Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
A promessa: descendencia e terra
Jeremias 28,1-17 Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias,
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Hebreus.
2º Livro de Samuel.
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Estado, Cultura e Sociedade
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
Os Hebreus.
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
Hebreus.
ABRAÃO – 1850 aC Ur na Caldéia = Abrão e Sarai Gn 11, 29
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Hebreus.
VELHO TESTAMENTO "E".
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
VELHO TESTAMENTO "E".
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
A Importância da Teologia Bíblica TEOLOGIA MISSÃOÉTICA SERVIÇO PASTORAL VIDA.
Judaísmo.
Fenícios /Hebreus / Persas
Profeta Ageu. A dominação persa marca o contexto da Profecia de Ageu. Há referências diretas e indiretas. Os persas arrancaram aos babilônicos a dominação.
encontros com meu amigo jesus
PÁSCOA  Páscoa Cristã  Páscoa Judaica. Índice  Introdução  Páscoa Cristã  História;  Símbolos;  Tradições.  Páscoa Judaica  História;  Significado;
O mundo quer que sua vida seja no camarote, Jesus te chama para o centro do acontecimento, para mudar o curso da história!
“Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia ” Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 2 – Escola Quarup.
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Livro de Daniel Capítulo 02
Pentateuco I Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de maio Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de Maio Infelizmente, até certo ponto, a maioria dos nossos meios ambientes.
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 4.
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Terra entre rios..
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
II SAMUEL Palavra-chave: “TRANSIÇÃO” a a.C.
01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
18 de Março de 2012 Domingo IV da Quaresma Domingo IV da Quaresma Música: “Jesus expira“ liturgia maronita.
Lição da Escola Sabatina 26 de Março 2016 a 1 de Abril.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Catequese 3 A terra de Jesus.
1/1 No princípio...
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA INTRODUÇÃO À BÍBLIA.
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
A promessa: descendência e terra
MESOPOTÂMIA.
O Intrigante Iraque.
Hebreus.
O Intrigante Iraque.
A PROFECIA DOS 70 ANOS DE JEREMIAS.
Transcrição da apresentação:

Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da escravidão egípcia … preparando, de longe, o destino da tribos de Judá, de David e da espera do Messias

Abraão deixou a sua terra, Ur, Mesopotâmia, actual Iraque, e dirigiu- se para a terra de Canan. Para ele viajar não era novidade. Mas desta vez, Deus pediu-lhe de não voltar à terra, pois o tinha escolhido para realizar o seu plano de salvação. Abraão obedeceu. Podemos colocar este acontecimento por volta do 1850 A.C.

Os descendentes de Abraão, emigraram para o Egipto e se multiplicaram grandemente, ao ponto de constituir um perigo e suscitar a perseguição do Faraó. Mas Deus interveio com poder para libertar o povo por meio de Moisés. Estamos por volta do ano 1240 a.C.

Saul, David e Salomão realizam a conquista da Palestina até o unificar politicamente. Alcança o máximo do esplendor com Salomão. Estamos no sec. X-IX a.C.

Com a morte de Salomão o reino divide-se: O Reino de Israel e o Reino de Judá. O Reino de Israel, mais rico e poderoso, passa por uma profunda decadência moral (Amós e Oseias) e, em 721 aC., desaparece, caindo nas mãos da Assíria.

O Reino de Judá consegue manter a sua unidade politica e religiosa, resistindo as assaltos da Assíria. Nesse tempo situa- se a pregação do profeta Isaías. Mas em 587 A.C. cai sob a dominação da babilónia, com uma dolorosa deportação. O profeta Jeremias chora sobre a ruínas de Jerusalém. Mas Deus não abandona o seu povo, prepara o regresso, o Novo Êxodo.

O Rei Ciro, em 538 a.C., publicou um edito que autorizava o regresso. Realiza-se o segundo êxodo do Profeta Isaías. Começa uma nova fase de restauração. O povo de Israel organiza a sua vida reconstruindo o Tempo e organizando a vida conforme a Lei de Deus.

Alexandre Magno ( ) consegue submeter todos os povos do antigo oriente, também Israel. Os Macabeus organizam uma revolta e conseguem recuperar uma certa autonomia ( a.C.). Mas não vai durar muito porque aparecem os romanos que conseguem dominar todos os povos mediterrâneos. É neste tempo que nasce Jesus.