PREPARA A SUA VINDA  Vós examinais as Escrituras porque pensais encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam de mim (Jo 5,39)  Aos dois discípulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” João 3.5.
Advertisements

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS 2011 SANTA MARIA, MÃE DE DEUS 2011 A música é: “Hodie Christus natus est”
“Esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo...
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” – Mateus
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
Mensagens em Efésios Borda – Novembro de Efésios 1.3–14.
Com a solenidade de Cristo, REI DO UNIVERSO, encerramos hoje o Ano Litúrgico (Ciclo C). Os reinos estão, hoje, muito desacreditados. No entanto, na.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO. Mensagem 24. O que a Fé centrada em Cristo produz em seus discípulos ?
“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para festa da Páscoa.” Lucas 2.41.
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
São três pessoas distintas ou são três manifestações de um mesmo Deus?
Uma Virgem conceberá.
ARMAGEDOM A MÃE DE TODAS AS GUERRAS APOC.16:16
LIÇÃO 9 - O SINAL DO EMANUEL
Cristro Rei do Universo
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
Bíblia – A Palavra de Deus
5ª-feira da 33ª Semana Tempo Comum Ano Par – C Memória Sta
26/09-30/10 A BÍBLIA 6 Divisões 4. Evangelhos 2. Os Profetas (Josué a Malaquias) 5. As Cartas A Bíblia 1. A Lei de Moisés (5 primeiros.
SANTA MARIA, MAÃE DE DEUS 2014 A música é: “Hodie Christus natus est”
Por que um livro que se autodenomina a “Revelação de Jesus Cristo” (Ap Por que um livro que se autodenomina a “Revelação de Jesus Cristo”
“Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos.
OS EVANGELHOS. OS EVANGELHOS Evangelhos Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo.
PROSPERANDO EM TEMPOS DE CRISE!!!
11 de Março de 2012 Domingo III da Quaresma Música: Salmo de A. Pärt.
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
Advento    .
A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Hoje A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Gálatas
A promessa: descendência e terra
526 Grandioso És Tu.
22 de Julho de 2012 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
OS ESCOLHIDOS Lição 11 para 16 de dezembro de 2017.
CRISTOLOGIA.
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
PRIMEIRAS PROFECIAS MESSIÂNICAS
Nos relatos da Infância de Jesus
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
AS TESTEMUNHAS DE JESUS
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
Efésios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
1.
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
SOLENIDADE DA NATIVIDADE DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA.
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
Vinde e vede: um convite à amizade.
A música é: “Hodie Christus natus est”
Orientações ao professor
O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,
Nos relatos da Infância de Jesus
Viemos do Oriente adorar o Rei
“Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMPINAS Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA.
que tira o pecado do mundo
Perspectivas Bíblicas O Deus vivo é o Deus de missões
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico.
APOCALIPSE AS DuaS TESTemunhaS Apocalipse 11:1-13.
Caráter De. Caráter De Caráter de Cristo Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
No hebraico a palavra “benção” BEREKHAH significa:
PARASHÁ 51ª - NITZAVIM (DE PÉ) DT 29:10 ATÉ 30:20 HAFTARÁ: ISAÍAS 61:10 A 63:9 JOÃO 16:1 AO
Transcrição da apresentação:

PREPARA A SUA VINDA  Vós examinais as Escrituras porque pensais encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam de mim (Jo 5,39)  Aos dois discípulos de Emaús: … era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras (Lc 24,44-45)  Para o cristão toda a Sagrada Escritura fala de Jesus Cristo. A Sua vinda é o acontecimento que divide em duas partes a história humana. O Antigo Testamento “fala” de Jesus

A palavra «Messias» significa «ungido» e serve para indicar um rei israelita representante de Deus e por Ele enviado a salvar o Seu povo. Contudo, na Bíblia, é mais complexa, pois apresenta três formas diferentes de messianismo: Existe um Pré-messianismo Um Messianismo real Um Messianismo profético Um Messianismo apocalíptico

Deus realiza o Seu projecto pouco a pouco, através das «promessas» que progressivamente o revelam. Os profetas sabiam que Deus está presente e actua dentro da história humana, tinham uma visão teológica da história humana. É por isso que, em certos momentos importantes, inserem alguns textos “proféticos” significativos que abrem a esperança do futuro. Por exemplo, a bênção de Isaac (Gn 27,27-29); a bênção de Jacob (Gn 49,10); o oráculo de Balaão (Nm 24,17); a bênção de Moisés (Dt 33); até na pré-história colocam um oráculo profético que veladamente fala de um futuro Messias (Gn 3,14-19)

São textos “proféticos” não no sentido de dar a conhecer antecipadamente o futuro, mas sim, para dizer que dentro da história humana se realiza o projecto de Deus. Os autores sagrados falam das promessas de Deus e da sua realização.

A Promessa de Gn 3,15 A Profecia de Jacob de Gn 49,10 O oráculo de Balaão de Nm 24,17

15Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.» (Gn 3,15) A palavra descendência recorre duas vezes. Pode ser entendido como uma colectividade, mas também como um indivíduo. É assim que o entende a tradução grega dos LXX.

10O ceptro não escapará a Judas, nem o bastão de comando à sua descendência, até que venha aquele a quem pertence o comando e ao qual obedecerão os povos. (Gn 49,10) Gn 49 contem as bênçãos de Jacob aos seus filhos. Dedica um espaço amplo abençoando Judas porque entre os seus descendentes encontra-se o rei David.

A tradição judaica desde sempre viu em Gn 49,10 uma alusão ao futuro Messias. O Targum Onkelos traduz: «até que chegue o Messias, a que pertence a realeza e todas as nações lhe obedecerão».

7Em seus dias florescerá a justiça e uma grande paz até ao fim dos tempos. 8Dominará de um ao outro mar. 11Todos os reis se prostrarão diante dele; todas as nações o servirão. 17O seu nome permanecerá pelos séculos e durará enquanto o Sol brilhar; todos nele se sentirão abençoados; todos os povos o hão-de bendizer! (Sl 72) 10para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra; 11 e toda a língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor!", para glória de Deus Pai. (Fil 2,10- 11)

16Oráculo daquele que escuta as palavras de Deus, e conhece a sabedoria do Altíssimo, que tem a visão do Omnipotente, que se prostra, mas de olhos abertos. 17Eu vejo, mas não para já; contemplo- o, mas ainda não próximo: uma estrela surge de Jacob e um ceptro se ergue de Israel. (Nm 24,16-17)

O 4º oráculo de Balaão é particularmente importante na releitura messiânica do Antigo Testamento. Está envolvido no ar de mistério que se projecta para o futuro. Fala de uma figura misteriosa que triunfará sobre os inimigos de Israel.

O ceptro é símbolo do poder de um rei, como é recordado no texto messiânico da bênção de Jacob (Gn 49,10). O Targum Onkelos traduz a palavra ceptro com «Messias). Também a estrela é símbolo do poder real. O Novo Testamento utiliza os mesmos símbolos falando de Jesus, por exemplo no conto dos magos que se deixaram conduzir pela estrela.

Deus quer salvar o seu povo servindo-se de intermediários: os reis eram os “ungidos”. Esta ideia é muito clara em David e seus descendentes. Os reis eram como os “representantes” de Deus. Daí nasce a expectativa de um rei ideal, o Messias, que realizará a salvação definitiva: uma era de justiça e de paz. Isto, nos introduz no messianismo davídico …