Ivã Gurgel. Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Advertisements

ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Eletromagnetismo.
MAGNETISMO.
Estudo das causas do movimento
MAGNETISMO.
ALGUMA FORMA DE ATRAÇÃO
Efeitos da corrente elétrica
Ensaio Magnético Histórico
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Eletrônica Básica Aula 2
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
MAGNETISMO & ELETROMAGNETISMO
Física Magnetismo – Campo Magnético Ilan Rodrigues.
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Campo Magnético.
Magnetismo.
Magnetismo.
Grupo de Estudos Saint Germain
ELETROMAGNETISMO.
Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo”
Magnetismo Ímãs.
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Eletromagnetismo.
Força Magnética sobre Cargas em um CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME
Eletromagnetismo Conceitos iniciais
Magnetismo.
Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética
Professor: Diones Charles
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Definição de Grandeza física
O Magnetismo e a Matéria
Física Magnetismo – Campo Magnético Ilan Rodrigues.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Eletricidade Aula 14 Eletricidade e Magnetismo
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Campo Magnético criado por correntes
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Gestaltismo ..
ELETROMAGNETISMO A corrente alternada.
IMÃS: PROPRIEDADES FÍSICAS
Mudanças no plano também podem ocorrer de última hora. Prova disso foi a nossa atividade 6, na qual a aplicação do plano foi mudada no decorrer da aula.
Eletromagnetismo – parte 1
FONTES DE CAMPO MAGNÉTICO 1
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
Descoberta dos Imãs Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes.
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
ELETROMAGNETISMO Disciplina: A evolução dos conceitos da Física
Prof. Sandro Dias Martins. Dispositivo capaz de atrair Fe, Co, Ni, Aço (ferromagnéticos) Imâ.
Professor: Diones Charles
MAGNETISMO I Prof.: Célio Normando.
MAGNETISMO.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Professor: Suderlan Tozo Binda
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de bolsas de iniciação a docência Subprojeto Física Bolsista: José Pedro da Silva Júnior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA DE EQUAÇÕES ____________________________________________________________.
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
Eletromagnetismo Propriedades dos ímãs Campo de indução magnética.
Transcrição da apresentação:

Ivã Gurgel

Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética; Descontinuidade dos fenômenos elétricos; Física Matematizada.

A partir da experiência de Oersted, todos viram a mesma coisa? A mesma “realidade”?

Conflito Elétrico; Turbilhões que saiam do fio; Ação sobre as partículas magnéticas dos corpos.

Magnetização das faces do Fio Condutor

Extensão da Magnetização do Fio Condutor

Extensão Dinâmica da Magnetização do Fio Condutor

A maior parte dos cientistas viram um fio se tornar um imã. Era possível “ver” outra coisa?

Em 11 de Setembro de 1820, François Arago reproduz a experiência de Oersted na academia de ciências. Ampère declara em uma carta a seu filho: “Depois que eu ouvi falar pela primeira vez da bela descoberta do Sr. Oersted, professor em Copenhague, sobre a ação das corrente galvânicas sobre a agulha magnetizada, eu pensei nela continuamente e eu não fiz nada além de escrever uma grande teoria sobre esses fenômenos e todos aqueles já conhecidos sobre o imã” (Ampère, 1820a, p.1, tradução nossa)

Ampère, mesmo sem realizar experimentos e achar uma expressão analítica para a ação do condutor sobre a agulha, anuncia seus “resultados simples e gerais”. Ação Diretiva; Ação de Atração e Repulsão; E propõe a nomenclatura “corrente elétrica” para o que é produzido internamente ao condutor.

Se baseando nos princípios estabelecidos anteriormente, Ampère irá “concluir” que a causa do magnetismo terrestre é a existência de correntes elétricas na Terra. “a idéia mais simples, e aquela que se apresenta imediatamente a aquele que gostaria de explicar esta direção constante da agulha, não seria ela de admitir na Terra uma corrente elétrica, em uma direção tal que o norte se acharia à esquerda de um homem que, deitado sobre a superfície para ter a face virada do lado da agulha, receberia essa corrente na direção dos seus pés à sua cabeça, de onde concluímos que ela ocorre de leste a oeste, em uma direção perpendicular ao meridiano magnético?” (Ampère, 1820, pgs 55-56, tradução nossa)

As correntes dentro de um imã: “Agora, se as correntes elétricas são a causa da ação diretiva da terra, as correntes elétricas serão também a causa daquelas de um imã sobre outro imã, de onde se segue que um imã deve ser considerado como um conjunto de correntes elétricas que ocorrem nos planos perpendiculares a seu eixo”

O primeiro texto de Ampère é composto como uma narrativa. Nova Personagem = Corrente Elétrica. Enredo = Fenômenos de atração e repulsão entre correntes. A caracterização da corrente(sua definição conceitual) se dá quando Ampère mostra que a mesma explicação se mantém em diferentes contextos, isto é, eu posso explicar os efeitos sobre uma bússola, considerando um fio condutor, a Terra, e os próprios imãs como portadores de corrente.

Explora novamente os mesmos fenômenos anteriores em um texto baseado em 9 princípios. Realiza seus experimentos.

Dispositivo para estudo da atração entre correntes.

Dispositivos para simular o campo magnético de imãs.

O estudo de caso anterior buscou mostrar que o pensamento narrativo e o pensamento matemático podem ocorrer no desenvolvimento da ciência. Nesta situação, o pensamento narrativo primeiramente serviu para dar sentido às experiências e identificar a entidade fundamental nos fenômenos. Esse passo foi condição para que Ampère estruturasse seu pensamento com uma análise matemática que colocou esta entidade como base de sua formulação.

Como proposta final, consideramos que o pensamento narrativo possa ser valorizado e trabalhado em aulas de ciências. Ele claramente não exclui o papel de formalização, mas valoriza a dualidade do entendimento.