ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
A Existência do Céu e do Inferno na Visão Espírita
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
   CÉU E INFERNO ÍNTIMOS   Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole.
Deus Módulo III Objetivo Geral
NOSSO LAR VESUS LE Livro dos Espíritos
   CÉU E INFERNO ÍNTIMOS   Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole.
ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO. ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
CÉU E INFERNO ÍNTIMOS Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta foi procurar um sábio monge em busca de respostas.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
LIÇÃO 12 NOVOS CÉUS E NOVA TERRA Prof. Lucas Neto.
A morte em diferentes religiões. Budismo No budismo o ciclo de morte e reencarnação permanece até que o espírito se liberte do carma – apego, ignorância.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
Estudo Mensal de Março de 2010
CAP. 46, 47 E 48. CAP SACRIFÍCIO DE MULHER.
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
ROTEIRO RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO JESUS E NICODEMOS LAÇOS DE FAMÍLIA
ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO. ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
ARMAGEDOM A MÃE DE TODAS AS GUERRAS APOC.16:16
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
No roteiro da morte O estado intermediário
Parada final O destino dos ímpios
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 2ª Parte.
DAS ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
EXTINTA A VIDA CORPÓREA,
Penas e Gozos Terrestres
ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO. ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO.
MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 2ª PARTE DO MUNDO DOS ESPÍRITOS.
LIÇÃO 12 NOVOS CÉUS E NOVA TERRA Prof. Lucas Neto.
Filosofia patrística e medieval
O QUE É UMA SEITA?.
OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
o MAL E OREMÉDIO, mensagem que nos traz a consolação diante da dor e do sofrimento. É bom lembrar que a DOR é inevitável diante da situação em que nos.
Módulo I – Roteiro 4 Pontos Principais da Doutrina Espírita.
Penas e gozos terrestres
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
saber entender a intenção de Deus ao provar o homem; sentir reconhecer o amor e a provisão de Deus em Jesus Cristo; agir arrepender-se de seus pecados.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia.
Pontos principais da Doutrina Espírita
Atributos da divindade
Atributos da divindade
Curso Básico de Espiritismo
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
   CÉU E INFERNO ÍNTIMOS   Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole.
Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Juventude Espirita Ave luz. CRIAÇÃO DIVINA ✓ Deus (...) Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais.
OS SEGREDOS DA S A U D A D E Filipenses 1.8.
AMOR E SAÚDE. DEFINIÇÃO DE SAÚDE A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não.
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO DE ESTUDOS CÉU INFERNO PURGATÓRIO

A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte P O R ALLAN KARDEC Capítulo IV O Inferno

Criação do Espírito Nascimento Vida de Relação na Terra Morte do Corpo Físico Análise da Vida Terrestre (julgamento) Foi uma “pessoa boa”? Sim C É U !!! Não Pouco “ruim” ou muito “ruim”? Muito INFERNO Pouco Purga- tório

“inferno” Temos a figura do demônio, diabo, satã, o anjo decaído, guardião eterno do mal, encarregado de “punir” os “pecadores” no “fogo do inferno”. Temos a figura do demônio, diabo, satã, o anjo decaído, guardião eterno do mal, encarregado de “punir” os “pecadores” no “fogo do inferno”.

O inferno cristão se origina das concepções pagãs sobre as penas e gozos eternos

Os cristãos, têm para todos, sem distinção, as caldeiras ferventes cujos tampos os anjos levantam para ver as contorções dos supliciados(1); e Deus, sem piedade, ouve-lhes os gemidos por toda a eternidade. (Céu e Inferno – Allan Kardec- (1) Sermão pregado em Montpellier em 1860 (2) Sao Thomás de Aquino)

Admitido pela igreja no ano 593 Detenção temporária em relação com a pena de condenação Sem o purgatório: Duas alternativas:  Felicidade suprema  Suplício eterno

Também conhecido Paraiso, onde existe a figura dos anjos, arcanjos, querubins, serafins e outros...”. Esses seres foram criados por Deus, para trabalhar ao seu lado e para ajudar os homens. “Céu” “Céu”

Teologia cristã Teologia cristã – região da gloria eterna TRÊS CÉUS: região do ar e das nuvens espaço em que se movem os astros morada de Deus e de seus eleitos, além da região dos astros

Deus é implacável!

Isso é coerente com os atributos divinos?

Atributos de Deus Eterno Eterno Imutável Imutável Imaterial Imaterial Único Todo Poderoso Soberamente Justo e Bom - Misericordioso III – Atributos da Divindade Evangelho Segundo o Espiritismo

INFERNO

“Pode traduzir-se inferno por uma vida de provas extremamente penosas, com incerteza de melhora.” L.E L.E- 1014

O erro da concepção do inferno gerou a idéia do purgatório determinando a reformulação da teologia cristã e a tentativa de volta ao cristianismo primitivo que preparou, com a Reforma Protestante, o caminho ao Espiritismo

A reencarnação em mundos de provas e expiações, como a Terra, funciona como “purgação” para o Espírito se depurar de suas imperfeições “O purgatório não é uma ideia vaga e incerta, ele se encontra nos mundos inferiores.” (Kardec) (Kardec)

“Em que sentido se deve entender a palavra Céu?” L.E “É o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores em que os Espíritos gozam de todas as suas faculdades, sem as tribulações da vida material nem as angustias inerentes a inferioridade.”

Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta foi procurar um sábio monge em busca de respostas para suas dúvidas. - Monge, disse o samurai com desejo sincero de aprender, ensina-me sobre o céu e o inferno. Simulando desprezo, lhe disse: - Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma, você está imundo. Seu mau cheiro é insuportável. Empunhou a espada e se preparou para decapitar o monge. - "Aí começa o inferno", disse-lhe o sábio mansamente

O bravo guerreiro abaixou lentamente a espada e agradeceu ao monge pelo valioso ensinamento. O samurai, já com a intimidade pacificada, pediu humildemente ao monge que lhe perdoasse o gesto infeliz. o monge lhe falou: - "Aí começa o céu". Tanto o céu quanto o inferno, são estados de alma que nós próprios elegemos no nosso dia-a-dia.

Criação do Princípio Inteligente Evolução do Princípio Inteligente Vida de Relação na Terra Morte do Corpo Físico Volta ao Plano espiritual Necessita novo Ciclo de Aprendizado na Matéria? Não Continua Evolução no Plano Espiritual Construção Eterna do Conhecimento e da Felicidade auxiliando a Deus Sim Reencarnação Ciclo de Aprendizado

“Trazemos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso céu e encontramos o nosso purgatório em nossa encarnação, em nossas vidas corpóreas ou físicas.” L.E- 1017