Um dos tipos mais simples de epitélio de revestimento é formado por uma só camada de células cúbicas ou cubóides (semelhantes a um cubo). Trata-se, portanto,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

Histologia Animal.
Tecido Nervoso Vera Vargas, 2011.
Histologia animal Tecido epitelial
HISTOLOGIA TECIDOS EPITELIAIS.
É um tecido formado por células intimamente unidas entre si.
DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
Tecido nervoso Anatomicamente o sistema nervoso esta dividido em:
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções.
Mucosa oral Mucosa bucal Sistema bucal --- Lábios; Bochechas;
ORIGEM DOS TECIDOS TECIDO EPITELIAL:
Tecido Epitelial Edson Robert.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Tecido conjuntivo.
HISTOLOGIA- TECIDO EPITELIAL
Tecido Epitelial e Conjuntivo
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Tecido Epitelial M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
SISTEMA DIGESTÓRIO.
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Fisioterapia Dermatofuncional
Tecido nervoso Jorge Clarêncio Andrade
TEGUMENTO.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Tecidos do Corpo Humano.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Histologia Tecido – conjunto de células com as mesmas funções.
Histologia 1 - Junqueira e Carneiro - Histologia Básica 10ed 2 - Atlas de Histologia - Sobotta.
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Prof. Priscila Anderson
Histologia do Tecido Epitelial - 2
Rosiane Nascimento Alves
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
Secreção Epitélio Glandular.
Vera Regina Medeiros Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE NOVA FRIBURGO
Tecido Epitelial de Revestimento
CARACTERÍSTICAS GERAIS
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
SINAPSES.
Histologia do Tecido Epitelial
TECIDO NERVOSO.
Histologia Professora Ana Carolina.
Células da Glia.
HISTOLOGIA TECIDO EPITELIAL
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Tipos de Tecidos.
Tecido Nervoso.
Prof. Claudinei Sousa Lima
Traquéia CARTILAGEM HIALINA 1.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
HISTOLOGIA PROF. MSc. DI.BABALU.
Tecido conjuntivo.
Tecido Nervoso.
Tecido Nervoso Cristiane Barroso. Origem ectodérmica; Forma do sistema nervoso e com o sistema endócrino, coordena as funções orgânicas; Composta por.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
Transcrição da apresentação:

Um dos tipos mais simples de epitélio de revestimento é formado por uma só camada de células cúbicas ou cubóides (semelhantes a um cubo). Trata-se, portanto, de um epitélio simples cúbico (o primeiro termo da classificação se refere ao número de camadas, o segundo item se refere à forma das células). Como suas células são isodiamétricas seus núcleos são geralmente esféricos. Como qualquer tecido epitelial, repousa sobre uma membrana basal a qual se prende ao tecido conjuntivo e também prende o epitélio ao conjuntivo. É um epitélio formado por uma única camada de células planas, semelhantes a ladrilhos, porém de formas irregulares. São células muito delgadas e por esta razão frequentemente não é possível observar bem seu citoplasma ao microscópio. Seus núcleos, geralmente alongados ou elípticos, são mais espessos que o citoplasma e fazem saliência na superfície da célula. O epitélio denominado epitélio simples prismático ou epitélio simples colunar é formado por uma camada de células prismáticas, altas, apoiadas sobre uma membrana basal. Seus núcleos são elípticos. Note como os núcleos alongados acompanham o maior eixo das células. É um tipo de epitélio bastante frequente no corpo constituindo, por exemplo, o revestimento interno do estômago, intestinos e de vários outros órgãos.

O epitélio estratificado pavimentoso tem várias camadas de células. A forma das células varia conforme sua posição no epitélio. O nome deste tipo de epitélio deriva da forma das células desta última camada. Nos epitélios estratificados pavimentosos há uma contínua produção de novas células na sua porção basal e uma contínua descamação na sua porção superficial. Este epitélio existe em locais sujeitos a atrito ou forças mecânicas, como por exemplo na cavidade oral e esôfago. A espessura deste epitélio, isto é, o número de camadas celulares, costuma ser maior em locais expostos a maiores forças. Uma característica muito importante das células do epitélio de transição é sua capacidade de se rearranjar nos diferentes estados de preenchimento da bexiga. Quando a bexiga está esvaziada ou com pouca urina o epitélio é mais alto e formado por maior número de camadas. Quando a bexiga contém muita urina, as células epiteliais se rearranjam, o número de camadas pode diminuir, o epitélio fica mais delgado e as células superficiais se tornam mais achatadas.

O epitélio pseudoestratificado tem este nome porque parece ser estratificado, pois mostra núcleos em diferentes alturas da camada epitelial. Ná verdade há só uma camada de células (é, portanto, um epitélio simples), porém as suas células tem alturas diferentes, o que resulta na distribuição variada de seus núcleos, dando a falsa impressão de estratificação. Tanto as células altas como as células menores (células basais) estão apoiadas na membrana basal.

Tecido Conjuntivo MastócitoFibroblasto Capilar Célula adiposa Substância fundamental amorfa Plasmócito Neutrófilo Fibra de colágeno Linfócito Fibra nervosa Macrófago Fibra reticular Fibra elástica

Célula de Schwann = produz mielina no SNP (axônio único) Células da Glia ou Neuróglia = função estrutural e metabólica Micróglia = sistema nomonuclear fagocitário Astrócitos = maiores células da neuróglia, caracterizam-se pela riqueza e dimensões de seus prolongamentos = formam dilatações que envolvem os capilares sanguíneos = pés vasculares. Oligodendrócito = produzem a mielina no SNC (vários axônios) Células Ependimárias = arranjo epitelial; revestem as cavidades do sistema nervoso central.

Nervos Periféricos  São feixes de fibras nervosas (axônios) envolvidos por muitos revestimentos de tecido conjuntivo. Epineuro = camada mais externa – tecido conjuntivo denso não-modelado com algumas fibras elásticas. E Perineuro = camada média, cobre cada feixe de fibras nervosas no interior do nervo. Constituído de conjuntivo denso. Endoneuro = camada mais interna, rodeia cada axônio. Tecido conjuntivo frouxo.