REDE CASAS DO CONHECIMENTO [CdC] PROMOÇÃO DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS LOCAIS Rui Vieira de Castro Seminar Innovation.

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Transcrição da apresentação:

REDE CASAS DO CONHECIMENTO [CdC] PROMOÇÃO DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS LOCAIS Rui Vieira de Castro Seminar Innovation and modernisation of rural economy Gaia, Portugal,

Universidade do Minho localização

Universidade do Minho objetivos de ação a formação humana ao mais alto nível a realização de investigação [visando] a procura de respostas aos grandes desafios da sociedade a transferência, o intercâmbio e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos a promoção de actividades que possibilitem o acesso e a fruição de bens culturais a interacção com a sociedade, através […] de parcerias para o desenvolvimento social e económico, nos contextos regional, nacional ou internacional

Universidade do Minho pessoas estudantes docentes 900 docentes de carreira (96% doutorados) 880 funcionários técnicos e administrativos 250 bolseiros de investigação em projectos e unidades de I&D 900 estudantes com bolsas de investigação 50 investigadores em exclusividade 25 bolseiros de pós-doutoramento

unidades orgânicas (escolas / institutos) Arquitetura Ciências Ciências da Saúde Ciências Sociais Direito Economia e Gestão Educação Enfermagem Engenharia Letras e Ciências Humanas Psicologia Arquitetura Ciências Ciências da Saúde Ciências Sociais Direito Economia e Gestão Educação Enfermagem Engenharia Letras e Ciências Humanas Psicologia Arquitetura Ciências Ciências da Saúde Ciências Sociais Direito Economia e Gestão Educação Enfermagem Engenharia Letras e Ciências Humanas Psicologia Universidade do Minho domínios de atuação

Rankings THE Uma das 2 universidades portuguesas no ranking Times Higher Education 2014 A universidade portuguesa mais bem colocada (posição 64) no ranking Times Higher Education Under Universidade do Minho rankings

O PROJETO REDE CASAS DO CONHECIMENTO

conceito CdC – estruturas que reúnem pessoas e recursos que visam, simultaneamente diminuir as assimetrias digitais diminuir a infoexclusão das populações, e contribuir para a disseminação do conhecimento através da mobilização das comunidades locais, regionais e académicas como atores do desenvolvimento económico e social do território

conceito CdC – estruturas que reúnem um conjunto de pessoas e recursos que visam, simultaneamente diminuir as assimetrias digitais diminuir a infoexclusão das populações, e contribuir para a disseminação do conhecimento através da mobilização das comunidades locais, regionais e académicas como atores do desenvolvimento económico e social do território

conceito CdC – estruturas que reúnem um conjunto de pessoas e recursos que visam, simultaneamente diminuir as assimetrias digitais diminuir a infoexclusão das populações, e contribuir para a disseminação do conhecimento através da mobilização das comunidades locais, regionais e académicas como atores do desenvolvimento económico e social do território

áreas de intervenção A “Rede CdC” - conta com nove Casas do Conhecimento, oito em Municípios da Região Norte e uma na Universidade do Minho Foca a sua atividade em temáticas essenciais do Programa Operacional para o Desenvolvimento da Região Norte, tais como: ◦ A inclusão digital ◦ A valorização do ES como fonte de desenvolvimento do país e das suas regiões ◦ O desenvolvimento de relações fortes e qualificadas entre cidades e os territórios envolventes

inclusão digital Fonte: Eurostat (Information Society Statistics), INE (Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação pelas Famílias) e Comissão Europeia (Broadband Coverage in Europe in 2011)

“Estes reduzidos níveis de utilização das TIC não se poderão dissociar de um conjunto de especificidades regionais que levantam preocupações específicas de inclusão digital: Baixas qualificações Baixos níveis de rendimento Fenómenos de pobreza Acentuado envelhecimento de alguns territórios da Região Norte” Fonte: Programa Operacional Regional do Norte – versão 1.8] “ Os cidadãos menos favorecidos, os que não possuem as melhores tecnologias de informação disponíveis, têm menos possibilidades de beneficiar das oportunidades de educação, formação, entretenimento e comunicação.” Fonte: NTIA (US Department of commerce) (1999). Falling through the Net: Defining the Digital Divide inclusão digital

A Rede CdC, mais do que disponibilizar tecnologias, pretende contribuir para a capacitação das populações, não só com soluções tecnológicas, mas também como medida de política pública para a educação e a inclusão digital: Promovendo a participação dos cidadãos na vida comum, através do seu envolvimento em iniciativas de natureza educativa, informativa e cultural, prioritariamente estruturadas por tecnologias de informação e comunicação Mobilizando as comunidades locais, regionais e académicas, como atores do desenvolvimento económico e social da região e do país inclusão digital

A Rede CdC, mais do que disponibilizar tecnologias, pretende contribuir para a capacitação das populações, não só com soluções tecnológicas, mas também como medida de política pública para a educação e a inclusão digital: Constituindo-se como um fórum para a Sociedade do Conhecimento e Inovação, de convergência de entidades públicas e privadas, através de ações como colóquios, seminários, conferências, workshops, bem como através da promoção, elaboração, edição e divulgação de estudos e publicações Apoiando a promoção, dinamização e implementação de projetos municipais de inovação e desenvolvimento tecnológico inclusão digital

