Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina: Prática Profissional II
Advertisements

Disciplina: Prática Profissional II
Disciplina: Prática Profissional II
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA HONDA MOTOS Cassiana Vaz Oliveira Laryssa dos Santos França Palloma.
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral Comitê Científico do Saberes em Ação III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.
Dicas para a apresentação – -Use quantos slides você achar conveniente para explicar seu trabalho; -Nos próximos slides segue uma sugestão de roteiro para.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
1 Nome Completo do Primeiro Autor ; 2 Nome Completo do Segundo Autor; 3 Nome Completo do Terceiro Autor; 2 Nome Completo do Quarto Autor; 5 Nome Completo.
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “SABERES EM AÇÃO”
Título: fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA Letra Calibri tamanho 48
Orientador do Trabalho
CURSO ________________
TÍTULO Identificação Eixo.
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Resultados e discussões
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Escolha o fundo e a cor das letras
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Professor (a) orientador
Título do trabalho Nome do apresentador UNESPAR/campus de origem
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Desenvolvimento ou corpo do artigo
METODOLOGIA DE PESQUISA
Título do trabalho Nome dos alunos e professor orientador
Título do Trabalho Nome completo do(s) autor(es)
Nome do Aluno Nome do Orientador Instituição
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Desenvolvimento ou corpo do pôster
TÍTULO COMEÇANDO BEM UMA APRESENTAÇÃO
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Inserir o Título Aluno: Nome Completo
Eixo 1, 2 ou 3 Título do Trabalho
TÍTULO Subtítulo por: Autor(es) Orientador: Nome(s)
Escolha o fundo e a cor das letras
TÍTULO DO TRABALHO (Tam. 60) NOME/ORIENTADOR(A)/INSTITUIÇÃO (Tam
Fulano da Silva (Orientador)
Desenvolvimento ou corpo do pôster
DICAS PARA A APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ANTES DE INICIAR O PÔSTER, LER ESSAS ORIENTAÇÕES POR COMPLETO
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
Orientador do Trabalho
Título do Artigo Introdução Desenvolvimento Objetivo
1.
Escolha o fundo e a cor das letras
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO TRABALHO (Tam. 60) NOME/ORIENTADOR(A)/INSTITUIÇÃO (Tam
Título: fonte Calibri tamanho 48
Título Autores Identificação dos autores
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Título do trabalho AUTOR (ES) E ORIENTADOR (ES) CURSO E INSTITUIÇÃO
Título Nome dos autores Filiação do autor principal Introdução
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação – TCC IV
INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER.
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Normas gerais para apresentação Oral: 1
Título do Trabalho Nome completo do(s) autor(es)
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
Orientador do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do Orientador

Roteiro Introdução Problema de pesquisa Objetivos gerais e específicos Pressupostos ou hipóteses de pesquisa (se houver) Revisão da literatura Método de pesquisa Caracterização da empresa Resultados da pesquisa Analise e interpretação dos dados Conclusão e recomendações

INTRODUÇÃO Texto...

PROBLEMA 1 slide Usar algumas palavras-chaves e fechar com a pergunta da situação problemática

JUSTIFICATIVA 1 slide  texto ou palavras-chaves

OBJETIVOS  Caso tenha espaço, deixar os específicos neste slide (junto ao geral) Escrever o texto completo ou utilizar palavras-chaves Objetivo Geral Objetivos Específicos

REVISÃO DA LITERATURA 1 slide, 2 no máximo  citar os assuntos abordados com os principais autores e ano (apresentar autores e ano depende muito da área e dos orientadores) Ex: BAUER (2003) – Mudança Organizacional ROESCH (1999) – Metodologia  “ir do macro ao micro” (como no trabalho escrito)

METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO” 1 ou 2 slides  É desejável mostrar um esquema das etapas da pesquisa (desenho de pesquisa)  Estratégia/método: estudo de caso, pesquisa- ação, survey

METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO”  Técnicas de coleta de dados: citar, para cada uma delas, quais, quantos, porque eles e não outros  observação (do que, em que período, etc.)  entrevistas (quantas pessoas)  análise de documentos (quais)  ou outros que tenha utilizado  como montou os roteiros de coleta (entrevista, questionário ou observação)  Como analisou os dados

RESULTADOS “O QUE FEZ (realização)”  4 a 6 slides  a partir da análise dos dados coletados (através de observações, entrevistas, etc.) e aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso, dizer:  o que efetivamente fez, analisou,  sugeriu, aplicou, modificou...  Sugere-se apresentar também gráficos, tabelas e esquemas no setor, no processo, na empresa...

CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: as melhorias/contribuições para a empresa ou para o setor pesquisado Ex: Identificação do processo de sistematização de informações para uma melhor compreensão sobre o seu funcionamento Contribuição para o desenvolvimento de um diagnóstico sobre As contribuições para a área acadêmica Ex: Validação de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados e informações que poderá ser utilizado em ; Levantamento de variáveis e de indicadores pertinentes para

CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: contribuições pessoais dificuldades erros e acertos limites da pesquisa sugestões para pesquisas futuras

REFERÊNCIAS Citar as principais referências utilizadas no trabalho ( 5 a 10);

OUTRAS DICAS...  fonte (tipo): padrão em todos slides  tamanho legível (ideal é acima de 20, não menor que 18)  não sobrecarregar o slide  procurar usar esquemas/desenhos  só usar animações quando elas auxiliarem na explicação do slide (testar antes!)  fundo dos slides x cor da fonte: contraste!! (cuidar bancas durante o dia: sugere-se fundo branco e fonte escura)

Como proceder na banca (1/3) Postura Apresentação Uso do micro/canhão: procure ser natural, no deslocamento do corpo até o micro e sem paradas para passar ao próximo slide Fazer uma ´frase de ligação’ entre um slide e outro Ter apresentação em várias mídias: disquete, CD, pendrive, etc. E ainda enviar para um que possa abrir em qualquer lugar.

Como proceder na banca (2/3) Perguntas comuns na banca: qual o aprendizado pessoal com o trabalho prático? quais foram as principais contribuições para a empresa? a empresa implantou (ou tem intenção de implantar) o que foi sugerido? questionamentos sobre o método de pesquisa todos os atores do processo estudado foram ouvidos/analisados? o que faria diferente se fosse refazer o trabalho? se acha que não faltou nada nos resultados para responder à situação problemática (a resposta deve denotar congruência entre título, situação problemática, objetivos e resultados)

Como proceder na banca (3/3) Responder sempre com educação e respeito Não ‘medir forças’ com o professor avaliador Cuidado: as perguntas não indicam necessariamente que algo está errado no trabalho. O aluno pode se ‘defender’, entendendo ‘defender’ como argumentar favoravelmente ao seu trabalho Manter-se calmo Não ultrapassar o tempo (20 minutos) Ensaiar antes!

SUCESSO!!!!!!