Agentes Inteligentes TCC/TSI: Desenvolvimento de Jogos Digitais Profs. Luiz Chaimowicz e Renato Ferreira.

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Agentes Inteligentes TCC/TSI: Desenvolvimento de Jogos Digitais Profs. Luiz Chaimowicz e Renato Ferreira

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes Inteligentes Um agente pode ser considerado uma entidade que percebe o ambiente através de seus sensores e age através de atuadores Exemplos:  Seres Humanos Visão, tato, etc... / Mãos, pernas, etc...  Robôs Câmera, laser, etc... / Motores para atuação  NPCs / Bots Sensores virtuais sobre o estado do jogo / ações no jogo

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes Percepts: entrada em um determinado momento Actions: normalmente depende da seqüência de percepts até aquele momento Existe uma função que faz esse “mapeamento” Essa função vai ser implementada por um programa  Função: abstrato, modelo matemático do comportamento  Programa: concreto, roda na arquitetura específica

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Exemplo: Vacuum-Cleaner World Características:  Quadrados A e B que podem estar sujos ou não  Percepção: A, B e sujo, limpo – [p1, p2]  Ações: aspira, direita, esquerda, nop Função simples:  Se o quadrado está sujo, limpe-o, senão mova para o outro quadrado

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Exemplo: Vacuum-Cleaner World Essa é a forma correta de preencher a tabela? Esse agente está sendo racional? PercepçãoAção [A, limpo]Direita [A, sujo]Aspira [B, limpo]Esquerda [B, Sujo]Aspira

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes Racionais O agente deve tentar fazer a “coisa certa” O que significa fazer a “coisa certa”?  Aquilo que faz o agente ter o maior grau de sucesso Medida de Desempenho  Algum critério para medir o sucesso do agente  Normalmente tem que ser algo objetivo  Exemplo: Maximizar a quantidade de sujeira removida por dia, reduzir o consumo de eletricidade, manter o chão limpo por mais tempo.  Regra Geral: a medida de desempenho deve considerar o que se deseja no ambiente, e não o que se deseja que o agente faça.

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes Racionais Isso envolve:  A medida de desempenho  A seqüência de percepções até o momento  As ações que ele pode fazer  Algum conhecimento prévio do ambiente Para cada seqüência de percepções, um agente racional deve escolher a ação que espera maximizar a sua medida de desempenho, considerando a percepção corrente do ambiente e algum eventual conhecimento prévio

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes Racionais Racionalidade ≠ Onisciência  Racionalidade não necessariamente leva a perfeição  Racionalidade maximiza o desempenho esperado enquanto perfeição é a maximização do desempenho real  Mas isso não significa dizer que o agente pode ser burro O agente pode fazer ações de forma a melhorar a sua percepção  Information Gathering, Exploration, etc Aprendizado: incorporar percepções Autonomia: o agente depende mais da sua própria “experiência” do que em conhecimento prévio

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Propriedades dos Ambientes Completamente Observável (vs. Parcialmente)  Os sensores dão acesso ao estado completo do ambiente em qualquer ponto do tempo Determinísticos (vs. Estocáticos)  O próximo estado do ambiente é completamente determinado pelo estado corrente em conjunto com a ação executada pelo agente Estratégico: determinístico, a não ser pelas ações de outros agentes Episódico (vs. Seqüencial)  A experiência do agente é dividida em episódios que consistem em perceber e executar uma ação. As ações não dependem de episódios anteriores (nem afetam futuros)

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Tipos de Ambientes Estáticos (vs. Dinâmicos)  O estado do ambiente não se altera enquanto o agente decide o que fazer Semidinâmico: o ambiente não muda com o tempo mas o valor do desempenho do agente muda Discreto (vs. Contínuo)  Pode ser aplicado ao estado do ambiente, tempo, e percepções / ações Agente único (vs. Múltiplos agentes)  O agente está sozinho no ambiente Múltiplos agentes: Competitivo x Colaborativo

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Tipos de Ambientes Aplicação Observávelsim não Determinísticosimestratégiconão (?) Episódiconão Estáticosim não Discretosim não (?) Agente Únicosimnão Resta1Resta1 XadrezXadrez DoomDoom

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Agentes: funções e programas Funções e Programas  Função modela o comportamento  O programa é a implementação da função Arquitetura: “dispositivo” com sensores e atuadores aonde o programa vai executar Agente = Arquitetura + Programa  O programa e a arquitetura são relacionados

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Esqueleto Básico de um programa O programa recebe um percept dos sensores e retorna uma ação para os atuadores O percept é a informação corrente com base no estado do ambiente  Se for necessário informações antigas, o programa deve guardá-las na memória

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Tipos Básicos de Programas 1. Simple reflex agent 2. Reflex agent with internal state 3. Agent with explicit goals 4. Utility-based agent Mais Sofisticados

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Simple Reflex-Agent Decide o que fazer com base na percepção corrente, ignorando a história Lookup Table: Regras de Condição – Ação Exemplo - Aspirador de Pó function REFLEX-VACUUM-AGENT([location, status]) returns action if status = Dirty then return Suck else if location = A then return Right else if location = B then return Left

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Simple Reflex-Agent Simple Reflex Agent sensors What the world is like now What action I should do now Condition - action rules effectors Environment function SIMPLE-REFLEX-AGENT(percept) returns action static: rules, a set of condition-action rules state  INTERPRET-INPUT (percept) rule  RULE-MATCH (state,rules) action  RULE-ACTION [rule] return action

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Simple Reflex-Agent Vantagem: são simples! Desvantagens:  Inteligência limitada  Tabela pode ficar grande  Só funcionam bem se o ambiente for completamente observável e a decisão correta puder ser tomada com base na percepção corrente  Problema comum em ambientes parcialmente observáveis: loops infinitos Soluções randômicas

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Model-Based Reflex Agents Mantém informação sobre o estado do sistema com base na seqüência de percepções e ações Além da sequência de percepções / ações, é necessário um modelo do mundo e modelos de como as ações interferem no mundo.

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Model-Based Reflex Agents sensors What the world is like now What action I should do now Condition - action rules effectors Environment State How the world evolves What my actions do

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Model-Based Reflex Agents function REFLEX-AGENT-WITH-STATE (percept) returns action static: state, a description of the current world state rules, a set of condition-action rules action, the most recent action, initially none state  UPDATE-STATE (state, percept, action ) rule  RULE-MATCH (state, rules) action  RULE-ACTION [rule] return action

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Goal Based Agents Apenas o estado atual pode não ser suficiente  Considera informação sobre o gol  Considera seqüências de ações (deliberativo) sensors What the world is like now What action I should do now Goals effectors Environment State How the world evolves What my actions do What it will be like if I do action A

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Utility Based Agents Quando existem várias alternativas... Qual escolher? Função de Utilidade: mapeia um estado ou uma seqüência de estados em um número Interessante quando  Múltiplos gols conflitantes  Custo benefício, principalmente em ambientes estocásticos

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Utility Based Agents sensors What the world is like now What action I should do now Utility effectors Environment State How the world evolves What my actions do What it will be like if I do action A How happy I will be in such as a state

Profs. Luiz Chaimowicz & Renato FerreiraDesenvolvimento de Jogos Digitais – DCC - UFMG Learning agents