Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Sistemas de Software
Advertisements

Prof. Marco Aurelio N. Esteves
Desenvolvimento de Soluções WEB Escopos de uma Aplicação Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Desenvolvimento WEB I Camila Nunes
Capítulo 2 Java Servlets.
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
1 Servlet Prof. Alexandre Monteiro Recife. Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk:
JSP / Servlets Avançado
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Aplicações Web com Orientação a Objetos
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
Interface HttpServletResquest
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
Daniel Garcez de Sousa 07/04/2015. Nesta apresentação abordaremos os conceitos básicos sobre o ciclo de vida de um Servlet e os HTTP servlets. No final.
OBJETIVO Nesta aula será apresentado o desenvolvimento básico sobre HTTP Servlets. Espera-se que, ao final da apresentação, o aluno tenha noções de como.
Programação Distribuída em Java Aula Na aula passada vimos: TomCat –Instalação e configuração –Criação de contexto JSP... uma introdução –Expressões.
Servlets Jobson Ronan Objetivos Aprender  Como escrever um servlet  Como compilar um servlet  Como implantar um servlet no servidor.
Aplicativos para Internet Prof. Wolley W. Silva
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Aplicativos para internet Prof. Wolley
Servlets Manoel Neto Objetivos Aprender  Como escrever um servlet  Como compilar um servlet  Como executar Também serão.
Java TM Platform, Enterprise Edition (Java EE) Projeto de Sistemas de Software.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Renato Abreu ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE Administração de Redes em Software Livre – GNU/Linux Servidor DHCP Professor: Renato Abreu.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. COMUNICAÇÃO WEB.
Introdução JavaServer Face
Tutorial do Meu EBSCOhost
Programação II Introdução.
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Administração e serviços de redes
Como funciona um site Você precisa saber o que é domínio e subdomínio.
Webservices Rest.
Curso Superior em Redes de Computadores
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Tecnologia para Internet - II
Agregador de Notícias e Eventos - UFPI
HTML Prof. Júlio Cesar.
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
Autoria WEB Prof. Alan Santos
Programação Gráfica em Java Java 2D
JSP: Tecnologia Java para o desenvolvimento de aplicações Web
APROM Aplicação para Gestão de Projetos
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Programação para Internet Rica– Aula 06 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
LAMP – Linux Apache MySql e PHP
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Exemplo de uma aplicação: venda de ingressos de cinema
Gestão de Armazenagem WMS
Exercícios IPsec e LDAP
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Conceitos de J2EE para a WEB
Estágio supervisionado na CECAE
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins

Conceitos básicos Servidor de aplicação: WebSphere, Tomcat, Jboss Servlets e JSP Nosso ambiente: Banco DB2 WebSphere CE Eclipse Ganimede

Servlet Definição: Aplicação java executada no SERVIDOR Tarefas exemplo: Ler dados enviados por um cliente (usuário) Obter outras informações sobre a requisição contidas no HTTP request (cookies, host name,...) Gerar os resultados (chamadas CORBA/RMI, legacy systems,..) Formatar os resultados em um documento (gerar páginas) Determinar os parâmetros apropriados do HTTP response (dizer ao browser que tipo de doc. está sendo retornado) Enviar o documento de volta ao cliente São carregados a partir de um Servidor de Aplicação Na inicialização do servidor Quando utilizado pela primeira vez Quando o tempo de recarga foi atingido

Portabilidade Possui um conjunto de APIs independentes de plataforma que utilizam diversos recursos de backend Escreva uma vez execute em qualquer lugar Javabeans Objetos reutilizáveis Segurança É possível restringir o acesso a aplicação É executado em um contexto de um servidor Performance É executado no mesmo contexto do servidor de aplicação São multi-thread Escalável Uma vez executado pode permanecer em memória Mantém sessões entre requisições HTTP Pode ser pré-carregado ou carregado de acordo com a demanda Servlet

Chamada de um Servlet

API e Ciclo de vida de um Servlet A primeira vez que um servlet é carregado por um serviço, seu método init é executado. O servlet trata os acessos simultâneos (concorrência) dos clientes, disparando para cada cliente uma thread, a qual chama o método service. Imediatamente antes do servlet ser descarregado, o método destroy é executado.

Http Servlet Responsável por tratar requisições HTTP Utiliza dois métodos específicos do protocolo HTTP: doGet trata requisições GET doPost trata requisições POST (formulários HTML) Subclasses devem sobreescrever estes métodos e podem sobreescrever os métodos init e destroy Os métodos doGet e doPost são chamados a partir do método service. Os métodos service, doGet, doPost, tem dois parâmetros : HttpServletRequest provê acesso a informações vindas da requisição, isto é, parâmetros, informações armazenadas na sessão HttpServletResponse provê acesso aos serviços e ao canal utilizado como resposta Basicamente servlets recebem uma requisição e devolvem uma resposta ao cliente.

HttpServletRequest Objeto responsável por encapsular métodos e propriedades de uma requisição HTTP. Através deste objeto é possível obter informações de formulários, atributos, informações sobre variantes do protocolo da requisição e é possível manipular (obter e inserir) informações contidas na sessão. Obtém as seguintes informações: Cabeçalho de requisição, número de bytes de informção, Tipo de conteúdo. Caminho do Servlet Nível de segurança do cliente Parâmetros Para obter informações: Com servlets Java, toda a análise de um formulário de dados é feita automaticamente: getParameter() getParameterNames() getParameterValues()

HttpServletResponse Representa o canal de comunição utilizado para gerar a resposta ao cliente. Permite informar ao cliente erros ou respostas geradas a partir de uma requisição. Determina o tipo de conteúdo que será retornado ao cliente. É possível redirecionar o controle e a execução da requisição para outra aplicação. Métodos: getWriter() setContentType(String tipo) sendRedirect(String url)

Exemplo 1 HelloWorld.java TresParametros.java index.html banco.java web.xml

Exercício Criar uma página html chamada Cadastro de clientes e um servlet que vai ler todos os parametros da página e exibir os dados. O servlet deve exibir um botão voltar. Se o cliente for homem, o texto deve ser em Azul, se o cliente for Mulher, o texto deve ser em vermelho.

Exercício Utilizando o banco.java e o tresparametros como modelo, criar um servlet que insira no banco de dados um cliente.

Contextos

Estrutura da aplicação WEB

Mapeamento de Servlets Exercício: Alterar o alias do servlet que manipula o formulário de clientes e no formulario fazer a chamada para o novo alias.

URL

Sessões Exemplo: sessao.java

Tomcat CATALINA_HOME

JSP - Java Server Pages Combinação de : conteúdo estático (expresso em HTML) conteúdo dinâmico (expresso através de tags JSP + código Java) São publicadas no servidor de aplicações da mesma forma que páginas estáticas Servlet é um componente web que gera conteúdo dinâmico. Fluxo do processo Cliente-Servidor:

JSP + Servlets

JSP - Exemplos horario.jsp exemplo_jsp.jsp banco.jsp

JSP – Exercício prático Criar uma página utilizando JSP para efetuar cadastro de clientes

JSP - Requisição