1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA FESTA DE N. S. DA PIEDADE AO QUADRILÁTERO SAGRADO
Advertisements

Páscoa Seu Significado
Os primeiros cristãos reuniam-se para celebrar o dia do Senhor
Elementos Gerais da Liturgia
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
encontro pessoal e comunitário com Jesus
«FELIZES OS CONVIDADOS…»
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Os significados dos simbolos de Natal
Nossa Senhora do Rosário
PÃO POR DEUS Ricardo Oxente 5º7ª nº22.
FESTA DE CORPUS CHRISTI
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Formação de Ministros Extraordinário da Eucaristia
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Outubro, mês do Rosário e das Missões
Símbolos da Páscoa.
Vinde Espírito Santo.
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
Apresentação do Senhor
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
PÁSCOA ORIGEM E SIGNIFICADO
“Isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim.”
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
NATAL.
Páscoa.
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Vem Espírito Santo.
Festas religiosas do nordeste João ernesto n 16 5b.
A PALAVRA A PALAVRA Is 50, ª Leitura Fl 2, Fl 2, ª Leitura Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Salmo Resp. Mt 26, ,
Parte 4 Pedir a graça do Espírito Santo... A devoção aos avós de Jesus se desenvolveu por volta do século VI,
Ecumenismo e confissões cristãs.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Exemplo para a juventude
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Natividade de Nossa Senhora
Rainha dos Confessores
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Caríssimos, Por que dizemos que ainda é Natal? Assim dizemos por que após comemorarmos o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, continuamos a comemorar.
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
Nossa Senhora do Rosário.
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Assunção de Maria.
Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Caríssimos, A origem desta festa que se celebra na quinta- feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade é do século XII. Nela se realça a presença.
O Rosário.
As Religiões Abraâmicas
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
HALLOWEEN.
Vem Espírito Santo Pentecostes.
Stº Inácio de Antioquia (?~107). Stº Inácio de Antioquia Inácio foi bispo de Antioquia, sucessor de Sº Pedro na sua primeira igreja, conheceu também Sº.
Páscoa!!! A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde.
Projeto “Páscoa do Amor”
Escola Bíblica Dominical
A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente comemoramos a instituição do Sacramento da Eucaristia. A festa de Corpus Christi é a celebração.
CATEQUESE COM ADULTO.
A Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde.
Tradições natalícias Madeirenses
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
Tempo Pascal. Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande.
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

1 DE NOVEMBRO Dia de Todos os Santos

Na igreja católica a festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada a 1 de novembro em honra de todos os santos e mártires. No dia 2 de novembro celebra-se o dia dos fiéis defuntos, o dia de “finados”. Pintura a fresco de Fra Angelico.

A ORIGEM A tradição de recordar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma.

No entanto, a partir da perseguição aos cristãos da época de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no século IV, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o “pão-por-deus” de porta em porta.

As crianças quando pedem o “pão-por-deus” recitam versos e recebem como oferta pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. Em algumas povoações chama-se a este dia o “Dia dos Bolinhos”.

Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756, um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa em 1 de Novembro de 1755. Morreram então milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou. Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.

As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus". Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

Feliz dia de Todos-os-Santos !