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o que fazer, para quê, porquê, como e quando.

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Apresentação em tema: "o que fazer, para quê, porquê, como e quando."— Transcrição da apresentação:

1 o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Plano de Intervenção 2009/2010 o que fazer, para quê, porquê, como e quando.

2 Intenções Introduzir funcionalidade Distribuir responsabilidades Optimizar a organização escolar Estabelecer hábitos de auto-reflexão, em conjunto e de forma continuada Estabelecer um exercicio de funções mais próximo de todos os agentes educativos e mais participado por estes Promover a cooperação, compreensão, respeito mútuo, solidariedade, justiça e honestidade.

3 Palavras-chave Eficiência Afectividade Transformar Pluralidade Valores
Inovação Eficácia Criatividade

4 Pluralidade- Respeito pela diversidade e pela diferença.
Transformar, as práticas educativas num processo de interacção, cooperação e de co-responsabilização progressiva. Eficácia Na relação entre a acção e os resultados obtidos. Valores- Desenvolver na escola os valores da solidariedade, da justiça e da honestidade. Afectividade-Transformar a escola num espaço de compreensão e de respeito mútuo. Inovação-Desenvolvimento de novos projectos, equipamentos e práticas que dinamizem a Escola. Criatividade- Aplicar novas práticas pedagógicas; envolver os alunos e a restante comunidade educativa; valorizar a qualidade e premiar o mérito. Eficiência Na gestão e administração dos recursos e meios.

5 Objectivos Gerais Incentivar o diálogo entre todos os intervenientes no processo educativo Incentivar a participação activa dos pais e encarregados de educação na vida da escola Promover atitudes, interesses e valores como elementos essenciais da aprendizagem, educando para a Cidadania Suscitar a participação activa das instituições do meio local na vida da escola Promover a formação e a actualização científica e pedagógica permanentes de todos os agentes educativos da escola.

6 Plano de Melhoria Sucesso escolar
Participação dos encarregados de educação no processo educativo dos educandos Envolvimento da Associação de Estudantes e da Associação de Pais na vida escolar Intervenção pedagógica dos Grupos de Recrutamento no âmbito da gestão articulada do currículo e na promoção de formas de trabalho cooperativo Comunicação entre as estruturas da escola Produtividade dos Conselhos de Turma ao nível da planificação conjunta das suas actividades Envolvimento de entidades e instituições locais que possam apoiar e ajudar a resolver problemas e necessidades da Escola

7 Áreas de Intervenção Formação Ensino e Aprendizagem Envolvimento da comunidade educativa Comunicação Serviços Administrativos

8 Formação-Objectivos Garantir a formação contínua e permanente dos agentes educativos Promover a auto-formação e formação em grupo: círculos de estudo, oficinas e projectos Promover a formação no âmbito do desenvolvimento das competências sociais e pessoais Promover a Formação Contínua nas áreas específicas da docência

9 Formação- Estratégias
Constituir uma bolsa de formadores própria Identificar as necessidades formativas da Comunidade Educativa e elaborar um plano anual de formação Promover a formação centrada na concretização do Projecto Educativo Dinamizar acções de formação que desenvolvam a utilização de novas práticas pedagógicas e que promovam a sua aplicação na sala de aula Organizar oficinas de formação para a construção de materiais didácticos Organizar acções de formação para os Auxiliares de Acção Educativa no âmbito do desenvolvimento das competências sociais e pessoais Organizar acções de formação para os funcionários dos Serviços Administrativos nas matérias que estes considerarem necessárias Organizar sessões formativas para os Encarregados de Educação dos alunos nas matérias que estes considerarem pertinentes, em colaboração com o Projecto EPIS, Associações de Imigrantes do Concelho etc...

10 Ensino e Aprendizagem Objectivos
Aumentar a taxa de sucesso escolar dos alunos Melhorar a média das classificações por disciplina e ano de escolaridade Reduzir a taxa de abandono escolar Eliminar progressivamente aspectos comportamentais desadequados

11 Ensino e Aprendizagem Estratégias
Generalizar uma cultura de trabalho colaborativo entre docentes que fomente a partilha de ideias, materiais e práticas educativas Uniformizar os Critérios de Avaliação e co-responsabilizar os departamentos pela sua aplicação Dinamizar actividades que possibilitem aos alunos a interiorização de um conjunto de regras presentes no viver em sociedade Fomentar a educação para a cidadania nas suas várias vertentes Estabelecer o perfil ideal para a função de Director de Turma

12 Envolvimento da comunidade educativa - Objectivos
Melhorar o grau de participação dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos Aprofundar e expandir o grau de participação da comunidade local na vida escolar Criar uma rede de entidades que possam proporcionar estágios curriculares ou colaborar com os alunos da Área de Projecto do 12º Ano

13 Envolvimento da comunidade educativa - Estratégias
Envolver as diferentes estruturas da escola no planeamento e na realização de actividades que mobilizem os alunos e os encarregados de educação Dinamizar actividades em interacção com outras entidades locais: Bombeiros, Polícia, Centro de Saúde, etc Promover palestras, com o objectivo de apoiar os pais na orientação e no desenvolvimento pessoal dos seus educandos Desenvolver acções conjuntas dos Coordenadores de Directores de Turma e dos Directores de Turma que possibilitem a vinda dos encarregados de educação à escola Criar melhores condições de trabalho para os Directores de Turma Disponibilizar a escola para se envolver em projectos promovidos pela comunidade local

14 Comunicação- Objectivos
Desenvolver circuitos e novas formas de comunicação Tornar o site da escola elo de ligação com a comunidade educativa Desenvolver a comunicação no formato digital Promover através da comunicação a aproximação de todos os agentes educativos

15 Comunicação- Estratégias
Criação de um gabinete de comunicação Criação de um boletim informativo Formação de um Secretariado do Conselho Pedagógico que colabore na elaboração das ordens de trabalho do mesmo, verifique a realização, ou não, do que foi proposto, indicando neste último caso as razões e divulgue de forma sintética as decisões mais relevantes Desenvolvimento do conceito de “salas de estudo online”, onde os alunos poderão recorrer a professores para os auxiliar na resolução de dúvidas sobre as matérias em estudo das diversas disciplinas do currículo Desenvolvimento do conceito de um Portal de Informação com o objectivo de aglutinar de forma organizada toda a informação produzida internamente e a informação resultante das interacções com a comunidade local Criação de um correio electrónico pessoal para todos os professores e funcionários Desenvolvimento de um manual de procedimentos para algumas funções integradas na estrutura escolar

16 Serviços Administrativos Objectivos
Tornar mais eficazes e céleres os serviços administrativos Promover o trabalho cooperativo

17 Serviços Administrativos Estratégias
Criação do “gestor pessoal” Os utentes necessitam de se dirigir a um só profissional, o seu gestor, para tratar dos mais variados assuntos que lhe digam respeito. Cada gestor trata de assuntos relacionados com todas as áreas e está apto a satisfazer as necessidades dos utentes em qualquer situação. O atendimento será sempre feito de forma flexível, pelo que não necessita de estar dependente da disponibilidade do seu gestor, já que todos estarão aptos a resolver a sua situação.

18 “Não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão”


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