Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do Orientador
Roteiro Introdução Problema de pesquisa Objetivos gerais e específicos Pressupostos ou hipóteses de pesquisa (se houver) Revisão da literatura Método de pesquisa Caracterização da empresa Resultados da pesquisa Analise e interpretação dos dados Conclusão e recomendações
INTRODUÇÃO Texto...
PROBLEMA 1 slide Usar algumas palavras-chaves e fechar com a pergunta da situação problemática
JUSTIFICATIVA 1 slide texto ou palavras-chaves
OBJETIVOS Caso tenha espaço, deixar os específicos neste slide (junto ao geral) Escrever o texto completo ou utilizar palavras-chaves Objetivo Geral Objetivos Específicos
REVISÃO DA LITERATURA 1 slide, 2 no máximo citar os assuntos abordados com os principais autores e ano (apresentar autores e ano depende muito da área e dos orientadores) Ex: BAUER (2003) – Mudança Organizacional ROESCH (1999) – Metodologia “ir do macro ao micro” (como no trabalho escrito)
METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO” 1 ou 2 slides É desejável mostrar um esquema das etapas da pesquisa (desenho de pesquisa) Estratégia/método: estudo de caso, pesquisa- ação, survey
METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO” Técnicas de coleta de dados: citar, para cada uma delas, quais, quantos, porque eles e não outros observação (do que, em que período, etc.) entrevistas (quantas pessoas) análise de documentos (quais) ou outros que tenha utilizado como montou os roteiros de coleta (entrevista, questionário ou observação) Como analisou os dados
RESULTADOS “O QUE FEZ (realização)” 4 a 6 slides a partir da análise dos dados coletados (através de observações, entrevistas, etc.) e aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso, dizer: o que efetivamente fez, analisou, sugeriu, aplicou, modificou... Sugere-se apresentar também gráficos, tabelas e esquemas no setor, no processo, na empresa...
CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: as melhorias/contribuições para a empresa ou para o setor pesquisado Ex: Identificação do processo de sistematização de informações para uma melhor compreensão sobre o seu funcionamento Contribuição para o desenvolvimento de um diagnóstico sobre As contribuições para a área acadêmica Ex: Validação de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados e informações que poderá ser utilizado em ; Levantamento de variáveis e de indicadores pertinentes para
CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: contribuições pessoais dificuldades erros e acertos limites da pesquisa sugestões para pesquisas futuras
REFERÊNCIAS Citar as principais referências utilizadas no trabalho ( 5 a 10);
OUTRAS DICAS... fonte (tipo): padrão em todos slides tamanho legível (ideal é acima de 20, não menor que 18) não sobrecarregar o slide procurar usar esquemas/desenhos só usar animações quando elas auxiliarem na explicação do slide (testar antes!) fundo dos slides x cor da fonte: contraste!! (cuidar bancas durante o dia: sugere-se fundo branco e fonte escura)
Como proceder na banca (1/3) Postura Apresentação Uso do micro/canhão: procure ser natural, no deslocamento do corpo até o micro e sem paradas para passar ao próximo slide Fazer uma ´frase de ligação’ entre um slide e outro Ter apresentação em várias mídias: disquete, CD, pendrive, etc. E ainda enviar para um que possa abrir em qualquer lugar.
Como proceder na banca (2/3) Perguntas comuns na banca: qual o aprendizado pessoal com o trabalho prático? quais foram as principais contribuições para a empresa? a empresa implantou (ou tem intenção de implantar) o que foi sugerido? questionamentos sobre o método de pesquisa todos os atores do processo estudado foram ouvidos/analisados? o que faria diferente se fosse refazer o trabalho? se acha que não faltou nada nos resultados para responder à situação problemática (a resposta deve denotar congruência entre título, situação problemática, objetivos e resultados)
Como proceder na banca (3/3) Responder sempre com educação e respeito Não ‘medir forças’ com o professor avaliador Cuidado: as perguntas não indicam necessariamente que algo está errado no trabalho. O aluno pode se ‘defender’, entendendo ‘defender’ como argumentar favoravelmente ao seu trabalho Manter-se calmo Não ultrapassar o tempo (20 minutos) Ensaiar antes!
SUCESSO!!!!!!