“No que respeita à conclusão do ensino superior no grupo etário de anos, os valores quase duplicaram na última década em Portugal, de 14,9% para 29,2%, e mais do que duplicaram na Região Norte, de 12,0% para 30,7%, entre 2003 e 2013 (INE). No entanto, após um abrandamento no crescimento da frequência do ensino superior, verifica-se uma redução no número de inscritos nos últimos anos, pelo que a meta de 40% em 2020 é particularmente difícil, exigindo respostas em múltiplos campos.” Fonte: Programa Operacional Região Norte valorização do ES

A Universidade do Minho procura responder a esta necessidade da região ao: Cooperar e interagir com a sociedade, identificando e procurando soluções para as suas problemáticas e necessidades Desenvolver ações de formação orientadas para o reforço das competências de vários públicos-alvo, através de iniciativas de divulgação tecnológica e científica Alargar a sua oferta formativa Promover a importância da aprendizagem ao Longo da Vida, desenvolvendo iniciativas em temáticas como a educação para a saúde, a educação ambiental, a educação e a cidadania, entre outras Fomentar o ideal de “Universidade sem muros” ao aproximar o conhecimento das comunidades valorização do ES

“ Entre 1995 e 2012 (…) Aprofundou-se o dualismo estrutural que tem marcado a evolução do sistema territorial da Região do Norte. De um lado, a “Região Urbana Metropolitana”, do outro, as áreas rurais, marcadas pelo envelhecimento, pelo êxodo populacional e por uma atividade agrícola em declínio.” Fonte: Programa Operacional Regional do Norte – versão 1.8 (2014) valorização do ES

O trabalho em Rede, entre os Municípios parceiros e a Universidade do Minho, permite criar relações mais fortes e mais qualificadas entre as cidades e os territórios envolventes, e desta forma pretende contribuir para: Uma dinâmica de colaboração entre entidades públicas de âmbito local, sub-regional e regional Diminuir as desigualdades no acesso a serviços digitais entre cidadãos de diferentes concelhos, que ainda diferem consideravelmente entre si Garantir a equidade territorial na provisão de equipamentos coletivos e no acesso de todos os cidadãos aos serviços de interesse geral Articular politicas públicas que assegurem a preservação da identidade e das culturas locais, fomentando a sua partilha e disseminação como fator de enriquecimento valorização do ES

cidades e territórios envolventes 22 km 34 km 43 km 83 km 130 km 73 km 38 km 39 km

espaços Espaços humanos e funcionais, de fácil acesso, polivalentes Espaços de convergência de pessoas e de tecnologias, com o saber e o conhecimento no lugar central

espaços Espaços que atraem e onde se cruzam os diferentes segmentos da sociedade civil e do tecido económico Espaços que garantam acesso wireless à internet e a participação remota em atividades de educação e formação

atividades Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Tecnologias Educativas – CdC de Paredes de Coura. Cerimónia de Inauguração das CdC da Universidade do Minho, Vila Verde, Fafe, Paredes de Coura e Vieira do Minho – 2012

atividades Recreio Digital – CdC de Vila Verde. Participação remota nas conferências do IDN (CdC da UMinho)

atividades Workshop sobre e-books, emitida para a rede de CdC a partir da Feira do Livro (Braga, 2013) Sessão transmitida a partir da CdC de Vila Verde para a Rede CdC

atividades ( ) NaturezaTipologiaEntidades envolvidasParticipantesSessões Mestrado Tecnologias Educativasb-learning (presencial e à distância a partir da UM) IE da UMinho CdC Paredes de Coura CdC Vila Verde +/ Conferências (IDN e APDSI CPLP) Presencial e remotamenteUMinho APDSI IDN CPLP +/ Mostras TecnológicasPresencialCdC Vila Verde CdC Uminho +/ Workshops (Temáticas diversas) PresencialCdC UMinho CdC Paredes de Coura Cdc Vila Verde CdC Boticas CdC Fafe +/ Sessões de Informação (Temáticas diversas no âmbito das TIC) Presencial e remotamenteCdC Paredes de Coura CdC Vila Verde CdC Vieira do Minho CdC Fafe CdC Boticas UMinho +/ Sessões da Rede Casas do ConhecimentoPresencial e remotamente RCdC +/ Feira do LivroPresencial e remotamenteRCdC+/ Exposições Presencial UMinho CdC Paredes de Coura +/- 50 2

avaliação As Cdc são hoje um conceito validado, conhecido e reconhecido, pelas diversas comunidades envolvidas: locais, regionais, académicas e nacionais. Procura, neste momento, unir esforços para apostar no alargamento, na intensificação, na inovação e experimentação de novas atividades, muito em particular as experimentações de ‘Internet de proximidade’ para o qual as CdC são um verdadeiro LivingLab.

Obrigado! Rui Vieira de Castro