Criando uma wiki no wikispace. Quando você cria uma Wiki no wikispace, cria um caderno colaborativo, isto é, um caderno em que você dividirá páginas que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade 1 - Google Docs 1.1) Conceito e função
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
TUTORIAL PARA CADASTRO NA PLATAFORMA FREIRE
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Tutorial da Plataforma MOODLE
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Plataforma de Ensino a Distância
PAR – Plano de Ações Articuladas
Utilizando recursos especiais do Webnode

O Uso Pedagógico do Blog
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituto SOS Professor
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
Museu Memórias de Alfabetização
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Como criar um Blog Melhor Gestão, Melhor Ensino DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA.
Guia para Editar o seu Perfil Amigo OPA. Para nos auxiliar nesse caminho, a OPA criou uma personagem virtual.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Guia para configuração e envio da Nfe por
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Encontro Presencial Melhor Gestão, Melhor Ensino Blog.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Tutorial de como criar uma conta no Gmail (Para quem já tem uma conta Gmail, seguir para o Slide 7)
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Como fazer uma publicação no Blog de P TCC
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Hospedando vídeos no youtube Inserindo um link de vídeo do youtube no blog.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
PLATAFORMA MOODLE: EAD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Ricardo de Andrade Kratz
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Educação Financeira para crianças e Jovens
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
Clique em Espere carregar a página. Na parte inferior branca, selecione o idioma português e depois clique no botão amarelo.
Introdução RSS – Rede Social da Saúde Leandro Santos e Andre Menk ou
Área Exclusiva e Black Board
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Newton Jr - 4° Sem. Eng. Automação e C. NEO Núcleo de Estudos Orientados.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Criando uma wiki no wikispace

Quando você cria uma Wiki no wikispace, cria um caderno colaborativo, isto é, um caderno em que você dividirá páginas que serão escritas por todos os colaboradores.

A imagem do slide anterior foi postada em um dos fóruns da disciplina Informática na Educação (2013-1) pela aluna Juliana Figueiredo (Pólo Maracanã). Vejam abaixo as narrativas que emergiram nesse fórum de discussão: Re: discutindo... por Juliana Figueiredo Gomes De Oliveira Aluno(a) - UERJ - PLI - MAR - sábado, 27 abril 2013, 16:43Juliana Figueiredo Gomes De Oliveira Aluno(a) - UERJ - PLI - MAR Esta é uma atividade de escrita coletiva, numa turma de 1º ano - contei uma história às crianças e elas foram estimuladas a recontarem, dizendo frases que anotei numa folha grande. Fiz mediações no sentido de: "Como começa esta história? O que aconteceu depois?", etc. Em seguida, os alunos foram motivados a desenharem sobre a história, ilustrando o texto, como se faz num livro. As crianças se sentiram livres para desenhar e escrever sobre a história, escolhendo palavras escritas no texto coletivo. Esta atividade exemplifica uma prática discursiva, numa metodologia sócio-interacionista e libertadora; acredito que este é o primeiro passo para trabalhar a questão da autoria dos alunos. Com a tecnologia, as possibilidades se potencializam. Atuo numa oficina de arte educação, na ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, e um dos nossos objetivos é fazer da educação uma ação libertadora e democrática - o que acredito ser um pressuposto para que exista de fato um movimeno de inclusão digital. Hum... esta será a temática do meu vídeo! Vou tentar colocar algumas fotos das minhas práticas como contadora de histórias no CIEP Hélio Smidt, na Maré. A tecnologia está sempre presente, já fiz vídeos com as crianças (com legenda e tudo, para mostrar a eles uma das funções da escrita) e tiro sempre muitas fotos com objetivo de relatar o trabalho... acho que vou por este caminho!meu vídeo bj grande, amigos!

Re: discutindo... por Cristiane Marcelino Sant Anna Tutor(a) à distância - domingo, 28 abril 2013, 16:51Cristiane Marcelino Sant Anna Tutor(a) à distância Que maravilha Juliana!!!! Fiquei imaginando se essa construção fosse em uma interface wiki ou plataforma wiki. Cada criança ou dupla de crianças poderiam ficar em um computador, escrevendo ao mesmo tempo no texto, produzindo imagens no paint e colando no texto, produzindo vídeos via hangout (youtube) e colocando o link no texto colaborativo. O digital possibilitaria a criação de um hipertexto muito bacana. E vc poderia colocar em cada computador um gravador de tela como atubecatcher. Teria as ações de cada aluno e depois poderia fazer um vídeo. No google docs já dá para pintar o sete. Seu trabalho é maravilhoso. Parabéns!!!! Achei um artigo que talvez lhe interesse e em nosso material didático existem outras dicas sobre sites e softwares para escrita colaborativa. Artigo: odulo_03/multiletramentos_linguagens_midias/ESCRITA_COLABORATIVA_-_wiki.PDFhttps://autoria.ggte.unicamp.br/tinymce/plugins/filemanager/files/lingua_portuguesa/m odulo_03/multiletramentos_linguagens_midias/ESCRITA_COLABORATIVA_-_wiki.PDF Plataformas Wiki

