Raquel Descrever aqui o modelo amostral seus problemas para nossos propósitos. (1 dia)‏

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

Correlação e Regressão
DENGUE – Orientações para a participação Social
ESTATÍSTICA ESPACIAL Fenômeno natural
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Brasília, Agosto de 2010.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Identificação dos mosquitos capturados
A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
INÍCIO AQUI VOCÊ COLOCA O TÍTULO, FOTOS DO CURSO, OBJETIVOS...
Cartilha de Dengue.
Análises espaciais: introdução
Programação Avançada Simulação – Conceitos básicos
Denise Duarte Depto de Estatística ICEx- UFMG
Uso da Computação Evolutiva na calibração de modelos dinâmicos espacialmente explícitos para a simulação de fenômenos geográficos Larissa Maiara Fraga.
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
Modelos de distribuição de erros
Estatística Descritiva
Métodos de Desagrupamento Método de Células Móveis
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Modelos Hidrológicos.
Controle Estatístico de Qualidade Robert Wayne Samohyl
Medidas Estatísticas Para Dados Agrupados Prof. Gercino Monteiro Filho
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Crescimento populacional
Disciplina Engenharia da Qualidade II
M ÉTODOS E STATÍSTICOS PARA E XATIDÃO DE M APEAMENTO E A VALIAÇÃO DE M ODELOS Camilo Daleles Rennó Referata Biodiversidade 8 novembro 2007.
Dados em Geoprocessamento
BUSMOBILE JOÃO SILVA JOÃO ULISSES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MULTIMÉDIA.
BUSMOBILE JOÃO SILVA JOÃO ULISSES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MULTIMÉDIA.
DIVULGAÇÃO MARCA.
Ferramentas Estatísticas: Diagrama de Dispersão FATEC - TAQUARITINGA.
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Análise de Mapas Prof. Mario Vasconcellos. Formas de Utilização de Mapas  Mapa X Imagem X Figura  Mapa Ilustrativo  Mapa Demonstrativo: Inclui os mapas.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
Problema de Transporte e Alocação
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Ecologia de comunidades Padrões e processos
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Aedes: criadouros e soluções
AULA 3 – O Modelo de Regressão Simples
VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes. Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma.
Distribuição individual de espécies
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Aula 1. Introdução à Inferência Estatística
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
CONCEITOS IMPORTANTES
Patometria I Koichi Sameshima Marcos Amaku Raymundo Soares deAzevedo Neto MPT /09/2014.
Transcrição da apresentação:

Raquel Descrever aqui o modelo amostral seus problemas para nossos propósitos. (1 dia)‏

Raquel Mapa de higienópolis (1 (ideal) a 2 semanas)‏ –Não conseguimos mapa de criadouros (cimitério, oficinas, borracharia, fabricas com coisas guardadas ao relento). –Colocar os layers abaixo em TerraView: Arruamento Edificações Escolas ( Municipais + Privadas). Agua ( piscina, canais e caixa dágua)‏ NÃO - Entidades privadas (banco, posto de gasolina e outros)‏ Amostras –Criar um espaço celular de 100x100 metros e outro de 10x10 metros e preencher os seguintes atributos a partir dos layers importados: Densidade = (#edificações/area da célula)‏ Escolas = #escolas Piscinas = #piscinas Canais = 1 se existe e 0 caso contrário Caixa dágua = # numero de caixas dágua Amostra: #numero de ovos, # numero de adultos, etc

Raquel Modelo dinâmico de infestação (2 a 3 semanas)‏ –Carregar todos os layers no espaço celular (1 dia )‏ –Criar vizinhança de Moore para as células (1 dia )‏ –Implementar o modelo,ou seja: Objetivo –Estimar a distribuição espacial do indice de infestação a partir de dados sobre a temperatura ambiente e a disponibilidade de criadouros. –Como o mapa de criadouros é incompleto (não existe, exceto a localização de água) tentaremos estimar a distribuição de criadouros de forma a inserir criadouros em locais onde não existe água (onde não há criadouro, ocorre a extinção mais rápida do mosquito). –Onde o indice de infestação é continuamente alto no tempo, provavelmente há criadouros. Onde a propulação se extingue rapidamente, não há criadouro). Variável resposta: –#individuos de cada população (ovo, larva, pupa, adulto A1, Flyer, Adulto A2.)‏ Demanda: ESCALA GLOBAL (1 SEMANA)‏ –1º. Monografia (Determinístico) (1 dia)‏ –2º. Cláudia para Higienópolis (Estatístico) (1 dia)‏ –3º. Otero (Estocástico) (2 a 3 dias )‏ Alocação: ESCALA LOCAL (1 SEMANA)‏ –1º. Nosso (Determinístico)‏ »Potencial de Infestação (que depende da distribuição espacial de criadouros, tamanho da população local atual (ovos)) (1 a 3 dias no maximo)‏ »Modelo de Dispersão (Vôo) (1 a 2 dias no maximo)‏ –2º. Otero (Estocástico) (1 semana)‏ »Potencial de Infestação (que depende da distribuição espacial de criadouros)‏ »Modelo de Dispersão (Vôo)‏ –Calibrar o modelo: (1 Semana)‏ Mapa de infestação estimado contra mapa de infestação real, para tempos diferentes. Se no mapa de pontos amostrais os pontos não estiverem regularmente distribuídos, o modelo amostral é falho para aquilo que queremos!!! –Como fazer? Primeiro Segundo

Resultados Modelo conceitual e matemático espacialmente- explicito do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti (calibrado). Comparação entre vários modelos de demanda (intensidade) e alocação (variabilidade espacial na intensidade)‏ Software parametrizavel disponivel na internet para que outros pesquisadores possam utilizar o modelo

Escrever a tese (3 dias a 1 semana) –Eviar a estrutura + ou – preenchida pra mim e atualizada com as decisões abaixo, incluivide com as duvidas sanadas