A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Endócrino I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Endócrino I."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Endócrino I

2 O sistema endócrino corresponde ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo. O sistema endócrino e o sistema nervoso funcionam de forma diferente, mas interagem para modular e coordenar as atividades metabólicas do organismo.

3 Hormônios Os hormônios são mensageiros químicos secretados pelas glândulas endócrinas e enviadas, através da corrente sanguínea, às células ou órgãos-alvos. Classificação dos hormônios: - Proteínas insulina, glucagon, FSH. - Derivados de aminoácidos tiroxina e adrenalina. - Esteroides progesterona e testosterona.

4 Componentes Glândulas endócrinas, ricamente vascularizadas, de modo que seu produto é liberado em espaços estreitos do tecido conjuntivo, entre as células e os leitos dos capilares, através dos quais entra na corrente sanguínea. -Exemplos de glândulas endócrinas: hipófise, tireoide, paratireoides, as adrenais, o pâncreas endócrino e as glândulas. Células endócrinas, localizadas no interior de certas partes do corpo.

5 Hipófise Constituída de dois tipos diferentes de células endócrinas:
-adeno-hipófise – origina-se de um tecido epitelial, como as outras glândulas endócrinas. -neuro-hipófise – é um prolongamento do hipotálamo constituído por neurônios modificados. Tem, portanto, origem nervosa. Observação: os hormônios produzidos na hipófise podem agir sobre tecidos não endócrinos, ou então podem agir modulando a atividade de outras glândulas.

6 Hipófise Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada cela túrcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adenoipófise) e o lobo posterior (ou neuroipófise).

7 Hormônios produzidos no hipotálamo e liberados pela neuro-hipófise:
-Ocitocina -ADH (hormônio antidiurético) Hormônios da adeno-hipófise: -TSH (hormônio tireotrófico) -ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) -FSH (hormônio folículo estimulante) -LH (hormônio luteinizante) -GH ou STH (hormônio do crescimento ou somatotrofina) -Prolactina

8 Hormônios eliminados pela neuro-hipófise
Ocitocina ADH Regula o balanço hídrico do corpo, aumentando a reabsorção de água; Causa contração da musculatura lisa das arteríolas, aumentando, assim a pressão sanguínea; Pode restaurar a pressão sanguínea normal após hemorragia severa. A deficiência de ADH causa diabete insípido. O ADH é inibido pelo álcool etílico. Estimula as contrações do útero durante e depois do trabalho de parto. Provoca as contrações de células localizadas ao redor dos ductos das glândulas mamárias e, consequentemente, a ejeção do leite.

9 Hormônios da adeno-hipipófise
- TSH (Tireotrófico ou tireotrofina) - ACTH (adrenocorticotrófico) FSH (folículo estimulante) - LH (luteinizante) GH (Hormônio do crescimento) Prolactina Estimula a tireóide a secretar seus principais hormônios. Sua produção é estimulada pelo hormônio liberador de tireotrofina (TRH), secretado pelo hipotálamo. Estimula o córtex adrenal. Na mulher, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos. No homem, estimula a espermatogênese.   Na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo. No homem, estimula a produção de testosterona pelas células instersticiais dos testículos. Atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina, predispondo ao diabetes). Promove a produção de leite nas glândulas mamárias.


Carregar ppt "Sistema Endócrino I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google