IGREJA DA MEMÓRIA A derradeira morada do Marquês de Pombal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
25 de Abril de 1974.
Advertisements

a monarquia absoluta no tempo de d. José i
A LENDA DE FARELOS POR: Filomena.
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
O DESPOTISMO POMBALINO
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Nasce uma cidade.
Independência do Brasil
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Mosteiro dos Jerónimos
Pinturas e Direitos Reservados AVERYANON ALEXANDER
WASHINGTON Capitólio dos Estados Unidos
História dos Portugueses no Mundo
A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando D. Pedro I a caminho de Minas Gerais, mais precisamente pelo caminho novo.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
Casas do Império e da República em Petrópolis
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
VIENA ÁUSTRIA SuelySlides.
Rainha dos Patriarcas.
Salzburgo The Sound of Music Julie Andrews.
Aula n.º 25 A «Viradeira» A 1ª Invasão Francesa
A biblioteca em viagem…
Museu de História e Artes do Rio de Janeiro
Apresentação de GUIDA PINTO
D. José «o Reformador».
Amanhecer em São João del Rei - MG Fotos: Kiko Neto Clique para avançar População (2008) : habitantes Sempre viva Música: Duas Contas – Trio Surdina.
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
Nossa Senhora das Dores
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
IV Dinastia Dinastia de Bragança
Brasília 48 Anos Patrimônio Cultural da Humanidade Formatado por:
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Arco da Rua Augusta CLICAR.
Vida e obra de José Anastácio da Cunha
A Escola Rainha do Brasil cultiva um carinho especial por Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa.
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
Convento de Mafra Clica a gosto….
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Hotel Palácio das Cardosas Formatação: JRP Fonte: Internet.
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
A família Real Amman : capital da Jordânie desde 1921.
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
História da Cultura e das Artes
O Palácio-Convento de Mafra
O estilo pombalino Sebastião José de Carvalho e Melo,
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1959), O Sentido Científico em Bocage (1965) Relações entre Portugal e a Rússia no Século XVIII.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
ABRIL 1974.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
Coimbra nem sempre teve este nome pois, em tempos idos, chamava-se Aeminium No entanto, depois da invasão de Conímbriga pelos Suevos, no ano de 464, esta.
Os irmãos Grimm Breve biografia.
Sebastião José de Carvalho e Melo O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa CLICAR.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA CLICAR Mosteiro dos Jerónimos A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA.
Construído no século XVIII para vigia contra os invasores, o Fortim do Faial apresenta-se hoje como um miradouro e é considerado Monumento de Valor Local.
Transcrição da apresentação:

IGREJA DA MEMÓRIA A derradeira morada do Marquês de Pombal

Situada bem próximo do magnífico Palácio da Ajuda, a Igreja da Memória é um dos tesouros que Lisboa tem para oferecer. A sua construção teve início em 1760, em memória da tentativa de assassinato do rei D. José pela família Távora (a 3 de Setembro de 1758). D. José retornava de um encontro com uma senhora da família Távora, sendo a sua carruagem atacada, e o Rei ferido com uma bala no braço. O Marquês de Pombal, que já tinha então problemas com a família, e gozava de poder absoluto, não perdeu a oportunidade para se vingar, acusando-os de conspiração contra a família real, tendo em 1759 sido a família executada. No Beco do Chão Salgado, na Rua de Belém, ainda hoje se encontra um pilar de homenagem à família.

A Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de S. José, mais conhecida por Igreja da Memória (nome dado pela população em memória do atentado a D. José I), foi construída em pleno período “joséfico” e é um dos exemplares mais curiosos da arquitetura do início da segunda metade do século XVIII.

Em estilo neoclássico, a igreja é pequena, mas graciosa, sendo o interior em mármore (trazido de várias partes do país) e tendo no exterior uma bela cúpula assente num alto tambor. O interior da igreja apresenta uma planta em cruz latina a nível do solo, é contrariada pela colocação de duas tribunas no primeiro piso do transepto, acentuando o aspeto longitudinal do templo.

A 22 de Abril de 1985, o zimbório da igreja foi atingido por um raio que destruiu completamente o lanternim e abriu diversas fendas na cúpula, houve igualmente um deslocamento na própria cúpula em relação ao eixo (facto que viria a obrigar ao desmonte parcial do zimbório). Os trabalhos de restauro terminaram em 1990 e a igreja foi reaberta ao culto.

No dia 21 de Julho de 1986, a Igreja da Memória passou a ser a Sede do Ordinariato Castrense (Diocese Militar) e a 17 de Março de 2001 torna-se Diocese autónoma. A ação do Ordianariato Castrense exerce-se através da Capelania-Mor, das Chefias de Assistência Religiosa dos Ramos das Forças Armadas de Segurança e dos Capelães de cada Unidade.

Contudo o pormenor mais significativo é o facto da Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de S. José, servir de Mausoléu a Sebastião José de Carvalho e Melo, pois em 1923 foram transladados para esta igreja os seus restos mortais. Político e diplomata, Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu a 13 de maio de 1699 e casou, aos 23 anos, com uma senhora 10 anos mais velha e viúva. Foi embaixador de D. João V nas cortes inglesa e austríaca. Estas missões foram importantes para a formação política e económica de Sebastião José de Carvalho e Melo. Na Áustria casou, em segundas núpcias, com D. Leonor Daun.

Música: “Silêncio” de André Rieu Texto extraído da web Formatação e fotos de João Vieira Fevereiro / 2015