Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Advertisements

A ADMINISTRAÇÃO INICIAL DA COLÔNIA
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Literatura Informativa
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
Quinhentismo 1500 a 1601.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
A Viagem de Cabral.
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
QUINHENTISMO prof. renato santos.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
LITERATURA BRASILEIRA
Ave Maria.
Obrigado por este mundo maravilhoso.
Profa. Karen Neves Olivan
Gêneros do discurso Profa. Marilene Garcia.
Quinhentismo Séc. XVI.
Literatura : expressão de uma época
Empreendedorismo O que é, afinal?. Empreendedorismo No final da Carta, do escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, dirigida ao.
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
HINOS DO OFÍCIO DAS LEITURAS
GLÓRIA, GLÓRIA NAS ALTURAS NÓS VOS LOUVAMOS Ó CRIADOR,
Produção literária no Brasil-colônia
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
MENSAGEM.
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Rumo ao “cannyon” da Boa Vista A 18 km da Fazenda Monte Negro.
NEVE NA GRANDE FLORIANÓPOLIS A população de Florianópolis e arredores, acordou de olho no pontos altos da região)
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Saudação (566).
Vem, esta é a hora da adoração. Vem, dar a Ele teu coração.
Vem, esta é a hora Vineyard Music.
Escola Bíblica Dominical
Salmo 87 Bíblia Viva leia, medite passe para outros.
Mata araucária Mata de araucária é uma formação vegetal brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da região sul do país e em partes de relevo.
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Aulas Multimídias – Santa Cecília
NA EUCARISTIA DAMOS GRAÇAS AO SENHOR NOSSO DEUS
A solenidade da Anunciação
JESUS É O SENHOR RESSUSCITADO E MISERICORDIOSO.
693 LOUVEMOS AO SENHOR.
A CARTA DE PERO VAZ CONSIDERAÇÕES.
1. Como Deus se comunicava, depois do pecado, com Sua Igreja? Números 12:6 - "E disse: Ouvi agora as minhas palavras, se entre vós houver profeta, Eu.
OS «Descobrimentos» Portugueses IV
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
como grande é admirável o Teu nome em toda a terra! (Salmo 8)
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
A literatura de Informação
Expansão marítimo e comercial européia
SALMO Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R.6) (Cris Cunha, dez/2018)
ORAÇÃO DIANTE DO CRUCIFIXO DE S. DAMIÃO
De toda a terra e das nações, Louvor a Cristo entoai!
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Pai Amém (Pe.Irala) 1.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
GRANDE É O SENHOR – Adhemar de Campos –.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo

Quinhentismo Prof. André Araújo

Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Note que, nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro.

Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a visão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas. As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textos escritos pelos viajantes, jesuítas e missionários que aqui estiveram

Literatura Informativa A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil. Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, como consequência das Grandes Navegações, empenha-se em fazer um levantamento da “terra nova”, de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes dos europeus. Daí ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário. A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante do exotismo e da exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos.

Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil Senhor, posto que o capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta Vossa terra nova, que se ora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta. (...) E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até terça-feira d’ oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d’Abril, que topamos alguns sinais de terra (...) E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buchos. Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas ao sul dele e de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs o nome o Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz. (...)