Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
METALURGIA DO PÓ ESCOLA TÉCNICA SENAI PLÍNIO GILBERTO KROEFF
Advertisements

Materiais utilizados na Indústria Eléctrica e Electrónica
Cerâmicas a base de Silicato
Aula 4 Indústria do Vidro.
EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Profª MSc. Janaína Araújo
Materiais Cerâmicos. Cerâmicos são materiais inorgânicos, não-metálicos, os quais consistem de elementos metálicos (Al, Mg, Cr,...) e não-metálicos (O,
Professora Aleide Cristina
Materiais para a Indústria da Construção Civil
Processamento de Materiais Cerâmicos
AULA 05 Materiais Cerâmicos PROF: Elias Junior
AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Perspectiva Histórica
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Reciclagem do Vidro.
Adesivos e Selantes em Poliuretano
O QUE SÃO MATERIAIS CERÂMICOS?.
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
CERÂMICAS As Cerâmicas compreendem todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
EXTRAÇÃO DA ARGILA.
Materiais da Construção
Processo de Queima – Considerações Técnicas
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Materiais de Construção
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Minerais no Paraná. Ouro Prata Chumbo Ligas metálicas e âncoras.
Materiais de construção I
Engenharia Civil Materiais de Construção Civil i
Operações Unitárias VIDRO.
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
TREFILAÇÃO.
Carvão para fins elétricos
Matérias primas: pós metálicos.
Revisão - Ligações químicas
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
MATERIAIS METALICOS.
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
Propriedades dos materiais
Matérias-primas cerâmicas
Cerâmicas Aula 16.
Resumo perspectiva histórica da CEM
MEDIDAS DE TEMPERATURA
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
Avanços na tecnologia de produção de pós cerâmicos
ENGENHARIA DE MATERIAIS
MATERIAIS PARA FERRAMENTAS
TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
1 Castro,J.T.P. Fundamentos da Especificação e Seleção de MATE RIAIS para Uso em Projeto Mecânico Prof. Jaime Tupiassú Pinho de Castro Dept. Eng.Mecânica.
Para ter acesso a esse material acesse:
IMM - introdução1 Nota prévia inscrição como leitores da Biblioteca início das aulas - 10 minutos após horário oficial avaliação – 4TP + 1P com mínimo.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Tecnologia dos Materiais I Professor: Cláudio Schaeffer Compósitos
GRUPO DO TITÂNIO 2 INTRODUÇÃO O Ti é de importância industrial Grandes quantidades de TiO 2 são usadas como pigmento e como “carga”, e o metal Ti é importante.
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski Materiais Cerâmicos Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski

Historia A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.  Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos.   A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.

Conceito Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila, e que são largamente utilizados na construção civil. Os materiais cerâmicos são polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos. A existência de várias fases cerâmica possibilita as combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Isso possibilita a obtenção de materiais cerâmicos para uma larga aplicação na engenharia. Os principais materiais cerâmicos são: tijolos, telhas, vidros, concretos, abrasivos, vidrados para porcelana, isolantes elétricos, etc.

Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão. A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente . Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão. São geralmente isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutoras, condutores e até mesmo supercondutores (estes dois últimos, em faixas específicas de temperatura). São comumente estáveis sob condições ambientais severas. Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis. Os principais materiais cerâmicos são:

Materiais Cerâmicos Tradicionais A cerâmica tradicional engloba a maior parte da produção cerâmica, pois utiliza matérias-primas de baixo custo e abundantes na natureza, como argilas, feldspatos, calcários e outros minerais cristalinos inorgânicos não metálicos. Envolve os processos de fabricação de cerâmica estrutural, tais como: tijolos, telhas e blocos; revestimentos, como pisos e azulejos; cerâmica branca, como louça sanitária, de mesa ou artística, entre outros. cerâmicas estruturais, louças, refratários (provenientes de matérias primas argilosas).

Vidros e Vitro-Cerâmicas.

Cimentos A palavra cimento aplica-se de modo geral a todos os produtos com propriedades adesivas.

Abrasivos As cerâmicas abrasivas são utilizadas para desgastar, desbastar ou cortar outros materiais As cerâmicas abrasivas mais comuns são o carburo de silício, o carburo de tungstênio (WC), o óxido de alumínio (ou corindón). Os diamantes, tanto naturais como sintéticos, se utilizam como abrasivos, embora são relativamente caros.

Cerâmicas “Avançadas” O aprofundamento dos conhecimentos da ciência dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes áreas, como aeroespacial, eletrônica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, são fabricados pelo chamado segmento cerâmico de alta tecnologia ou cerâmica avançada. Eles são classificados, de acordo com suas funções.

Em sensores, sonares, supercondutores e capacitores; eletroeletrônica       Em sensores, sonares, supercondutores e capacitores;  

Utilizados em fibras óticas, materiais fluorescentes Magnéticos óticos Utilizados em fibras óticas, materiais fluorescentes

Utilizados em implantes dentários e substituição de ossos; bioquímicos Utilizados em implantes dentários e substituição de ossos;  

Ferramentas de corte, membranas, discos, pastilhas e etc.., mecânicos Ferramentas de corte, membranas, discos, pastilhas e etc..,

Térmicos As superfícies mais comuns trabalhadas pelo dentista são estrutura dentária (dentina e esmalte)

nucleares Desenvolvimento de microesferas combustíveis cerâmicas de UO2, ThO2, (U,Th)O2, (U,Gd)O2 e (U,Ce)O2 etc. pelo processamento sol-gel. Desenvolvimento de peletização de combustíveis nucleares cerâmicos e metálicos para obtenção de pastilhas através das etapas de prensagem e tratamentos térmicos de calcinação, redução e sinterização de pós e microesferas