ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Hipófise.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Colégio INEDI Biologia
O eixo hipotálamo/hipófise
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
O que é Sistema Endócrino?
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Víctor Pessoa.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino.
Sistema genital masculino
CICLO MENSTRUAL.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Sistema Endócrino.
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Endócrino.
FISIOLOGIA DA GESTAÇÃO
Revisão Avaliação Bimestral Ciências (8º anos A e B) 4º bimestre
FISIOLOGIA DO SISTEMA HIPOTÂLAMICO – HIPOFISÁRIO.
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Fisiopatologia da Reprodução
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
SISTEMA ENDÓCRINO Lourenzo Brito.
Clinica Dale 20 anos.
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Biotecnologia da Reprodução
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Puberdade.
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Obstetrícia Veterinária
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
SISTEMA ENDÓCRINO.
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Uma visão reprodutiva da mulher
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS

Secreção de hormônios = glândulas endócrinas Hormônios da reprodução = gônadas, hipotálamo, hipófise.

SISTEMA HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE

SISTEMA PORTA HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE

CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS 1-HORMÔNIOS DA HIPÓFISE POSTERIOR –hipófise é apenas reservatório, são sintetizados no hipotálamo. a) OCITOCINA- contratilidade uterina, ejeção do leite, síntese de prostaglandina/contração dos ductos deferentes e uretra b) VASOPRESSINA- hormônio anti-diurético

2- HORMÔNIOS DA HIPÓFISE ANTERIOR E HIPOTÁLAMO a) STH ou GH - somatotrofina ou hormônio de crescimento b) TSH – hormônio tireotrófico ou tirotrofina c) ACTH – adrenocorticotrófico, que regula a função córtico-adrenal

a) LTH ou PROLACTINA- células mamárias a) LTH ou PROLACTINA- células mamárias. Lactação, comportamento maternal nas fêmeas e função lútea/ b) FSH ou FOLÍCULO-ESTIMULANTE- gonadotrofina, age nas células da granulosa. Crescimento folicular e síntese de estradiol. Auxilia na espermatogênese. c) LH ou LUTEINIZANTE- células da teca interna e do corpo lúteo. Ovulação, formação do corpo lúteo e secreção de progesterona. Machos- secr. Testosterona céls leydig

3- HORMÔNIOS HIPOFISIOTRÓFICOS - secretados pelos neurônios que se originam no hipotálamo e agem na adeno-hipófise. a)  GnRH – ou hormônio liberador de gonadotrofinas. Lobo anterior da hipófise. Determina a liberação de FSH (GnRH-FSH) ou de LH (GnRH-LH) da hipófise anterior. b) CRH- fator liberador do hormônio adenocorticotrófico (ACTH)‏ c) TRH – fator liberador do hormônio tireotrófico.

b PRH- hormônio liberador da prolactina. aGHRH- fator liberador do hormônio de crescimento. b PRH- hormônio liberador da prolactina.         Para a prolactina e hormônio somatotrófico há também fatores inibidores (PIH e GIH)‏  

4-GONADOTROFINAS EXTRA-HIPOFISÁRIAS a)      hCG – gonadotrofina coriônica humana. Secretada no trofoblasto (córion) humano. Age nos ovários, facilitando a produção de progesterona, com efeito luteinizante.       eCG- ou gonadotrofina coriônica eqüina. Secretada pelos cálices endometriais dos 40 a 120 dias de gestação. Age no ovário (da égua) promovendo a formação de corpos lúteos acessórios. Em outras espécies, estimula o crescimento folicular (efeito FSH).

a) HMG- gonadotrofina humana pós-menopausa a)  HMG- gonadotrofina humana pós-menopausa. Possui efeito básicamente FSH. b)  HPL- produzido na placenta humana. Age na glândula mamária estimulando-a  

5- HORMÔNIOS ESTERÓIDES - córtex adrenal, - gônadas - placenta durante a prenhez. São derivados do colesterol, que têm em comum uma estrutura de quatro anéis de carbono (ciclopentanoperhidrofenantreno).

Agem no hipotálamo, trato reprodutivo inteiro e glândula mamária. ESTRÓGENOS- Estradiol (E2). Produzidos pelas células da granulosa, placenta, células de Sertoli dos testículos. Agem no hipotálamo, trato reprodutivo inteiro e glândula mamária. Determina o comportamento sexual, liberação de GnRH, aumenta a motilidade uterina. Outros estrógenos são a estrona e o estriol, que se formam no fígado. São metabólitos que são eliminados na urina e nas fezes. Na égua, são eliminados para a placenta. As concentrações de estrógenos são medidas em U.I.

Age no endométrio, glândula mamária, miométrio e hipotálamo. PROGESTERONA- (P4). Produzida pelo corpo lúteo e placenta, mas também pelo córtex adrenal e testículo. Age no endométrio, glândula mamária, miométrio e hipotálamo.

PROGESTERONA- (P4) Promove a secreção das glândulas endometriais; inibe a liberação de GnRH e o comportamento sexual. É responsável pela manutenção da prenhez no seu terço inicial. A produção de progesterona pela placenta é grande na égua e na mulher, e bem menor na vaca e ovelha. Sua concentração é também dada em U.I.

TESTOSTERONA- (T) Produzida pelo testículo, adrenais e ovários. Tb é produzida a androstediona. Uma outra forma metabolisada da testosterona, produzidas nas células dos órgãos de território genital, como a próstata e vesículas seminais, é a 5  dihidrotestosterona, um hormônio ainda mais potente do que a testosterona. A U.I. do andrógeno equivale a 0,1mg de androsterona cristalizada.

a) RELAXINA- produzida pelo ovário, placenta e endométrio a)      RELAXINA- produzida pelo ovário, placenta e endométrio. Distende os ligamentos pélvicos e dilata o colo do útero.       INIBINA- glicoproteína produzida nas células da granulosa, que age na hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH.      ATIVINA- glicoproteína secretada na placenta e células da granulosa; age também na hipófise anterior porém estimula a secreção de FSH.

      PROSTAGLANDINAS- prostaglandina F2α (PGF2α) - secretada no endométrio e glândulas vesiculares. Age sobre o corpo lúteo, miométrio e folículos ovulatórios. Causa a luteólise, promove tônus e contração uterinos, ovulação, parto em algumas espécies, e aborto; Prostaglandina E2 (PGE2) - secretada no ovário, útero, membranas embrionárias. Age sobre o corpo lúteo e oviduto. Auxilia na ovulação, e estimula a secreção de progesterona pelo corpo lúteo.

6- OUTROS a     TIREÓIDE- produz a tiroxina que regula o metabolismo geral. ADRENAL-Em situações de “stress” há maior atividade desta glândula.

IPINEAL- relacionada à produção de melatonina IPINEAL- relacionada à produção de melatonina. Eguas = maior atividade sexual com o aumento de horas luz/dia (fotoperíodo positivo) Ovelhas = aumentarão a atividade com dias curtos (fotoperíodo negativo). A luminosidade é percebida pela retina, que conduz o estímulo via nervo óptico até o NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO no hipotálamo. Estes neurônios levam o estímulo até a glândula pineal, onde é secretada a melatonina.

aLEPTINA- peptídeo hormonal produzido por adipócitos aLEPTINA- peptídeo hormonal produzido por adipócitos. Relaciona-se diretamente com a quantidade de gordura.       FEROMÔNIOS- substâncias secretadas para fora do organismo. São detectadas pelo sistema olfatório de membros da mesma espécie.       ESTÍMULOS ACÚSTICOS, táteis e visuais- também provocam o aumento do estímulo do sexo oposto para a cópula.