A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quinhentismo no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quinhentismo no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Quinhentismo no Brasil
Literatura informativa e Literatura de catequese Juliene Paiva Osias

2 DESEMBARQUE DE CABRAL EM PORTO SEGURO EM 1500 – OSCAR PEREIRA DA SILVA (1922)

3 A MISSÃO Em 21 de abril de 1500, o comandante Pedro Álvares Cabral e sua esquadra de 13 embarcações visualizaram o litoral sul do atual estado da Bahia e desembarcaram no local que foi denominado Porto Seguro. A missão era expandir o território de Portugal, além de descobrir riquezas, como ouro e especiarias. O primeiro nome dado à nova terra foi VERA CRUZ, logo alterado para PROVÍNCIA SANTA CRUZ.

4 DOCUMENTOS DE INFORMAÇÃO
Por todo o século XVI, entre 1500 e 1601, produziu-se uma literatura informativa composta de: ► relatórios ► tratados ► estudos ► diários, etc.

5 OBJETIVOS DA LITERATURA DE INFORMAÇÃO:
Descrever a nova terra. Traçar um perfil da nova terra para o conhecimento da metrópole portuguesa.

6 MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS
Os documentos produzidos durante esse tempo não são considerados LITERATURA ARTÍSTICA, e sim MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS. O 1º documento informativo sobre o Brasil – considerado a certidão de nascimento do Brasil – é A CARTA, escrita por Pero Vaz de Caminha.

7 O QUE REVELAM OS ESCRITOS
Os escritos de informação sobre o Brasil têm caráter bastante descritivo. Eles revelam aos europeus os hábitos de vida dos indígenas, além da exuberância da terra. Fazem também levantamentos gerais da fauna e da flora, dos rios, dos nativos, do mundo tropical. Catalogam animais, vegetação, clima, constituição física do povo.

8 DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Os primeiros cronistas nas terras brasileiras passeiam por diversas áreas do conhecimento humano: ► Geografia; ► Botânica; ► Zoologia; ► Etnografia.

9 CARÁTER CIENTÍFICO versus FANTASIA
Apesar do caráter científico que muitas vezes assumem, os textos dos cronistas e dos viajantes estão marcados pela presença de fantasia de seus autores, todos eles exploradores europeus que filtravam fatos e dados, às vezes, acrescentando-lhes elementos mágicos e características fantásticas.

10 O MORALISMO DOS CONQUISTADORES
Observe que a nativa retratado no óleo sobre tela de Albert Eckhout aparece vestida com roupa de gala, ao estilo europeu, usando joias também europeias. O moralismo predominante dos conquistadores portugueses e da Igreja Católica impedia uma visão pacífica da nudez nativa. MAMELUCA, DE ALBERT ECKHOUT (1641)

11 LITERATURA DE CATEQUESE
Aos jesuítas, orientados pela ideologia da Igreja Católica, cabia a conversão dos gentios de qualquer maneira, mesmo que os padres tivessem que aprender a língua tupi, o que acabou acontecendo, por exemplo, com o padre José de Anchieta.

12 A FONTE DE TODO O CONHECIMENTO

13 A BÍBLIA Na literatura de catequese, a Bíblia é a fonte de todo o conhecimento. A literatura dos Jesuítas é bem mais realista que a dos cronistas e viajantes, pois os padres não se iludiam com o “novo mundo” e tratavam o indígena como pecador.

14 OS MISSIONÁRIOS DA COMPANHIA DE JESUS
Os missionários da Companhia de Jesus chegaram ao Brasil em 1549, com o primeiro Governador- Geral, Tomé de Souza. A missão deles era converter o gentio ao cristianismo. Os jesuítas permaneceram no Brasil até 1605.

15 CATEQUIZANDO OS NATIVOS
Os jesuítas ensinavam aos nativos os hábitos europeus (como usar roupas) para “moralizá-los” segundo os padrões da Igreja Católica. Deram especial atenção às crianças, por assimilarem os ensinamentos mais facilmente.

16 ENCENAÇÕES Os princípios cristãos católicos foram transmitidos pelos jesuítas por meio de encenações: ► Teatralização de cenas bíblicas. ► Lances dramáticos da vida de Jesus. ► Vida dos santos. ► Passagens do Velho Testamento e do Novo Testamento, etc.

17 TÉCNICAS DE CATEQUESE Os jesuítas aderiram ao canto, ao diálogo, às narrativas, formas bem populares de encantar o público indígena. Aprimoraram-se em ensinar e também em aprender com os gentios, aproveitando o aspecto folclórico da cultura dos nativos, mantendo o idioma em que era concebido. Grande parte dos espetáculos cênicos começavam ou terminavam com danças e cânticos típicos, a fim de envolver os indígenas.

18 O PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

19 MISSIONÁRIO E POETA Anchieta era poeta, gramático e catequista. Ele chegou a dominar o tupi de tal maneira que verteu o catecismo, as doutrinas cristãs e as obras de fé para essa língua. De sua obra, constam poemas, autos, cartas, sermões e uma gramática do tupi.


Carregar ppt "Quinhentismo no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google