Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
Frase: constituintes da frase e funções sintáticas
Análise Sintática: sujeito
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
Sintaxe do período simples
Análise Sintática.
PREDICAÇÃO VERBAL.
Prof. Francisco Platão Savioli
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Sintaxe.
SÉTIMO V.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Análise Sintática Parte 2.
Sintaxe I – constituintes da frase e funções sintáticas
Transitividade Verbal
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Funções sintáticas Porto Editora.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Dicionário Terminológico
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Elementos da oração Funções sintácticas
Dito e Feito, 6.º ano Constituintes da frase Porto Editora.
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
EXERCÍCIOS Funções Sintáticas.
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
GRUPOS CONSTITUINTES DA FRASE
Resumo Assuntos estudados
SINTAXE Funções sintáticas
Conto Contigo 8 Conceição M. Neto, Laura Guimarães, Olga Brochado, R. M. Amaral, Susana Nunes.
Funções sintáticas.
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Funções sintáticas.
ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
A Frase e seus constituintes
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Funções sintáticas Porto Editora.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Funções sintáticas - 1.
Conto Contigo 8.
Funções sintáticas.
Transcrição da apresentação:

Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas

Constituintes da frase Dito e Feito, 6.º ano Nas frases, as palavras estabelecem relações entre si e relativamente ao núcleo da frase – o núcleo verbal. Constituintes da frase desempenham FUNÇÕES SINTÁTICAS

Ontem, o Francisco comprou um disco fantástico. o Francisco Dito e Feito, 6.º ano SUJEITO Corresponde ao(s) ser(es) – pessoa(s), coisa(s)… – sobre quem se declara, isto é, sobre quem se diz alguma coisa. Sujeito Ontem, o Francisco comprou um disco fantástico. o Francisco Grupo nominal O que se declara ou diz sobre o sujeito? Ontem… comprou um disco fantástico. [Predicado]

O sujeito pode ser a entidade… Dito e Feito, 6.º ano O sujeito pode ser a entidade… 1. … que pratica a ação. A Ana comeu o bolo. 2. … que sofre a ação. O bolo foi comido pela Ana. 3. … à qual se atribui uma característica. A Ana é muito simpática. 4. … que se encontra num dado estado. A Ana está doente.

Composto por apenas um grupo nominal. Dito e Feito, 6.º ano Tipos de sujeito Sujeito simples Composto por apenas um grupo nominal. O recital foi magnífico. Ele tocou de forma impressionante. Sujeito composto Constituído por dois ou mais grupos nominais. O Carlos e o tio foram ao futebol. Sujeito nulo Não está representado por uma palavra. Hoje, [-] ficamos em casa. [nós]

Incluem-se no predicado… Dito e Feito, 6.º ano PREDICADO Função sintática desempenhada pelo grupo verbal, cujo núcleo é o verbo. Incluem-se no predicado… 1. … o complemento direto. 4. … o c. agente da passiva. 2. … o complemento indireto. 5. … o modificador [do GV]. 3. … o complemento oblíquo. 6. … o predicativo do sujeito.

A música alimenta a alma. a alma Dito e Feito, 6.º ano 1. Complemento direto Complemento pedido por um verbo transitivo direto. Pode ser substituído pelos pronomes pessoais o, a, os, as. Complemento direto A música alimenta a alma. a alma Predicado A música alimenta-a.

O João ligou à Carla. à Carla O João ligou-lhe. Dito e Feito, 6.º ano 2. Complemento indireto Complemento pedido por um verbo transitivo indireto. Pode ser substituído pelos pronomes pessoais lhe/lhes. Complemento indireto O João ligou à Carla. à Carla Predicado O João ligou-lhe.

Dito e Feito, 6.º ano 3. Complemento oblíquo Complemento pedido por um verbo transitivo indireto. Pode ser constituído por um grupo adverbial e/ou por um grupo preposicional. A presença do complemento oblíquo é fundamental para o sentido da frase, não podendo, por isso, ser retirado.

A Sofia vai a minha casa.* A Sofia vai a minha casa. a minha casa Dito e Feito, 6.º ano Predicado O Luís vive aqui. aqui O Luís vive aqui.* Complemento oblíquo A Sofia vai a minha casa.* A Sofia vai a minha casa. a minha casa Predicado * Frase agramatical

4. Complemento agente da passiva Dito e Feito, 6.º ano 4. Complemento agente da passiva Complemento presente numa frase passiva, constituído por um grupo preposicional (introduzido pela preposição por). Este complemento corresponde ao sujeito numa frase ativa com o mesmo significado.

Verbo apoiar na voz passiva Dito e Feito, 6.º ano Complemento agente da passiva Os manifestantes foram apoiados por um sindicato. por um sindicato Predicado Verbo apoiar na voz passiva Frase ativa correspondente: Um sindicato apoiou os manifestantes.

Dito e Feito, 6.º ano 5. Modificador [do GV] Função sintática desempenhada por elementos que não são exigidos pelo verbo, sendo a sua presença opcional. Por não serem essenciais para o sentido da frase, geralmente podem ser retirados. O modificador do GV pode ser constituído por grupos adverbiais e preposicionais.

Eu passei por aqui ontem. ontem Estivemos a estudar em minha casa. Dito e Feito, 6.º ano Modificador [do GV] Eu passei por aqui ontem. ontem Estivemos a estudar em minha casa. em minha casa Predicado Predicado Eu passei por aqui ontem. Estivemos a estudar em minha casa.

ser, estar, ficar, permanecer, continuar, parecer… Dito e Feito, 6.º ano 6. Predicativo do sujeito Função sintática que atribui uma propriedade, uma característica ou uma localização (temporal ou espacial) ao sujeito. O predicativo do sujeito pode ser constituído por grupos nominais, adjetivais, adverbiais ou preposicionais. Ocorre sempre em frases com verbos copulativos: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, parecer…

Esta tarde, ficamos na escola. na escola Dito e Feito, 6.º ano GN A Luísa é pintora. pintora GAdj A sala está silenciosa. silenciosa Predicativo do sujeito GAdv A biblioteca é ali! ali GPrep Esta tarde, ficamos na escola. na escola

MODIFICADOR [de frase] Dito e Feito, 6.º ano MODIFICADOR [de frase] Função sintática desempenhada por elementos que não são exigidos por nenhum constituinte da frase, sendo, por isso, opcionais. O modificador de frase pode ser constituído por um grupo adverbial ou por um grupo preposicional e a sua presença afeta a totalidade da frase ou oração.

Modificador [de frase] Dito e Feito, 6.º ano Sinceramente Sinceramente, espero que tudo corra bem! Predicado Predicado Sinceramente, espero que tudo corra bem! Modificador [de frase] Na verdade, encontrei o livro, mas não o trouxe. Na verdade Predicado Predicado Na verdade, encontrei o livro, mas não o trouxe.

Dito e Feito, 6.º ano VOCATIVO Função sintática utilizada em contextos de chamamento ou interpelação do interlocutor. Surge frequentemente em frases imperativas, interrogativas e exclamativas. O vocativo aparece sempre isolado por vírgula(s).

Percebeste, Maria, o que eu disse? Maria Dito e Feito, 6.º ano Ó Manuel Ó Manuel, não faças isso! Vocativo Percebeste, Maria, o que eu disse? Maria Já disse o que pensava, meu amigo! meu amigo