2T16 Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto bíblico – João 1 a 21 Lição 10 A promessa do Espírito Santo João 14 e 15.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO
Advertisements

A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Estudo 12 – O Deus Consolador
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
A Videira Verdadeira João 15:1-17
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Música Judeo-espanhola 4’50
Jesus é a VIDA João
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O Fruto da vida João Este modelo pode ser usado como um arquivo inicial de um álbum de fotos.
Revista e Atualizada(RA)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
Jesus é a VIDA João
Jesus Cristo o motivo de nossa gratidão
TEMAS BÍBLICOS.
Ele morreu por amor..
Evangelho segundo S João, capítulo 16
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Carta de Paulo a Filemon
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR
Clicar para passagem de slides Ligue o som
Você foi escolhido!.
JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João.
Clique para passagem de slides Ligue o som
JESUS É O CAMINHO Heloísa Rosa.
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
AS EXCELÊNCIAS DE JESUS Coordenação: Maria Helena Marcon.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
“Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
COMO JESUS DISCIPULOU OS SEUS. Que pretensão foi esta?
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. A noite vem, quando ninguém pode trabalhar Jo 9.4.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em.
Fora da Caridade não há Salvação
Relacionamentos são penosos, relacionamentos são maravilhosos
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
“Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.” Salmo
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1.12.
O DISCIPULADO REAL DE JESUS Um convite para seguir um caminho de sensibilidade e intimidade espiritual.
Ciclo A Domingo V da PÁSCOA Domingo V da PÁSCOA 18 de maio de 2014 Música: Prece sefardita.
João 16 e 17 - Momentos com Cristo O texto de nossa lição de hoje é de sublime inspiração para nós. Vejam o que Bento XVI retira dele.
Escutando o “Pie Jesu” do Requiem de Marcel Olm, sintamos a passagem para a Vida fazendo o CAMINHO com Jesus Pelo Espírito, beijemos as chagas do Ressuscitado.
Ciclo A Domingo IV da PÁSCOA Domingo IV da PÁSCOA 15 de de de Maio de 2011 Música: Salmo 22- Sinagoga Hebraica.
Assumindo o compromisso Isaías Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra,
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Mt, 21:28.
Transcrição da apresentação:

2T16 Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto bíblico – João 1 a 21 Lição 10 A promessa do Espírito Santo João 14 e 15

Introdução I Depois daquele momento difícil vivenciado no capítulo 13, quando os discípulos são colocados diante de uma realidade que eles desconheciam inteiramente, o capítulo 14 vai nos contar como o Senhor Jesus vai começar a revelar-lhes o que lhes estava destinado como continuadores do seu ministério. O momento de maior crise e de maior impacto emocional já presenciado pelo homem: os momentos das atrocidades cometidas pelos povos bárbaros e seus impérios na Antiguidade, pelos césares de Roma, pelos flagelos da Idade Média, pelas lutas cruentas das Cruzadas, pelos castigos da Inquisição, pela selvageria das guerras regionais e mundiais, e hoje pelo Estado Islâmico, nada são diante daquilo que eles irão assistir.

Introdução II Pois bem: é diante de tal atrocidade que eles assistirão que o Senhor lhes propõe a não se preocuparem. Sim, ele iria ensinar-lhes de que forma deveriam enfrentar estes percalços. Os capítulos 14 e 15 serão demonstrativos para eles de como deveriam se portar diante do mal e do pecado. No capítulo 14, mostrando-lhes que ele como “o caminho, a verdade e a vida” os conduziria em unidade à vitória e à vida eterna e que no decorrer desta trajetória terrena eles não estariam sós pois lhes enviaria o Santo Espírito de Deus para assisti-los em todo a jornada até às mansões celestiais. No capítulo 15, falando da unidade que devia existir entre eles para que pudessem com mais segurança vencer as turbulências da vida. É quando por meio de uma parábola (a da videira verdadeira) se coloca como a seiva que dá força e vida à árvore.

Introdução III Jesus é o caminho que nos conduz a Deus, às moradas eternas, à transformação espiritual que deve ocorrer em nós. Sim, Jesus é a verdade final e principal de todas as coisas, dos princípios morais dos contratos sociais, dos direitos e deveres. Ele é a verdade que nos liberta. Sim, Jesus é a vida, a vida total, abundante, dinâmica, positiva que se expressa tanto no nível terreno, quando na vida eterna que nos apresenta. Sim, maravilha das maravilhas: Este caminho, verdade e vida que Jesus Cristo nos apresenta é aquele que nos leva ao encontro do Pai, o Criador na eternidade.

2T16 – Tema do Trimestre O Evangelho de João Lição 10 – A promessa do Espírito Santo Texto bíblico – João 14 e 15 Texto áureo – João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Narrador (Comenta) Vozes femininas Vozes masculinas Todos Destaques - João A construção da vida eterna O caminho A verdade E a vida

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede- me, ao menos, por causa das mesmas obras. 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Destaques - João A revelação de sua divindade

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Destaques - João A promessa do Consolador

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Tenho-vos dito isto, estando convosco. 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Destaques - João A missão do Espírito Santo

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. 29 Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; 31 Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. Destaques - João A dádiva maior: a sua PAZ

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Destaques - João A videira, as varas e os frutos

8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Destaques - João A unidade da igreja de Cristo

3.3. Destaques - João O mandamento supremo 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

3.3. Destaques - João O pecado contra o Espírito Santo 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. 23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. 24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. 25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. (*) 26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio. (*) Sl 35.19;69.4

Conclusão 1.Qual é, no seu entender a maior revelação de Cristo aos seus discípulos nestes capítulos 14 e 15? -A unidade dele com o Pai? -A vinda do Consolador? -Ele como a videira verdadeira? -O amor que deveria unir a igreja? -A paz que nos deixou? 2.Algumas frases significativas sobre o conteúdo do texto que lemos do livro “Em conversa com o Mestre” 6. Que saibamos meditar na profundidade do texto lido retirando dele o melhor para o nosso viver. Aprendendo a viver (XVII) - Oportunidade (d).ppt 1. O bom pastor2. A luz do mundo 3. A porta 4. A videira verdadeira 5. O pão da vida 6. A ressurreição e a vida 7. O caminho, a verdade e a vida.