A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
JUSTIÇA RETRIBUTIVA OU RESTAURATIVA.
Vigília Pascal.
Dá-me dessa água.
Uma Morada para o Senhor
Um encontro no Poço de Jacó
DÁ- ME DE BEBER 23 de março de º Domingo da quaresma Ex 17,3-7
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A VIDA venceu a morte.
A Comunidade.
A Trindade
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
Pentecostes Vem Espírito Santo.
Cristo, Água para nossa sede
Nosso coração está sempre insatisfeito
Deixar o Cântaro.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Batismo de Jesus.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.
"Dá-me de beber".
Marta e Maria.
JOÃO é seu nome.
Ide e Evangelizai.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
O Bom Pastor.
«Vimos o Senhor»..
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Venha conhecer a felicidade
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
Evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração, dar vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos, anunciar o ano aceitável do Senhor e ensinando.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
A Despedida Na Liturgia destes domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Povo sempre procura ou fabrica alguém que seja o "salvador da pátria". O Povo de Deus também aguardava um Salvador, a quem chamavam de "Messias".
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA
Dá-me dessa água.
Transcrição da apresentação:

A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no sábado santo, na Vigília Pascal.

- da Água, no diálogo com a Samaritana, - da Luz, na cura do Cego; - da Vida, na ressurreição de Lázaro. Hoje apresenta-nos o símbolo mais importante, a ÁGUA, que exprime o milagre renovado da VIDA. Por isso, nestes três domingos que antecedem a semana santa, aparece o tema baptismal com os símbolos:

Na 1.ª Leitura, o povo pede ÁGUA (Ex 17,3-7) No deserto, o povo reclama revoltado contra Moisés, pedindo água, para manter-se vivo: "Dá-nos água para beber..." E Deus faz brotar milagrosamente água da rocha de Horeb. * Moisés dá de beber ao seu povo. É imagem de Cristo, que no futuro dará a água da vida, que é o Espírito Santo.

Na 2.ª Leitura, Paulo reafirma que Deus derrama sempre o seu Amor em nossos corações, como aconteceu com a Samaritana. (Rom 5, ) No Evangelho, Jesus pede e oferece ÁGUA à Samaritana. (Jo 4,5-42) - Jesus cansado... sedento... senta-se ao lado do poço... Uma mulher anónima... "balde vazio"... busca água... - JESUS quebra preconceitos de raça, de sexo, de religião... e toma a iniciativa: "Dá-me de beber". - A Mulher estranha: falar com uma samaritana e mulher...

- Do diálogo nasce a mútua compreensão. A mulher descobre em si uma sede mais profunda, pois apesar dos 5 maridos, vivia um grande vazio... E Jesus revela-se como água viva, capaz de saciar qualquer sede humana... - Ela fica confusa... no final, ela pede "dessa água". Reconhece Jesus como "Salvador do Mundo", o Templo onde Deus "deve ser adorado em espírito e verdade". Abandona o "Velho balde" e corre para a cidade, para anunciar ao povo a verdade encontrada.

O Caminho da Samaritana: Este Diálogo mostra a grande pedagogia de Jesus, que se revela aos poucos. - No começo, a mulher só pensa na água material... - Aos poucos começa a compreender e aceitar a proposta de Jesus. Inicialmente, ela vê nele apenas um judeu viajante; depois, chama-lhe "Senhor"; em seguida, reconhece que é um Profeta; No final, descobre nele o Messias esperado pelo povo.

- Abandona então o balde e corre até a cidade para anunciar a sua descoberta. Esta mulher desprezada, após escutá-lo como DISCÍPULA, torna-se MISSIONÁRIA de Cristo, antes mesmo dos apóstolos...

+ A água de Jesus é o espírito de Deus, que enche os corações. Só Cristo mata totalmente a sede de vida e felicidade do homem. Esta água faz-nos pensar também no BAPTISMO, que foi o nosso primeiro encontro com Jesus. + O Prefácio resume em poucas palavras o episódio: Ao pedir à Samaritana que lhe desse de beber, Jesus dava-lhe o dom de crer. Saciada a sua sede de fé, acrescentou-lhe o fogo do amor". + A água do poço é símbolo de todas as satisfações humanas... Esta água não satisfaz plenamente. Todos os dias precisamos voltar ao poço...

+ O nosso caminho... - No passado, o POÇO sempre foi um lugar de ENCONTRO. - Os homens continuam ainda hoje procurando um Poço, para saciar a sua sede profunda de vida. Buscam cada vez mais "coisas" para saciá-la e nada os satisfaz. - Cristo continua vindo ao nosso encontro. Senta-se perto do nosso poço e diz-nos: "Quem tiver sede... venha a mim... e beba..."

- Antes de nos encontrarmos com Cristo, também nós estávamos preocupados com os nossos problemas, desejos, ambições, e o nosso coração estava sempre repleto de tristeza e insatisfação. Todos os dias tínhamos de voltar ao poço e encher o nosso balde... - Um belo dia, o encontro com Cristo aconteceu... A conversa com esse "Jesus" despertou em nós uma curiosidade, que nos levou a conhecer melhor Cristo e a sua mensagem.’

- No final da caminhada, encontramos essa água viva. Abandonamos então o "velho Balde" e sentimos a necessidade de correr para anunciar a todos, como Missionários, a nossa descoberta e a nossa felicidade... Façamos nosso o pedido da Samaritana: "Senhor, dá-nos sempre dessa água!" Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima