A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os primeiros jesuítas desembarcam

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os primeiros jesuítas desembarcam"— Transcrição da apresentação:

1 Os primeiros jesuítas desembarcam
no Brasil em 1549, juntamente com o governador Tomé de Sousa. CRIAÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS RELAÇÃO COM A CONTRA-REFORMA OBJETIVOS Trabalho catequético Criação dos primeiros colégios (ensino passa a ser monopólio dos jesuítas)

2 DEFESA DOS IDEAIS JESUÍTICOS
A denúncia contínua dos massacres cometidos contra os nativos. A resistência contra a escravidão indígena pelos colonos. A luta para organizar os índios em aldeamentos e missões (sociedade comunista cristã primitiva). A transmissão da fé católica aos indígenas garante a estes um lugar no mundo (e depois dele).

3 CRÍTICA AOS JESUÍTAS A implacável destruição de valores culturais dos indígenas (poligamia, a antropofagia e a nudez). A contestação das crenças (mentirosas e demoníacas). A substituição da vida nômade pela vida de aldeamentos (presas fáceis) A adoção de uma religiosidade que não podem compreender e que domestica seus instintos de defesa.

4 o teatro pedagógico - baseado em textos extraídos da Bíblia;
PRODUÇÃO JESUÍTICA a poesia didática - que tinha o obje-tivo de dar exemplo moralizantes aos indígenas; a poesia sem finalidade catequiza-dora – relacionada à necessidade individual de expressão; o teatro pedagógico - baseado em textos extraídos da Bíblia; as cartas de informação - relatavam, aos líderes da Igreja Católica Portu-guesa, como iam os trabalhos de catequese no Brasil.

5 PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA LITERATURA JESUÍTICA
NO BRASIL PADRES: José de Anchieta Manuel da Nóbrega

6 A Santa Inês Cordeirinha linda, como folga o povo porque vossa vinda lhe dá lume novo! Cordeirinha santa, de Jesus querida, vossa santa vinda o diabo espanta. Por isso vos canta, com prazer, o povo, lhe dá lume novo. (...) José de Anchieta

7 OUTROS VIAJANTES (ESTRANGEIROS)

8

9

10


Carregar ppt "Os primeiros jesuítas desembarcam"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google