A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algo mais.
Advertisements

A Missão.
A Caminho de Jerusalém.
Vimos a Estrela.
Batismo de Jesus.
Vimos uma Estrela.
O Chamado.
Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia...
O Profeta.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
Jesus e seus Seguidores.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
O seguimento de Jesus.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
Fé Vigilante Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
Pequei Senhor.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Levanta e come.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Tu és o Cristo.
O Pão partilhado.
A Liturgia fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1ª Leitura Elias recebe no deserto um "pão do céu"
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
"Segui-me, eu farei de vós
Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras bíblicas.
Amou-nos até o fim.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
O Chamado.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior como preparação para a grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Dia da Bíblia Celebramos hoje o Dia da BÍBLIA. E o lugar privilegiado para ler e acolher a Palavra de Deus é a Comunidade na celebração dominical. A.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga... Diante dessa realidade, muitos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA seu povo e o liberta do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram essa verdade:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O ser humano é um ser chamado. Temos consciência de nós mesmos graças a la llamada, ao olhar, à palavra de outro. Deus chama-nos a um estilo de vida que.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
"Tu és Pedro" Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter,
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
A Liturgia de hoje nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios,
Transcrição da apresentação:

A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:

Na 1ª Leitura, encontramos o Chamado de Eliseu: (RS 19,16b.19-21) - Elias, já idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar como sucessor um rico agricultor chamado Eliseu. Elias desceu o monte e o encontrou lavrando a terra. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto. Este gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. - A resposta foi generosa. Foi em casa, despediu-se dos pais, sacrificou a junta de bois e queimou o arado, que utilizava na profissão.

"Cortou todas as amarras" para dar-se radicalmente ao projeto de Deus. * Eliseu é um homem com uma vida normal a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário, para lhe apresentar o seu desafio. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias... A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é uma escolha LIVRE. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade. (Gl 5, )

O Evangelho encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a "Caminhada" para Jerusalém. (Lc 9,51-62) É um itinerário espiritual, no qual Jesus vai mostrando os valores do Reino aos discípulos. Esse percurso converge para a cruz. E os discípulos são exortados a seguir o mesmo caminho. O texto apresenta a recusa dos samaritanos em acolher Jesus e três candidatos a DISCÍPULOS:

+ A Recusa dos Samaritanos: Os samaritanos não aceitavam a atitude religiosa dos judeus que peregrinavam para Jerusalém, pois eles tinham o próprio templo. Por isso queriam impedir a sua caminhada. - A Reação de Tiago e João foi rápida e violenta: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?" - Jesus repreende a intolerância deles...

O caminho de Jesus não passa pela força e pela violência. * As comunidades cristãs continuam enfrentando hostilidades. O Discípulo não é chamado para lutar contra ninguém. Diante dessas hostilidades, não deve ter nem intolerância... nem fanatismo...

+ 1º Chamado: Um desconhecido se oferece para segui-lo. A fama de Jesus o entusiasmava e satisfazia os próprios interesses... - A Resposta de Jesus foi desanimadora: "As raposas têm tocas... e as aves têm ninhos..." Não deve sonhar vida folgada, conforto... O Discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais... * Diante dessas palavras de Jesus, é possível aceitar atividades na comunidade para obter vantagens e privilégios?

+ 2º Chamado: Um desconhecido é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro os pais. - Jesus: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao reino.

+ 3º Chamado: Um terceiro se apresenta a Jesus. E Jesus: "Segue-me". - Ele: "Eu te seguirei (no futuro...), mas..." - Jesus: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o reino de Deus." * O Discípulo deve ser LIVRE, sabendo se desapegar de tudo, até da família, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental... Os três aceitaram o convite, mas a decisão foi parcial...

Cristo exige de seus seguidores três qualidades: - Disponibilidade pronta e total - Desprendimento: renunciar seguranças humanas - Perseverança: Não voltar atrás... + Deus ainda hoje continua chamando, propondo aos seus seguidores o "caminho" de Jerusalém.

É um caminho exigente, que implica a renúncia a nós mesmos, aos nossos interesses, ao nosso orgulho, e um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o amor até às últimas conseqüências. - Jesus desaprova atitudes de violência à oposição e à hostilidade do mundo, embora a Igreja, muitas vezes, tem trilhado caminhos de fanatismo e intolerância... Na comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO, mandato... Não será Elias... nem Jesus Cristo a nos chamar...

Deus poderá se servir de um fato, de uma necessidade, do convite de uma pessoa. (Para um Retiro... para um Movimento... para uma Pastoral...) Qual é a nossa resposta aos convites, aos chamados de Deus? Será que ele pode contar de fato com cada um de nós? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração : Nelso Geraldo Ferronatto Música: Chamado de Deus José Acácio Santana CD: segue-me Paulinas COMEP Acesse o Endereço: