Rede de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Curso de Administração
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Introdução Ligações inter-redes.
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Modelo de referência OSI
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Protocolos e o Modelo OSI
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Fundamentos à Redes de Computadores
Componentes redes de computadores
Aula Prática de Redes de Alta Velocidade Diogo Nunes de Oliveira
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Tecnologia de Informação Aula 8
TCP/IP.
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Informática Industrial N8INF
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Soluções técnicas Globais e Locais Guia de elaboração.
Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
Capítulo 1 Redes de computadores e a Internet Professor: Gustavo Wagner
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
“Características e Limitações”
Tipos e topologias de rede
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Capítulo 2 O Modelo OSI.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Transporte IGOR ALVES.
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Hardware de Rede Há dois tipos de tecnologias de transmissao em uso disseminado nos dias de hoje: 1. Links de difusao. 2. Links ponto a ponto. As redes.
Apresentação de redes de computadores  Prof. Leandro Pisco.   Site:
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Arquiteturas, Padrões e Classificações Prof. Teobaldo Medeiros Introdução às Redes de Computadores.
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
Camada 4 A Camada de Transporte
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário Final Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO NACIONAL.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Oficina de Informática
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
Modelo OSI Com o objetivo de efetuar uma divisão das diversas partes da rede que compõem uma transmissão, para que possam existir etapas definidas e que.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
Transcrição da apresentação:

Rede de Computadores

Conceito Rede de computadores, são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (dados, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar informações. Um computador fora de rede, só terá acesso às informações em seu disco rígido ou às informações que chegam através de pen drive,dvd, cd e outros. Quando um computador está conectado a uma rede, o usuário terá acesso facilitado à informações através compartilhamento de: Pastas; Impressoras; Programas gerenciamento de dados; Internet entre outros;

Internet É a maior rede de dados do mundo, que consiste em um grande número de redes interconectadas, incluindo redes de pequeno, médio e grande porte. Computadores individuais são as origens e destinos da informação que atravessa a Internet. A conexão à Internet pode ser dividida em conexão física, conexão lógica e aplicações. A conexão física é realizada pela conexão de uma placa de expansão, como um modem ou uma placa de rede. A conexão lógica utiliza padrões denominados protocolos. A última parte da conexão são os aplicativos, ou programas, que interpretam e exibem os dados de forma inteligível.

Protocolo É uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede. Os protocolos determinam o formato, temporização, seqüência, e controle de erros na comunicação de dados, sem os quais o computador não pode criar ou reconstruir o fluxo de bits enviados e/ou recebidos no seu formato original e controlam todos os aspectos de comunicação de dados, que incluem o seguinte: Como é construída a rede física Como os computadores são conectados à rede Como são formatados os dados para serem transmitidos Como são enviados os dados Como lidar com erros Estas regras para redes são criadas e mantidas por diferentes organizações e comitês.

Os protocolos OSI e TCP/IP são os dois modelos mais importantes de comunicação de rede e funcional. O modelo de referência da Open System Interconnection (OSI) lançado em 1984 foi o modelo descritivo de rede que foi criado pela ISO. Ele proporcionou aos fabricantes um conjunto de padrões que garantiam uma maior compatibilidade e interoperabilidade entre as várias tecnologias de rede produzidas pelas companhias ao redor do mundo. As sete camadas do OSI são: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace de dados e física .

TCP é um protocolo orientado a conexões TCP é um protocolo orientado a conexões. Ele mantém um diálogo entre a origem e o destino enquanto empacota informações da camada de aplicação em unidades chamadas segmentos. O termo orientado a conexões não quer dizer que existe um circuito entre os computadores que se comunicam. Significa que segmentos da Camada 4 trafegam entre dois hosts para confirmar que a conexão existe logicamente durante um certo período. O propósito da camada de Internet é dividir os segmentos TCP em pacotes e enviá-los a partir de qualquer rede. Os pacotes chegam à rede de destino independente do caminho levado para chegar até lá. O protocolo específico que governa essa camada é chamado Internet Protocol (IP). As quatro camadas do TCP/IP são: aplicação, transporte, internet e acesso à rede É muito importante a relação entre IP e TCP. Pode-se imaginar que o IP aponta o caminho para os pacotes, enquanto que o TCP proporciona um transporte confiável.

