A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Penas e gozos terrestres

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Penas e gozos terrestres"— Transcrição da apresentação:

1 Penas e gozos terrestres
Tomo: Módulo:XVIII Roteiro: 1

2 Explicar o que é felicidade e infelicidade terrestres, segundo o Espiritismo.
Refletir a respeito das conseqüências dos atos humanos.

3 Felicidade sem mescla não se encontra na Terra.
A paz do coração, única felicidade real neste mundo. Ignorando a realidade espiritual que o cerca e a continuidade da vida após a morte do corpo físico, o[...] homem carnal, mais preso à vida corpórea do que à vida espiritual, tem, na Terra, penas e gozos materiais.

4 O homem moral, que se colocou acima das necessidades factícias criadas pelas paixões, já neste mundo experimenta gozos que o homem material desconhece. A moderação de seus desejos lhe dá ao Espírito calma e serenidade.

5 Nesse sentido, sabemos que o planeta [
Nesse sentido, sabemos que o planeta [...] Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias. Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrará e proporcionará a si mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira.

6 Devemos lembrar que a nossa precária evolução espiritual representa sério obstáculo à correta utilização do livre-arbítrio, de forma que as nossas escolhas nem sempre são as mais acertadas. Fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas.

7 Aquele que só vê felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com os que outros consideram calamidades. Essa consolação ele a encontra no sentimento cristão, que lhe dá a esperança de melhor futuro, e no Espiritismo que lhe dá a certeza desse futuro

8 Há 2 causas de sofrimentos: Atual e Passada
Há 2 causas de sofrimentos: Atual e Passada. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida. A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas essas aflições, senão a si mesmo?

9 O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções.

10 Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

11 Questões

12 V V V V a) b) c) d) Marque V ou F São características do HOMEM DE BEM:
O ser humano ainda não pode gozar de completa felicidade no Planeta. b) Do homem depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra. c) Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrará e proporcionará a si mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira. d) Se, gradativamente, remontarmos à origem do que chamamos as nossas desgraças terrenas, veremos que, na maioria dos casos, elas são a conseqüência de um primeiro afastamento nosso do caminho reto. V V V V

13 V V V V f) g) h) i) Marque V ou F São características do HOMEM DE BEM:
O homem carnal, mais preso à vida corpórea do que à vida espiritual, tem, na Terra, penas e gozos materiais. g) O homem moral, que se colocou acima das necessidades factícias criadas pelas paixões, já neste mundo experimenta gozos que o homem material desconhece. h) A moderação de seus desejos lhe dá ao Espírito calma e serenidade. i) A vida nos foi dada como prova ou expiação V V V V

14 Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : 1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 3, item 4, p. 73. 2. ______. Item 6, p 3. ______. Cap. 5, item 4, p 4. ______. Item 20, p 5. ______. Item 23, p 6. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 920, p. 427. 7. ______. Questão 921, p 8. ______. Questão 927, p. 430. 9. ______. Questão 933, p 10. ______. Questão 941, p. 438. Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:

15 Sociedade Beneficente Espírita
para contado: Curtam nossa página no Facebook: Home Page:


Carregar ppt "Penas e gozos terrestres"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google