A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ser humano é um ser chamado. Temos consciência de nós mesmos graças a la llamada, ao olhar, à palavra de outro. Deus chama-nos a um estilo de vida que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ser humano é um ser chamado. Temos consciência de nós mesmos graças a la llamada, ao olhar, à palavra de outro. Deus chama-nos a um estilo de vida que."— Transcrição da apresentação:

1

2 O ser humano é um ser chamado. Temos consciência de nós mesmos graças a la llamada, ao olhar, à palavra de outro. Deus chama-nos a um estilo de vida que se converta em sinal do Reino. É o reino de Deus que tem de mover a vontade e o projecto do discípulo. Então, a privação converte-se em liberdade. José Arregi

3 Segunda leitura

4 A viagem de Jesus para Jerusalém ocupa em Lucas um espaço muito maior que em Marcos e em Mateus (Lc 9, 51-19,28), o que demonstra a enorme importância que o evangelista concede a esta etapa. A sua intenção não é descrever os pormenores dumaa rota geográfica, mas aprofundar o significado que esta viagem tem no itinerário pessoal de Jesus.

5 Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém Decisão, esforço, olhar em frente. Assim é a vida, com suas encruzilhadas e os seus momentos de escolha e decisão, com o ânimo necessário e a convicção da meta, com o estímulo e a motivação da busca. A decisão, o caminho de Jesus, são referência para as nossas decisões, para o nosso caminho e para o nosso caminhar. Na nossa "subida a Jerusalém” pode haver riscos, dificuldades, cansaços..., mas sabemos que é o caminho que conduz à vida em plenitude. Caminho para Jerusalém

6 E mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os. E seguiram para outra povoação. Os samaritanos e os discípulos situam-se no terreno da violência, do fanatismo e da vingança. Jesus no diálogo, na tolerância e no perdão. A atitude de Jesus deixa bem claro que a intolerância e o fanatismo não são atitudes com as quais se constrói o reino. Reajo como “filho do trovão” quando algo me sai mal, quando não me aceitan, me contradizem ou me rejeitam? Ou procuro construir o diálogo, o respeito, a amabilidade? Samaria

7 Pelo caminho, alguém disse a Jesus: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Jesus estabelece a escala de valores para viver mais livre e mais feliz. Convida a deixar o secundário para conseguir o fundamental. Caminhar com Ele requer una existência adulta, privada de privilégios, protecções e seguranças. Jesus é o grande privilégio, a verdadeira protecção e a única e autêntica segurança.

8 Depois disse a outro: –Segue-Me. Vamo-nos tornando cristãos na medida em que nos atrevemos a seguir Jesus, sendo testemunhas e porta-vozes do Reino. Jesus é o nosso Caminho e a nossa Meta. “Seguir Jesus, hoje, quer dizer reproduzir em nossas vidas, hoje, o evangelho de Jesus” (José Luis Cortés).

9 Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus». A radicalidade evangélica não tem nada a ver com a observância da lei, dos costumes e das tradições. Supõe uma ruptura com a religião do dever. Preferir a lei e o dever, por muito religioso que seja, em detrimento de seguir Jesus é continuar a acompanhar os mortos, morrer. Para viver há que seguir outro caminho, o que Jesus propõe: ir anunciar o Reino de Deus.

10 Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família». Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus». Quem olha para trás, para o trabalho já feito, e não para a frente, paro o que está por fazer, não vai direito à meta. Quem continua ancorado ao passado, quem adopta atitudes involucionistas e se crê com direito de as impor aos outros, criticando, julgando, censurando, excomungando... é contrário à atitude, à mensagem, à recomendação e ao Espírito de Jesus.

11 Deus meu, dá-me a mão! Te seguirei de maneira resoluta, sem muita resistência. Não me subtrairei a nenhuma das tormentas que caiam sobre mim na vida. Suportarei o choque com o melhor das minhas forças. Mas dá-me de vez em quando um breve instante de paz. Não me julgarei, na minha inocência, que a paz que descerá sobre mim é eterna. Aceitarei a inquietação e o combate que vierem depois. Gosto de me manter no calor e na segurança, mas não me revoltarei quando tiver que enfrentar o frio, desde que tu me leves pela mão. Eu te seguirei por todo o lado e tentarei não ter medo. Esteja onde estiver, tentarei irradiar um pouco de amor, do verdadeiro amor ao próximo que há em mim. AMÉN Esteja onde estiver, tentarei irradiar um pouco de amor, do verdadeiro amor ao próximo que há em mim. AMÉN Etty Hellisum. Diário durante a perseguição nazi


Carregar ppt "O ser humano é um ser chamado. Temos consciência de nós mesmos graças a la llamada, ao olhar, à palavra de outro. Deus chama-nos a um estilo de vida que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google