Classificação das Redes Quanto à Extensão Física As redes de computadores podem ser classificadas como: LAN (Rede Local): Rede que possibilita que as empresas utilizem a tecnologia para o compartilhamento eficiente de arquivos e impressoras locais, além de facilitar a comunicação interna. Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). MAN (Rede metropolitana): Rede que abrange toda a área metropolitana como uma cidade ou área suburbana. Uma MAN geralmente consiste em duas ou mais redes locais em uma mesma área geográfica. WAN (Rede Global): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores operando em grandes áreas separadas geograficamente. Permitir que os usuários tenham capacidades de comunicação em tempo real com outros usuários, proporcionando que recursos remotos estejam permanentemente conectados aos serviços locais e proporciona serviços de e-mail, World Wide Web, transferência de arquivos e e-commerce. São redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc.

SAN: Rede dedicada de alto desempenho, usada para transportar dados entre servidores e recursos de armazenamento (storage). Por ser uma rede separada e dedicada, ela evita qualquer conflito de tráfego entre clientes e servidores. A tecnologia SAN permite a conectividade em alta velocidade de servidor a área de armazenamento, de área de armazenamento a área de armazenamento ou de servidor a servidor. Este método usa uma infra-estrutura de rede separada que alivia qualquer problema associado à conectividade da rede existente. VPN (Virtual Private Network): Rede particular que é construída dentro de uma infra-estrutura de rede pública como a Internet global. Ao usar uma VPN, um telecomutador pode acessar a rede da matriz da empresa através da Internet criando um túnel seguro entre o PC do telecomutador a um roteador da VPN na matriz.

Rede Local Intranet Extranet Intranets são projetadas para permitir o acesso somente de usuários que tenham privilégios de acesso à rede local interna da organização. Dentro de uma Intranet, servidores Web são instalados na rede. A tecnologia do navegador Web é usada como uma interface comum para acessar informações tais como dados ou gráficos financeiros armazenadas em formato texto nesses servidores. Extranets se referem aos aplicativos e serviços desenvolvidos para a Intranet, e através de acesso seguro têm seu uso estendido a usuários ou empresas externas. Geralmente este acesso é realizado através de senhas, IDs dos usuários e outros meios de segurança ao nível do aplicativo. Portanto, uma Extranet é uma extensão de duas ou mais estratégias da Intranet com uma interação segura entre empresas participantes e suas respectivas intranets Intranet Extranet

Equipamentos Necessários Para conexão em rede

Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão. Computadores (Estações de Trabalho) A Estação de Trabalho é o equipamento utilizado para ter acesso aos recursos disponíveis na rede. O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) são:

1. Placa de Rede 2. Dispositivos periféricos 3. Meios de rede 4. Dispositivos de rede Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB, que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub é um equipamento onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça, hoje não muito utilizados pois outros equipamentos, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas melhores (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas).

Para conectar os computadores em uma rede Wan, é necessário, além da estrutura física citadas, algumas tecnologias, as mais comuns são: Modems Integrated Services Digital Network (ISDN) Digital Subscriber Line (DSL ) Frame Relay Hierarquias digitais T (EUA) e E (Europa): T1, E1, T3, E3 Synchronous Optical Network (SONET)

Conclusão: A utilização de uma rede hoje é indispensável. E deve sempre seguir os parâmetros internacionais de configuração. Cada configuração depende do ambiente onde será implementada e as necessidades locais sendo a segurança a parte fundamental. Cabe ao responsável pela rede decidir quais critérios utilizados.