Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Expansão Marítima e os Descobrimentos
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
A Expansão Portuguesa.
Unidade 5 O encontro entre dois mundos Os Europeus chegam a América.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Por :Natania Nogueira Professora de História
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão Marítima Grandes Navegaçãoes.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Expansão marítimo-comercial portuguesa
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão marítima européia
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
Portugal nos Séculos XV e XVI
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Expansão marítima européia
A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
Expansão Marítima Européia
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
GRANDES NAVEGAÇÕES HISTORIA DO BRASIL.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Transcrição da apresentação:

Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13

Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Explique como sua posição geográfica se relaciona com a existência de capital necessário aos investimentos nas viagens.

Gabarito – 1º A EXPLICAR a RELAÇÃO entre POSIÇÃO GEOGRÁFICA e CAPITAL: Posição geográfica de Portugal / Península Ibérica / localizado nas rotas comerciais entre o Atlântico Norte e o Mediterrâneo / ponto de parada para as navegações / desenvolvimento de cidades nos portos, com comércio e serviços / consolidação de uma burguesia / existência de capital mercantil para ser aplicado nas navegações / interesse em expandir o comércio. Secundário: poucas terras férteis, tradição de navegação e da pesca

Questão 1º B No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Qual era a organização política portuguesa no século XV e como ela influenciou no pioneirismo das navegações?

Gabarito – 1º B IDENTIFICAR organização política de Portugal no séc. XV Monarquia centralizada – Estado moderno JUSTIFICAR influência do governo nas navegações Por ter formado um Estado unificado antes de todos os outros reinos europeus, Portugal conseguiu destinar parte das riquezas do Estado para a expansão marítima. A monarquia tinha interesse em financiar os empreendimentos burgueses, pois participava dos altos rendimentos das atividades mercantis. A existência do Estado unificado e de paz interna ao território, possibilitou o investimento, isto é, a participação estatal nos negócios mercantis.

Questão 1º C No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Indique a(s) causa(s) de apenas Portugal ter realizado o périplo africano.

Gabarito – 1º C INDICAR AS CAUSAS de Portugal realizar o périplo africano, isto é, realizar as rotas de navegação ao longo da costa africana em direção às Índias orientais. CAUSAS: Pioneirismo português nas navegações + Existência do tratado de navegação, o Tratado de Alcáçovas, de 1479, que determinava a área de mar navegável entre Portugal e Espanha. Apenas Portugal podia navegar ao sul das ilhas Canárias, o que garantiu a exclusividade de navegação pela costa africana em busca de um novo caminho para as Índias, pelo sul da África.

Questão 1º D No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Explique a(s) causa(s) de Portugal não ter financiado a viagem de descobrimento da América, em 1492.

Gabarito – 1º D EXPLICAR as CAUSAS da atitude de Portugal em relação a Colombo Portugal, durante todo o século XV, investiu no périplo africano, com o objetivo de chegar às Índias e realizar o lucrativo comércio das especiarias. Em 1488, Bartolomeu Dias cruzou o Cabo da Boa Esperança, indicando a possibilidade de chegar ao destino desejado. A proposta de Colombo (1492) ao rei português é posterior à descoberta do caminho pelo sul da África (1488) e, por ser completamente nova (caminho proposto pelo Atlântico, direção oeste), apresentava riscos de não dar lucros à monarquia lusitana. Assim, não havia interesse em descobrir outra rota, já que Portugal havia conquistado o périplo africano.