TAMBÉM DA GUILHOTINA.

O GOVERNO DO DIRETÓRIO FOI MARCADA PELA REPRESSÃO AOS MOVIMENTOS DE CARÁTER POPULAR. A ALTA BURGUESIA FOI CONDUZINDO A FASE FINAL DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO GARANTINDO SEUS INTERESSES. A INSTABILIDADE POLÍTICA E SOCIOECONÔMICA CONTINUAVA. OS GIRONDINOS BUSCAM ALIANÇA COM OS MILITARES.

NAPOLEÃO BONAPARTE

O PERÍODO NAPOLEÔNICO Napoleão foi um importante líder do exército nacional. - Napoleão passou a controlar o poder executivo. - No âmbito político, as aspirações das classes populares foram afastadas. - Criava-se uma verdadeira República burguesa.

Regime monárquico Em 1804, ocorreu mais uma fase importante da história política francesa. - A modificação da Constituição resultou no restabelecimento do regime monárquico e Napoleão assumiu o poder como imperador da França.

GUERRAS NAPOLEÔNICAS - A FRANÇA PROMOVEU DIVERSAS CAMPANHAS MILITARES DE CARÁTER EXPANSIONISTA. - ALGUMAS BEM SUCEDIDAS, RESULTARAM NA ANEXAÇÃO DE ALGUNS TERRITÓRIOS NA ITÁLIA, NA ESPANHA E NO LESTE EUROPEU.( REINOS GERMÂNICOS E AUSTRIÁCO)

BLOQUEIO CONTINENTAL O ÚNICO RIVAL QUE PODIA RESISTIR A EXÉRCITO DE NAPOLEÃO ERAM OS INGLESES. NAPOLEÃO DECRETA O BLOQUEIO CONTINENTAL. A IDÉIA ERA SIMPLES: O PAÍS EUROPEU QUE OUSASSE FAZER COMÉRCIO COM A INGLATERRA SOFRERIA NA CARNE A VIGANÇA DE NAPOLEÃO.

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO DE NAPOLEÃO. O BLOQUEIO CONTINENTAL NÃO DEU CERTO. A CAMPANHA MILITAR NA RUSSIA FOI UM DESASTRE.

NAPOLEÃO FOI DERROTADO E PRESO FOI PRESO E MANDADO PARA A ILHA DE ELBA.

OS 100 DIAS DE WATERLOO OS VENCEDORES IMPUSERAM UM NOVO REI Luís XVIII, irmão do rei guilhotinado. Os camponeses se agitaram e a burguesia rejeitou o retorno do antigo regime. Napoleão voltou,mas governou apenas por 100 dias. Em junho de 1815 rendeu a superioridade do inimigo, e foi enviado como prisioneiro para ilha de Santa Helena. Em 1821 morreu doente.

O ciclo revolucionário termina em A burguesia industrial alcançou o poder e estava sendo encerrado o ciclo revolucionário que começou em 1789 e terminou em 1814.