Re: discutindo... por Juliana Figueiredo Gomes De Oliveira Aluno(a) - UERJ - PLI - MAR - domingo, 28 abril 2013, 23:51Juliana Figueiredo Gomes De Oliveira Aluno(a) - UERJ - PLI - MAR Oi, Cristiane! Adorei suas tecno-ideias-sugestões! Como disse, a tecnologia potencializa as possibilidades educativas. Com suas ideias, digamos que fica tudo elevado à décima potência! A-mei! Obrigada. Realmente acredito que, ainda antes de levar as crianças para os computadores, devemos incentivar as produções coletivas das crianças, trazendo-as para a co-autoria das criações; dando voz a elas. Mas um professor que não escuta seus alunos, vai fazer o quê com um gravador nas mãos? Será que um professor tradicional seria capaz de lidar com todas essas ideias maravilhosas que você deu? Percebo (e muito me preocupa!) que os entraves para uma real luta pela inclusão digital não estão apenas em políticas públicas ou em questões governamentais, mas na postura do educador também. Não consigo pensar em inclusão digital, enquanto ainda vejo tradicionalismo e autoritarismo na maioria dos professores das escolas municipais onde trabalho. A tecnologia nessas escolas é mero enfeite! (E olha que tem data-show nas salas, laboratório de informática, televisão e dvds em todas as salas!, fora as câmeras e aparelhos de som disponíveis). Enquanto já se discute o Plano Nacional de Banda Larga, ainda há professores mandando seus alunos calarem a boca - e muita gente acha que isso é normal! Estar aberto à tecnologia, é estar aberto e atento ao mundo... a nossos alunos, o que pensam e dizem, o que os move e comove, a seus responsáveis, ao que está acontecendo na cidade, no país... Não basta dizer que o professor tem que saber utilizar as tecnologias. Antes de tudo, sua postura deve ser como nos ensina Freire, libertadora; esta liberdade inclui a tecnologia, o respeito, o amor pelo que se faz... E quando se fala em tecnologia, fala-se não só do ciberespaço, mas de televisão, vídeos, jornais, livros, etc. Como o educador lida com tudo isso? Estou cansada de ver inúmeros recursos na escola em que trabalho sendo desperdiçados, para que o professor dê conta do caderno pedagógico! Há infinitas possibilidades de ações com vídeos, músicas e computadores que, associadas ao caderno pedagógico, poderiam enriquecer as aulas... e isto não depende de políticas públicas! Ok. Mas a inclusão digital sim. Porém, acredito que esta luta comece em cada um de nós, cidadãos, educadores, alunos. Como nós estamos lidando com as tecnologias e com as pessoas, na escola e na vida?

Criar uma Wiki e ser autor e ao mesmo tempo coautor de um texto é um bom exercício para vivenciarmos o potencial da Web 2.0 e pensarmos que contribuições e mudanças a cibercultura pode trazer aos processos de ensino-aprendizagem.

ENTRE NO SITE WIKISPACE.

PELO GOOGLE CHROME VOCÊ TEM A OPÇÃO DE TRADUZIR A PÁGINA.

Inscreva-se no site e aguarde o envio de um confirmando sua inscrição.

Clique em configurações e atualize o seu perfil (coloque foto)

Clique em uma Nova Wiki

Escolha a categoria em que se encaixa a sua wiki (Negócios, Educação Superior, Governamental etc).

Crie o endereço de sua wiki (letras minusculas, sem acento ou espaço). Guarde esse endereço pois ele deverá ser socializado no fórum. É importante que o grupo combine quem será o administrador da Wiki. Os outros serão colaboradores convidados pelo administrador (os colaboradores deverão também se inscrever no site).

Clique em Usuários para convidar colaboradores Depois clique em Convidar Pessoas. Digite os s dos colaboradores separando-os com virgulas

Cada colaborador convidado deverá entrar em seu e confirmar clicando em um link o recebimento do convite. Atenção!!!! O colaborador deverá ter uma conta no Wikispace também.

Criada a Wiki, abra uma página para a produção coletiva clicando em “Página”. Dê um nome e acrescente Tags (etiquetas) que identifiquem a produção. Nome Tags

A página abrirá e Agora basta digitar o texto como em um editor comum. Se a página não abrir clique em editar. Clicando na opção “Página” conseguimos visualizar todas os textos colaborativos e em “mudanças” visualizamos as contribuições dos outros usuários/colaboradores

Em “my wikis” o usuário seleciona em que wiki irá colaborar